fbpx

A Microsoft lançou o Xbox Wireless Headset, um fone sem fio de ótima qualidade. Ele foi idealizado para atender aos gamers que estão cada dia mais exigentes, buscando maiores resoluções, melhores gráficos, performance e, melhor qualidade de áudio e se possível sem fios.

Afinal, nem tudo são gráficos e FPS, grande parte da imersão na experiência de um jogo é proporcionada pelo som. Aquela cena de suspense, ação ou até mesmo aquele boss duro de matar, não seriam os mesmos sem a trilha sonora característica. Não é à toa que novos recursos de sons espaciais são desenvolvidos para otimizar ainda mais a imersão, como as tecnologias Dolby Atmos, DTS Headphone:X e Windows Sonic.

Uma das coisas que mais são necessárias, e por que não entediantes, são fios não? Bem, existem algumas opções de fones com os quais podemos nos livrar deles. Vamos destacar uma dessas possibilidades, que é o Xbox Wireless Headset, que irei destacar nesta análise do aparelho.

Com o conceito de quanto mais simples mais elegante, percebemos que a Microsoft pensou bem no design da linha Xbox, incluindo este Headset wireless. Sem LEDs brilhantes, cores RGB e coisas chamativas, o Xbox Wireless Headset possui fone de ouvido e microfone retrátil, além de poucos botões. Ele chega oficialmente no Brasil pela Microsoft, oferecendo compatibilidade com as tecnologias acimas mencionadas, conectividade sem fio e sem a necessidade de dongles ou estação base, além de baixa latência.

Aparência e ergonomia

Com linhas simples e um design bem no estilo minimalista, o Xbox Wireless Headset segue o estilo e cores do console Xbox Series X, predominantemente preto com linhas verdes ao redor dos botões de controles.
A construção possui materiais de ótima qualidade, tanto na carcaça como nos revestimentos das almofadas laterais e superior, proporcionando uma experiência sensorial típica de um produto premium.

O aparelho possui ajustes e regulagem de altura para um melhor posicionamento na cabeça, com boa quantidade de força para fixação, ficando bem justo e sem incômodos, além de opções de ajustes da haste do microfone. Os protetores de ouvido envolvem bem as orelhas, de modo a auxiliar no isolamento acústico. A qualidade dos alto falantes é de excelente qualidade, com diversas opções de ajustes e equalização.

Todo o controle destes ajustes deve ser feito no aplicativo Xbox Accessories, incluindo as configurações de equalizador, o aumento de grave, a sensibilidade do mudo automático e os níveis de monitoramento do microfone, conforme apresentado no vídeo abaixo. Aliás, através do aplicativo também é feita a atualização de firmware, a qual recomendo que seja feita com carga acima de 70%, podendo ser realizada sem fio ou conectada com fio incluso, também utilizado para carregamento da bateria, ao console.

Recursos e conectividade

A conectividade sem fio se dá através da tecnologia Bluetooth na versão 4.2, que atende muito bem, proporcionando integração com os consoles Xbox, PCs com Windows e até smartphones, iguais a um controle sem fio. Um ponto negativo aqui é a falta de suporte a todas funcionalidade em dispositivos iOS. Conforme informado por uma etiqueta na embalagem, o suporte está previsto para o futuro.

O manual informa que a duração da bateria é de até 15 horas, variando conforme o uso e distância. Em duas semanas de uso compartilhado, com o Headset conectado a dois dispositivos simultaneamente, ela durou mais de 12 horas sem problemas. O conector para carregamento é do tipo USB-C, igual ao presente nos controles da linha Xbox Series X|S, e o tempo de recarga completa demora por volta de 2h30 a 3hs quando não está em uso. Uma carga de 30 minutos permite o uso por até 4 horas.

Xbox Wireless Headset

As almofadas dos ouvidos possuem na parte externa um disco giratório (dial) que funciona como controladores de volume, sendo o do lado direito reservado para o volume do som, e o do lado esquerdo como um mixer entre o som do “grupo de chat/voz” e o som do jogo, ou ainda para o caso de outros dispositivos conectados. Sendo assim, é possível jogar no Xbox e participar de uma ligação no celular ou PC, com eles simultaneamente conectados, desde que suportem a tecnologia Bluetooth.

O Headset possui mais 2 botões, além dos dials de volumes, um deles é botão LIGA/DESLIGA que possui a cor verde e está posicionado na parte traseira do lado esquerdo, e um pouco mais abaixo, na base da haste do microfone, existe o botão que liga/desliga o microfone, na cor preta. Uma vez o microfone ligado, um Led branco é ligado na ponta da haste para sinalizar que sua voz está sendo compartilhada. Há também o Led que indica se o Headset se encontra ligado/desligado, assim como o status da bateria e seu carregamento.

Ele possui o comportamento igual ao controle pareado, ou seja, ele pode ser designado a um jogador/gamertag no console, e ao ligar o Headset. Se o console estiver próximo, ele também será ligado. Aliás, o Headset reproduz os mesmos sons de inicialização e desligamento que o Xbox.

Feito para aproveitar as tecnologias Xbox

O Xbox Wireless Headset é voltado para o público do Xbox, mas também possui opções para conexões com outros dispositivos, e caso estes dispositivos sejam o PC com Windows 10 e Xbox, você conseguirá tirar proveito dos recursos do ecossistema Xbox. Sendo assinante do serviço Xbox Game Pass Ultimate, poderá ainda alternar entre dispositivos para jogar na nuvem, por exemplo, pois há a possibilidade de aproveitar o jogo no console e no PC, e ainda dispositivo móvel através do Cloud Gaming, utilizando este mesmo Headset.

Outro fator importante é que aparelho também possui suporte para as tecnologias de sons espaciais.

A primeira delas é o áudio espacial do Windows Sonic. Ele oferece um som surround envolvente, que te leva para dentro do jogo, com uma experiência de áudio aprimorada, na qual os sons podem fluir ao redor do usuário, criando um ambiente mais realista. Como essa tecnologia de som espacial é da própria Microsoft, seus produtos conseguem suportar mais pontos finais e diferentes tecnologias de acordo com a evolução dos dispositivos. Vale destacar também que ele é totalmente gratuito e está disponível para todos os jogadores que tiverem interesse em acessá-lo.

Outra opção de som espacial que possui suporte para Xbox Wireless Headset é o Dolby Atmos, que suporta fones de ouvido, e também é uma tecnologia pensada para oferecer uma experiência de som surround aprimorada em conteúdo de 5.1 e 7.1 canais. No entanto, o Dolby Atmos é um recurso pago. Você terá direito ao uso gratuito por um tempo limitado, mas após este período será necessário comprar a sua licença para usufruir de sua tecnologia. Uma vez comprada a licença é sua para sempre. Vale ressaltar que a tecnologia Dolby Atmos ainda é exclusiva para jogos no Xbox, não estando disponível para outros consoles até o momento.

Xbox Wireless Headset - Dolby Atmos

Outra opção é o DTS Headset:X, que faz parte do DTS Sound Unbound. Assim como o Dolby Atmos, requer licenciamento pago a parte, mas uma vez adquirido ele é seu para sempre.

Para habilitar qualquer uma destas opções, no seu Xbox One ou Xbox Series X|S, vá até Configurações > Tela e som > Saída de áudio > Formato fone de ouvido e selecione Windows Sonic ou Dolby Atmos ou DTS Headset:X.

A performance do microfone é satisfatória, com sons precisos e quase nenhuma captação do som ambiente. Existe também a possibilidade de alterar o nível de sensibilidade/monitoramento, ou ainda habilitar o Auto-Mute, que se trata de um recurso que ativa o mudo em caso de não detecção de sua fala.

Opinião

Minha experiência com o Xbox Wireless Headset tem sido muito boa. Simples e de fácil configuração, ele possui excelente qualidade de áudio e sensação de conforto. Para os jogadores de Xbox será um excelente Headset sem fio. No uso compartilhado com o PC no Home Office, senti falta de controles adicionais presentes em Headsets comuns, como por exemplo botões de recurso Play/Pause, Next/Prev, principalmente na reprodução de músicas e vídeos no PC. Mas o objetivo deste Headset é ser o mais simples possível para jogadores, logo todos os controles devem ser feitos no dispositivo a qual está conectado o Headset.

O suporte específico para as tecnologias de som de Xbox One e Xbox Series X|S transforma o aparelho em uma ótima opção para aqueles que buscam algo que possa tirar o máximo proveito dos recursos avançados de som nessas plataformas.

Um ponto importante de observação é o preço do Headset, nos EUA ele possui o custo de USD 99,00 (sem taxas), enquanto no Brasil é vendido oficialmente pelo preço R$ 1099. Nos EUA pela tecnologia a este preço, ele se destaca frente aos concorrentes com recursos sequer presentes nas opções mais completas/caras. No Brasil ele acaba saindo caro, mas ainda assim com um custo x benefício razoável contra opções superiores como o Astro A50.

Conteúdo da caixaHeadset sem fio Xbox
cabo de carregamento USB-C (35 centímetros de comprimento)
Requisitos do sistemaPara ser usado com Xbox X|S, Xbox One e dispositivos Windows 10. Nos consoles compatíveis, alguns recursos de bate-papo podem exigir o Xbox Game Pass Ultimate ou o Xbox Live Gold (assinaturas vendidas separadamente). O uso no Windows 10 precisa de Bluetooth 4.2+, adaptador sem fio Xbox ou cabo USB-C compatível. Vendidos separadamente.
MateriaisFaixa da cabeça: faixa composta de aço interno com revestimento de espuma
Almofadas das orelhas: design oval com couro de poliuretano e revestimento de espuma
MicrofonesDesign do microfone: haste flexível com microfones duplos e LED aceso quando o microfone está ligado
Alto-falantesTamanho do alto-falante: 40 mm
Material do alto-falante: diafragma composto de papel e ímã de neodímio
Impedância do alto-falante: 32 ohm
Resposta do alto-falante: 20 Hz – 20 kHz
ControlesBotões: ligar/emparelhar, mudo, botão de balanço de áudio entre o jogo/bate-papo (lado esquerdo), botão de volume (lado direito).
BluetoothVersão do Bluetooth: 4.2 (A2DP, HFP, HSP)
Codec: SBC
BateriaBateria interna recarregável de íon de lítio com até 15 horas de duração da bateria por carga. 30 minutos de carga oferecem cerca de 4 horas de vida da bateria e recarga completa em cerca de 3 horas quando o fone não está sendo usado.
Peso312g (11 oz)
Virtual Surround SoundCompatível tecnologias de som espacial como Windows Sonic, Dolby Atmos e DTS Headphone:X no Xbox Series X|S e Xbox One
Aplicativo Xbox AccessoriesAjuste as configurações de equalizador, aumento de graves, mudo automático, brilho do LED e monitoramento do microfone

Ofertas relacionadas AmazonBR:

links de afiliado, comprando por eles o site será comissionado =)

Compartilhar.

About Author

Aficionado por games, comecei cedo: Intellivision -> MSX -> PC -> Xbox 360 / PS3 / PSP -> Xbox One. Fã de Fallout, Bioshock, Assassin's Creed, Mass Effect, Borderlands, Skyrim, Just Cause, Dead Island, Gears of War, Far Cry, Halo, GTA entre outros. Também aficionado por séries de TV, NFL (GO GIANTS!), NBA (Go Lakers), Futebol (Fluminense).

Powered by keepvid themefull earn money