fbpx

A Blizzard é conhecida com uma das grandes desenvolvedoras do mundo dos games, reconhecida por grandes franquias e jogos como World of Warcraft, Diablo e Overwatch. Ela faz parte da Actvision, que não possui uma fama muito boa no que diz respeito a práticas de vendas de seus jogos, sendo conhecida por comportamentos agressivos em busca de vendas cada vez maiores.

Nos últimos tempos, estamos vendo a Blizzard perdendo muito espaço onde era a grande dominante, com uma perda notória de jogadores do poderoso World of Warcraft, que até então era o MMORPG absoluto do mercado, e ainda diversas desconfianças nos próximos capítulos de séries como Overwatch, que recentemente perdeu seu diretor, e Diablo que tem diversos lançamentos previstos, mas os fãs seguem sem saber se o jogo principal conseguirá trazer novamente a força da saga. Em todos esses jogos, as comunidades possuem um mesmo sentimento: falta conexão entre o estúdio e sua comunidade. Muitos já dizem, inclusive, que a empresa se perdeu.

Ao que parece, o problema é muito mais estrutural e profundo, pois a Blizzard está sendo acusada de cultivar um ambiente de trabalho degradante para mulheres, com denúncias fortes e difíceis de ler. Não são denúncias isoladas, se trata de um grande processo movido pelo Governo da Califórnia, através do DFEH (Departamento de emprego justo e habitação), contra a Activision Blizzard. Eu li bastante sobre o caso antes de começar a escrever, e então cheguei à conclusão que nossos leitores precisam saber o que está acontecendo.

O sonho de muitos sempre foi trabalhar na Blizzard, conhecida por ser a força criadora de jogos e universos fantásticos. Muitos entraram na empresa com esse sentimento de estar vivendo o sonho, e justamente por isso, muitas mulheres relutaram em sair da empresa, mesmo após levar suas denúncias aos superiores, e nada ter sido feito a respeito contra os executivos que realizavam as práticas predatórias. Os acontecimentos revoltantes que aconteciam na empresa estão listados no processo, e não irei citar detalhes de todos eles por questões de sensibilidade, e de serem casos realmente difíceis de ler. Mas existem relatos de abuso sexual e psicológico, abuso de álcool no trabalho, desrespeito as mulheres por estarem grávidas ou possivelmente menstruadas, humilhação, menores salários e até mesmo um caso de suicídio.

Segundo os relatos, havia uma profunda “Cultura de Menino de Fraternidade”, com aquele típico comportamento inconsequente que vemos em filmes e séries americanos, mas isso era vivido diariamente na Blizzard. Homens que passavam trabalhos para as mulheres e se dirigiam para salas onde consumiam muito álcool e jogavam jogos, ou ainda realizavam “incursões” nas mesas das funcionárias para assediá-las, fazendo comentários sobre seus corpos, as tocando ou ainda fazendo piadas sobre estupros. O relato afirma que denúncias foram feitas para o setor de Recursos Humanos, mas que nada nunca foi feito.

A Activision respondeu às acusações, em uma longa declaração, e alegou que o DFEH apresentou em seu processo informações falsas e distorcidas. A empresa reconhece que incidentes de má conduta aconteceram, mas que eles foram corrigidos e que muitas novas práticas foram aplicadas para que esses casos não se repetissem.

Valorizamos a diversidade e nos esforçamos para promover um local de trabalho que oferece inclusão para todos. Não há lugar em nossa empresa ou setor, ou em qualquer setor, para conduta sexual imprópria ou assédio de qualquer tipo. Levamos todas as alegações a sério e investigamos todas as reclamações. Nos casos relacionados à má conduta, foram tomadas medidas para solucionar o problema.
O DFEH inclui descrições distorcidas e, em muitos casos, falsas do passado da Blizzard. Temos sido extremamente cooperativos com o DFEH ao longo de sua investigação, incluindo o fornecimento de dados extensos e ampla documentação, mas eles se recusaram a nos informar quais problemas perceberam.

O quadro que a DFEH pinta não é o local de trabalho da Blizzard de hoje. Nos últimos anos, e continuando desde o início da investigação inicial, fizemos mudanças significativas para abordar a cultura da empresa e refletir mais diversidade em nossas equipes de liderança.

Após toda essa repercussão diversos outros funcionários, que já trabalhavam na Blizzard, tomaram coragem para confirmar que os casos eram reais, e que estão orgulhosos daquelas que conseguiram arrumar forças para acusar esse ambiente terrível de trabalho.

A credibilidade da Blizzard estava em níveis decrescentes por causa da qualidade duvidosa dos seus últimos lançamentos, e essa confiança deve cair ainda mais depois dos relatos repugnantes do seu ambiente de trabalho. Quanto a quem trabalha lá, nós só podemos torcer para que isso tudo sirva para a empresa rever seus conceitos e que esses funcionários possam realmente viver seu sonho. Quanto as vítimas, só podemos torcer para que tudo isso possa, de alguma forma, trazer conforto para o seu coração e traga algum tipo de justiça para tudo o que sofreram, e que os acusados sejam realmente punidos.

Vamos continuar acompanhando o caso e os desdobramentos do processo.

Compartilhar.

About Author

Administradora de Empresas, mas apaixonada pelo mundo dos games e pelo Xbox!Fã da incrível e complexa franquia Halo e de seu icônico líder, o Master Chief. Também apaixonada por Dragon Age e seu universo magnífico. Ahhh e quem disse que Dark Souls não é divertido? :DSempre ligada nas notícias e novidades do lado verde da força!

Powered by keepvid themefull earn money