fbpx

A infância é uma época inesquecível, da qual muitas pessoas guardam diversas memórias sobre amizade, família e algumas atividades que eram feitas entre esses círculos de convívio social. Quem não se lembra daquele futebol de rua, vôlei, pique-esconde e em alguns lugares do mundo a famosa Queimada. Uma brincadeira que juntava adultos e crianças em momentos de diversão e tensão.

Basicamente são dois times com o objetivo de acertar a bola em seu oponente, com a possibilidade de agarrar a bola, ou mesmo de salvar um membro de sua equipe.

Knockout City pega tudo de mágico que existe nessa brincadeira, e transforma em um jogo focado no multiplayer online. Ele é desenvolvido pela Velan Studios, que é um estúdio indie que realizou um trabalho bem diferente em Mario Kart Live: Home Circuit para Nintendo Switch, mas que agora poderá se provar com a possibilidade de um público maior, visto que se trata de um jogo multiplataforma, e com um modelo de serviços.

Será que Knockout City tem o que é necessário para transformar essa brincadeira em um jogo de sucesso? Descubra em nossa análise a seguir.

UMA BRINCADEIRA CLÁSSICA

A maioria das brincadeiras e esportes de nossa infância sempre foram bem representados, como jogos de futebol, vôlei, basquete e até mesmo pique esconde. Mas pouco se viu sobre a Queimada, que até teve alguns jogos legais na era do 16-bits, mas que ficaram esquecidos no passado. Agora, Knockout City chega para colocar essa brincadeira em evidência, ou tentar pelo menos.

Em Knockout City temos dois times que lutam para descobrir quem é a melhor equipe. Começamos com um rápido tutorial que é dinâmico e bem explicativo. Em poucos minutos já consegui entender as suas regras e possibilidades, algo que deixa a jogatina mais gostosa.

As vezes a defesa é o melhor ataque.

A partida começa e os jogadores já correm para os pontos onde ficam as bolas que estão espalhadas pelo mapa. Sim, existem várias bolas, então não é preciso ficar atrás de uma bola próxima a seu adversário, mesmo por que o risco de tomar uma bolada é gigante.

Assim que conseguimos pegar uma bola, temos que acertar nossos adversários. Para isso, precisamos usar de um misto de precisão e competência, afinal existem vários recursos no jogo, que auxiliam no ataque e na defesa.

UM JOGO COM MUITOS RECURSOS

Começando pela esquiva, que ajuda bastante na hora de tentar escapar de uma bolada, além de poder rolar ou pular para longe da ação, outro recurso importante é a defesa, com a qual podemos agarrar a bola adversária, caso façamos isso no momento certo.

Além de poder alvejar nossos inimigos, na falta de uma bola, podemos nos transformar em uma grande bola, que pode ser arremessada por nossos companheiros, ou caso segure por muito tempo, pode se transformar em um ataque poderoso. Mas não deixe o seu adversário pegá-lo em forma de bola, pois o mesmo pode te jogar para longe do cenário.

A locomoção do personagem não é somente na base da correria, também temos a possibilidade de pular mais alto devido a alguns itens espalhados pelo cenário que servem para catapultar o jogador. Algumas fases também possuem um tubo, que ao ser sugado por uma das bocas, nos leva para outra parte do mapa. Esse tipo de recurso é bem importante, pois explora as partes mais altas do mapa.

Assim que a partida começa devemos procurar uma bola.

Além desses tipos de locomoção, o personagem pode usar um planador para sobrevoar alguns trechos do mapa, e assim fugir de alguns adversários.

Falando em recursos, o grande diferencial de Knockout City são suas bolas especiais, que dão um certo charme a partida e podem mudar completamente a história de uma batalha. Entre as principais bolas, posso citar a bola de precisão, que pode alvejar alvos cada vez mais distantes, a bola explosiva, que, como já diz o seu nome, ela explode, e a bola lunar que mexe com a gravidade do mapa.

JOGO X SERVIÇO

Outro ponto interessante de Knockout City são seus modos de jogo, que conseguem divertir na medida que viciam os jogadores. Atualmente, existem alguns modos bem interessantes, que são divididos em Partidas de Rua e Partidas da Liga. Alguns modos possuem data limite, pois pelo que percebi de tempos em tempos os eles serão trocados, algo bem interessante para manter o interesse pelo jogo.

A festa do bairro é um evento que está acontecendo desde o lançamento.

As Partidas de Rua mesclam jogadores reais e bots, e geralmente são modos mais fáceis, pois não possuem tantos jogadores profissionais, sendo ótimo para aprender sobre o jogo e suas mecânicas. Abaixo descreverei minhas experiência com os modos disponíveis para essas seção:

  • Corrida de diamantes –  Aqui o objetivo é acertar os inimigos e pegar os diamantes que eles soltam. Caso você seja alvejado e o um companheiro de equipe consiga pegar os seus diamantes, o seu adversário não irá pontuar. O time que coletar 30 diamantes ganha a rodada, e quem vencer na melhor de três é o campeão.
  • Nocaute de time – Estilo mata-mata, no qual o time que eliminar mais adversários é o campeão.
  • Nocaute de time Especial – Uma variação do nocaute de time, no qual só existe uma bola especial, que será muito disputada pelos adversários. Em cada rodada é gerada aleatoriamente um tipo de bola especial.
  • Nocaute de vira bola – Esse modo saiu mais recentemente. Nele, a única forma de acabar com o adversário é se transformando em bola e acertando outros inimigos. Diferentemente dos outros modos, aqui são dois times de quatro jogadores.

Agora que a coisa fica mais profissional, pois as Partidas de Liga são ranqueadas e geralmente possuem jogadores mais difíceis. Atualmente existen dois modos disponíveis, são eles:

  • Nocaute de time – A mesma coisa que o nocaute de time tradicional, mas com a complexidade de ser ranqueado.
  • Confronto – O famoso um contra um, que é bem interessante e desafiador.

O que seria de um multiplayer sem o pleno funcionamento dos seus serviços? Em Knockout City fomos agraciados com um ótimo servidor, que não deixa a bola cair em nenhum momento, mesmo com um alto número de jogadores. Seja jogando em grupo ou aleatoriamente, as partidas são encontradas rapidamente.

A promessa da Velan Studios para a adição de mais conteúdos já é uma realidade, pois durante o lançamento tivemos o evento “Festa do Bairro“, que deu a oportunidade do jogador conquistar itens exclusivos, além de trazer contratos próprios do evento.

MONTE SUA EQUIPE

Knockout City possui um sistema bem interessante de progressão, no qual os jogadores sobem de nível e desbloqueiam itens de customização, que incluem penteados, roupas e muitos acessórios.

Conforme jogamos, ganhamos uma moeda in-game, que também pode ser usada para comprar itens em sua loja. Além disso, existe a possibilidade de comprar essa mesma moeda com dinheiro real, algo que acelera a aquisição desses produtos. De uma forma geral, não é nada que ofereça desbalanceamento, pois o foco está nos cosméticos. A oferta desses itens na loja muda de tempos em tempos, então caso encontre algo que goste, é melhor correr para comprar.

O sistema de progressão está ligado diretamente aos contratos, que deixam tudo mais interessante. Contratos de acertar 50 vezes os adversários, ou esquivar 50 vezes, por exemplo. Geralmente, os objetivos são bem palpáveis, sendo concluídos naturalmente durante as partidas. Lembrando que ao ganhar partidas ou marcar pontos, por exemplo, também recebemos experiência, não necessitando somente dos contratos como fonte de ganhos.

Existem muitos itens cosméticos para equipar seu personagem.

Outro ponto importante da customização, é a criação de sua equipe, com a qual podemos escolher a bandeira, logomarca, nome, cores e até mesmo um carro para chegar com muito estilo.

SOM E GRÁFICOS

Os gráficos, com estilo cartoon, são bem charmosos, e combinam com cada cantinho do jogo. O design de personagens também é variado, com muitas opções de customização, que estimulam o jogador a completar ainda mais os desafios para ganhar mais itens. A performance é excelente, mesmo jogando em Xbox One S não tive problemas de queda de frames, ou muitos bugs.

O som é bem legal e passa toda a alegria das partidas. A localização, com legendas em nosso idioma, foi bem importante, pois facilita na hora de melhorar nossas jogadas.

OPINIÃO

Knockout City é uma grata surpresa, pois pega uma brincadeira de nossa infância e transforma em algo divertido e competitivo. A jogabilidade é bem intuitiva e cheia de recursos, e mesmo com poucos comandos podemos fazer diversas jogadas de ataque e defesa.

Falando em recursos, as bolas especiais são bem divertidas e podem mudar as batalhas em um estalar de dedos, algo bem legal para um jogo competitivo. A variedade de modos já agrada mesmo em poucos dias após o lançamento. Posso destacar os modos Corrida de diamantes e Nocaute de time que são bem simples, divertidos e viciantes.

O sistema de progressão é viciante, pois com a adição de contratos podemos subir de nível a medida que completamos essas tarefas. Ao subir de nível ganhamos aleatoriamente novos itens, que também podem ser comprados com moeda in-game, que mesmo com pouca dedicação conseguimos liberar itens bem legais.

O jogo surpreende ao trazer servidores estáveis e que são fáceis de encontrar partidas. Lógico que estar no Xbox Game Pass Ultimate e EA Play aumenta a quantidade de jogadores, mas o serviço no geral está bem competente.

Entenda nossas notas


*Certifique que este é o preço praticado antes de efetuar a compra. Os valores podem variar.

 

Compartilhar.

About Author

Desenvolvedor Web e Analista de TI, gamer assíduo desde a época do Atari, fã de Metal Gear(menos o Phantom Pain) e Gears of War. Ter a oportunidade de trabalhar um pouco com games é um sonho realizado. Falta só ir para E3!!!

Powered by keepvid themefull earn money