fbpx

O som é um recurso cada vez mais primordial na experiência com games. Os recursos sonoros avançam para nos oferecer mais imersão, seja para potencializar a emoção de uma cena, nos abraçar com a atmosfera de um ambiente ou nos alertar sobre inimigos por perto. Para maximizar essa experiência, os fones de ouvido são muito importantes, e que somados com tecnologias como Windows Sonic e Dolby Atmos tornam o pacote ainda mais expressivo.

Uma dessas opções no mercado vem da Turtle Beach com o seu Recon 70 feito para explorar ao máximo os recursos de Xbox One e Xbox Series X|S. Ele foi projetado para o Xbox One, mas graças a retrocompatibilidade total do Xbox Series X|S ele também pode ser usado nos novos consoles.

Sem muitas firulas, como cores brilhantes ou LEDs, o headset se foca no básico com a dupla fone de ouvido e microfone embutido. Turtle Beach Recon 70 chega como um produto oficialmente licenciado pelo Xbox, oferecendo som surround, design leve, alto-falantes de 40 mm e um microfone flip-up.

Será que o fone se destaca como uma boa opção para os jogadores do Xbox? Confira em nossa análise do produto, que chega ao Brasil através de uma parceria da Turtle Beach com a Solutions 2 Go, que cuidará exclusivamente de toda a distribuição no nosso país.

Aparência e ergonomia

Primeiro vamos aos que olhos veem. A combinação de cores do Turtle Beach Recon 70 para Xbox foi feita pensando em trazer identificação com as cores da marca. Apesar de não gostar da cor branca em acessórios, pois costuma sujar muito rápido, tenho que confessar que a cor funcionou bem para oferecer um produto diferenciado, ainda que eu ainda preferisse uma cor preta (também disponível) ou mais escura. A estrutura branca do fone é toda construída em um plástico rígido, com uma interessante textura fosca. Já a parte expansível, que é verde, segue com uma textura lisa. Como não existe estruturas de metal, o produto é extremamente leve. Tanto as almofadas dos ouvidos, quanto da faixa da cabeça são feitas de couro sintético, o que oferece um bom conforto.

Uma das características mais marcante do Turtle Beach Recon 70 é a sua simplicidade. Basta conectar na entrada 3,5 mm do seu controle de Xbox One e Xbox Series X|S e ele já está pronto para o uso. O ajuste de volume também é feito no próprio fone, no qual o microfone está embutido, e você pode facilmente ajustar para a altura que preferir. Falando em microfone, como ele é flip-up, basta levantá-lo para travar o som da voz. Algo que também acompanha essa ideia de simplicidade do aparelho.

A faixa de cabeça possui uma boa quantidade de força, o que é o bastante para dar segurança, sem gerar desconforto. Ela também possui uma boa extensão, o que fará com ele se adapte aos mais diferentes formatos de cabeça. Os protetores de ouvido são confortáveis, apesar de eu achar o seu tamanho pequeno, o que prejudica o isolamento de som em alguns momentos, pois ele pode sair facilmente da posição no seu ouvido. Ainda assim, quando fica inserido corretamente nos ouvidos, ele possui uma boa resposta de som, com graves bem pontuados.

No geral, enquanto usava por longas horas de jogo, a experiência foi satisfatória. Ele é fácil de usar e de se acostumar, possui um bom peso e ajuste na cabeça. Ainda assim, o seu material rígido pode acabar por incomodar depois de muitas horas de uso, caso você se esparrame no sofá com o eu, e as almofadas pequenas podem escapar do ouvido, prejudicando o isolamento.

Feito para aproveitar as tecnologias do Xbox

Como dito acima, o Turtle Beach Recon 70 buscou apresentar uma opção voltada para o público do Xbox, e dessa forma tenta oferecer um pacote que consiga tirar proveito das tecnologias de som desses consoles. Se olhar de uma forma geral, ele é apenas um simples headset, mas se você estiver jogando no Xbox, ele consegue tirar total proveito de algumas tecnologias exclusivas dessas plataformas.

A primeira delas é o áudio espacial do Windows Sonic. Ele oferece um som surround envolvente, que te leva para dentro do jogo, com uma experiência de áudio aprimorada onde os sons podem fluir ao redor do usuário, criando um ambiente mais realista. Como essa tecnologia de som espacial é da própria Microsoft, seus produtos conseguem suportar mais pontos finais e diferentes tecnologias de acordo com a evolução dos dispositivos. Vale destacar também que ele é totalmente gratuito e está disponível para todos os jogadores que tiverem interesse em acessá-lo.

Outra opção de som espacial, que possui suporte para o Recon 70 é o Dolby Atmos para fones de ouvido, também pensado para oferecer uma experiência de som surround aprimorada em conteúdos de 5.1 e 7.1 canais. No entanto, o Dolby Atmos é um recurso pago, sendo necessário comprar a sua licença para usufruir de sua tecnologia. Uma vez comprada a licença é sua para sempre. Também existe a opção de testar gratuitamente por 30 dias. Vale ressaltar que a tecnologia Dolby Atmos ainda é exclusiva para jogos no Xbox, não estando disponível para outros consoles até o momento.

Para habilitar qualquer uma destas opções, no seu Xbox One ou Xbox Series X|S, vá até Configurações > Tela e som > Saída de áudio > Formato fone de ouvido e selecione Windows Sonic ou Dolby Atmos.

Ambas as tecnologias agregam uma qualidade impressionante para a sua experiência com jogos e outras mídias, e é importante ter um headset que faça uso delas.

Quanto a experiência de som, e o quanto essas tecnologias fazem a diferença no Turtle Beach Recon 70, a resposta é uma boa resposta de áudio. O som, graças ao seus alto-falantes superiores de 40 mm, sempre se mostra bastante preciso, destacando bem os graves e agudos, proporcionado uma boa diferenciação de sons em cada lado do ouvido, oferecendo cada detalhe do que está na tela.

Já o isolamento, como já havia dito brevemente acima, é apenas mediano. Muitas vezes, você irá facilmente ouvir ruídos da sua casa, o que não é o ideal para atingir um alto nível de imersão. Faltou um pouco mais de capricho em buscar alternativas para melhorar a qualidade e, principalmente, o tamanho das almofadas.

Por fim, temos o microfone, que usa o estilo Flip-up para qual o jogador ative ou não o compartilhamento da sua voz. Quanto a qualidade da voz compartilhada, ele oferece muita precisão, com um som limpo e silencioso, garantindo que sua voz chegue com clareza aos seus amigos.

Opinião

Minha experiência com o Turtle Beach Recon 70 para Xbox foi bem satisfatória. Ele é simples, fácil de usar, leve e bonito, oferecendo uma experiência de som imersiva e limpa. A estrutura mais dura pode parecer incômoda, mas ele se trata de um aparelho bastante confortável e que se adapta bem aos mais diversos formatos de cabeça. Ainda assim, o headset derrapa um pouco no isolamento do som, por causa das almofadas pequenas que escapam algumas vezes do ouvido.

O fato do Recon 70 ter suporte específico para as tecnologias de som de Xbox One e Xbox Series X|S transforma o aparelho em uma ótima opção para aqueles que buscam algo que possa tirar o máximo proveito dos recursos avançados de som nessas plataformas.

De uma forma geral, mesmo com alguns tropeços, o headset possui um pacote decente para aqueles que procuram um bom combo de custo x benefício para aproveitar o som do seu Xbox.

Onde comprar e qual o valor do investimento?

Os headsets da série Recon da Turtle Beach, com os modelos Recon 50, Recon 70, Recon 200 e Recon Spark, estão disponíveis nos principais varejistas em todo o Brasil, como a Amazon, por exemplo, além de outros como Kabum, Americanas, Submarino, Shoptime, Ponto Frio, Extra, Casas Bahia e outras mais.

Ele chega com o preço sugerido de R$ 499,90, mas está com um valor promocional de lançamento de R$439,90. Além do modelo com a cor branca, que foi usado nesta análise, o headset chega com diversas outras opções de cores para se adaptar melhor ao gosto dos mais variados jogadores.

Os preços e cores disponíves podem variar  de acordo com as lojas.

Compartilhar.

About Author

Administradora de Empresas, mas apaixonada pelo mundo dos games e pelo Xbox!Fã da incrível e complexa franquia Halo e de seu icônico líder, o Master Chief. Também apaixonada por Dragon Age e seu universo magnífico. Ahhh e quem disse que Dark Souls não é divertido? :DSempre ligada nas notícias e novidades do lado verde da força!

Powered by keepvid themefull earn money