fbpx

Muitos dos jogos indies possuem a magia de nos transportar para o passado, trazendo de volta elementos que remetem ao começo da história dos jogos. Alguns jogadores mais novos podem não ter o mesmo sentimento de nostalgia, mas quando o material é de qualidade ele pode encantá-los também.

Essa aceitação dos indies, acaba trazendo de volta alguns gêneros que ficaram esquecidos no passado. Pegue, por exemplo, os jogos de plataforma 2D, que hoje fazem muito sucesso. Outro que voltou a ser notado, são os survival horrors, que enfim estão de volta. Um gênero que custou a voltar, mas que tem se lançado para os novos tempos é o shoot-em-up, ou o que carinhosamente chamamos de jogo de navinha. Alguns jogos como R-Type, Sky Force e até mesmo Cuphead, que pode se encaixar dentro do gênero, tem conquistado seu público.

Astro Aqua Kitty é um desses jogos, que pegou o que foi feito de bom no passado, e criou algo para o futuro. Será que o jogo trouxe um diferencial para conquistar os mais antigos e também uma galera mais nova? Descubra em nossa análise a seguir.

UMA AVENTURA NO ESPAÇO

A história de Astro Aqua Kitty se inicia quando temos a oportunidade de explorar asteroides misteriosos no espaço, mas não será em uma nave, e sim em um submarino, pois esse objeto está recheado de água e riquezas ainda não exploradas.

Nosso trabalho não será nada fácil, pois além de inimigos alienígenas bem estranhos, temos que enfrentar os vilões do jogo que são piratas do espaço. Eles são coelhos, só que não são muito fofinhos.

A escolha da tripulação vai de acordo com as habilidades iniciais.

Nos primeiros minutos podemos escolher o piloto e nosso engenheiro, essa opção muda as habilidades que poderemos escolher e evoluir. Essa escolha não altera diálogos ou mesmo a história, não trazendo tantas vantagens de se jogar novamente.

Falando nos diálogos, eles são um pouco sem sal, e acabam se tornando desnecessários em poucos minutos, deixando o foco na jogabilidade.

UM SHOOT-EM-UP DE RESPEITO

Um dos pontos mais fortes de Astro Aqua Kitty é a sua jogabilidade, que é um shoot-em-up, mas que diferentemente dos jogos mais tradicionais, não é linear. O jogador possui seus objetivos centrais, que podem ser completados na ordem que desejar, além de missões secundárias.

Voltando a comparar com outros jogos do gênero, aqui o deslocamento oferece a oportunidade de se mover para frente, trás, cima e baixo. Essa dinâmica é muito interessante, pois dá uma sensação de grandiosidade para os mapas. Os objetivos também são bem variados, ocupando o tempo do jogador.

Um submarino no espaço é algo bem louco.

A progressão é bacana, aumentando a dificuldade com o passar do tempo, colocando as fases mais duras lá para o final. Caso o jogador deseje, ele pode ajustar a dificuldade, inclusive com a opção de morte permanente. Como todo jogo do gênero, as fases contra chefes são bem interessantes, colocando a esperteza do jogador a prova. Busque o ponto fraco de seu inimigo para vencer.

Um dos grandes problemas que encontrei é justamente o seu design de fases, que em algumas horas se mostra repetitivo e cansativo. Objetivos muito longos para serem alcançados tiram o ritmo do jogo, fazendo com que o jogador perca a vontade de jogar.

As batalhas contra chefes são interessantes.

ARMADO E CARREGADO

O nosso submarino é o principal pilar da jogabilidade, com opções que lembram bastante jogos como R-Type. Começando pelos botões simples de movimentar, tiro primário, tiro secundário e habilidades especiais. Esses comandos são facilmente aprendidos.

Lembrando que esses artifícios possuem limite de escolha, então é necessário testá-las em combate, algo que faremos com uma grande frequência. O combate é uma das partes mais divertidas do jogo, trazendo um misto de agilidade e escolha das melhores armas. O número de inimigos na tela também é grande, mas nada que não seja contornado pelo mapa imenso e cheio de caminhos, que pode ser usado como forma de defesa.

Durante os checkpoints podemos comprar novas habilidades e upgrades para nosso submarino.

Voltando a falar do nosso submarino, ele pode evoluir com o ganho de experiência, no qual ganhamos experiência por completar objetivos e eliminar inimigos. Além disso, ganhamos jóias, que são um tipo de moeda usada para comprar novos tipos de tiros, escudos e também comprar mais saúde ou armadura, por exemplo. Além disso, a partir do level 10 podemos usar pontos de habilidade para ativar poderes passivos e poderes especiais. Essas habilidades e poderes possuem limite de escolha, logo devemos nos adequar a opção que cabe melhor ao nosso estilo de jogar.

Os tipos de tiros, escudos e etc.. que usamos, possuem level, logo sempre que evoluímos devemos buscar um item ainda mais forte. Esses itens podem ser comprados nos pontos de checkpoints e as vezes são dropados por inimigos. Existem alguns baús escondidos que também liberam esses itens, além de alguns objetivos secundários. Por esse motivo a exploração é sempre importante.

SOM E GRÁFICOS

Os gráficos de Astro Aqua Kitty são bem interessantes, com um design de fases bem construído, mas que não expande demais seu universo, tudo é muito contido e sem espaço para coisas novas. Em poucas horas já vimos tudo o que o jogo pode oferecer em relação ao seu aspecto visual. Isso não impede de o jogo ter seu charme, principalmente na paleta de cores, que mistura bem tons claros com escuros.

A performance se mantém em um nível bom, com bugs presentes no fim de toda batalha contra chefes. Mas nada que incomode na jogabilidade, algo que pode ser corrigido em futuras atualizações.


O som se mostra bem competente, com uma trilha sonora suave e que não incomoda, mesmo após longas horas de jogo. Ele não possui legendas em Português do Brasil, algo que poderia ser importante para ajudar alguns jogadores a escolher os melhores itens, pois os diálogos como disse anteriormente são descartáveis.

OPINIÃO

Astro Aqua Kitty é um bom jogo de shoot-em-up, que diverte com sua simplicidade, mas que busca ser diferente dos jogos do gênero. A liberdade para completar os objetivos na ordem que desejar é algo importante, nos forçando a explorar tudo o que o mapa pode oferecer. Mas essa liberdade tem um preço alto, pois o jogo não possui uma grande variedade de mapas, e acaba se tornando muito repetitivo, cansando o jogador. Se tivesse um tamanho menor, mas com uma maior variedade, até seria melhor.

O enredo não é algo muito importante, e o jogo não faz questão que seja, com diálogos pobres e que não trazem um peso para a narrativa. O foco acaba sendo a jogabilidade, que é realmente muito boa, com comandos bem simples e intuitivos. A progressão e a compra de upgrades é uma das partes mais legais, fazendo com que o jogador gaste seu tempo melhorando o seu submarino.

Astro Aqua Kitty  é uma boa opção pra quem curte o gênero, com um misto de qualidade, fases longas e um preço bem convidativo.

Entenda nossas notas


*Certifique que este é o preço praticado antes de efetuar a compra. Os valores podem variar.

Compartilhar.

About Author

Desenvolvedor Web e Analista de TI, gamer assíduo desde a época do Atari, fã de Metal Gear(menos o Phantom Pain) e Gears of War. Ter a oportunidade de trabalhar um pouco com games é um sonho realizado. Falta só ir para E3!!!

Powered by keepvid themefull earn money