fbpx

Lake se apresenta como uma aventura narrativa, que nos coloca na pele de Meredith Weiss, uma mulher que retorna para a sua cidade natal, a tranquila Providence Oaks, depois de muitos anos trabalhando muito na agitação de uma cidade grande. Ela tira férias do seu agitado trabalho em uma empresa de software para substituir o seu pai, que é o carteiro local da pacata cidade onde nasceu. Enquanto entrega cartas e pacotes, ela reencontra velhos rostos e conhece novos, descobrindo mais sobre suas vidas e fazendo com que ela questione a sua própria vida até agora.

Lake é uma proposta relaxante sobre redescoberta. Será que o jogo, criado pela Gamious e publicado pela Whitethorn Games, consegue passar essa experiência para os jogadores? Descubra em nossa análise.

Uma história de redescoberta

Como dito na introdução, Meredith chegou na pacata Providence Oaks para cobrir seu pai, que é o carteiro da cidade, para que ele e sua mãe possam fazer uma viagem. Aos poucos ela começa a curtir essa mudança brusca de rotina, já que ela possui um agitado trabalho em uma empresa de software em ascensão, que requer muito do seu tempo. Fazendo entregas na cidade que transpira tranquilidade, Meredith conhece mais sobre a vida das pessoas, sejam aquelas que já conhecia quando mais nova, ou novos residentes. Ela começa a gostar de viver aquela vida simples, algo bem oposto a toda agitação que vive na agitada cidade grande.

Conforme entregamos as cartas e encomendas, desbloqueamos alguns diálogos para interagirmos com as pessoas, e dependendo das nossas escolhas podemos ativar determinados eventos, seja um passeio no domingo de folga, cuidar dos gatos de uma senhora ou até mesmo ser chamada para um jantar romântico. Bem lentamente, aquela rotina simples, vira uma jornada de redescoberta. Será que Meredith vai conseguir voltar normalmente para o seu agitado trabalho, ou agora, com seus 40 e poucos anos, ela irá recomeçar em Providence Oaks?

Lake oferece uma boa liberdade ao jogador, que pode decidir totalmente como interagir com os personagens, aumentando seu vínculo com eles ou criando uma relação mais casual. É interessante como o jogo desenvolve essa jornada de Meredith de forma natural, e quanto mais aquela rotina passa a fazer parte dela, mais ela se sente confortável. Nós também conseguimos captar essa atmosfera enquanto jogamos.

Os residentes de Providence Oaks também começam a se acostumar com a presença de nossa protagonista, a chamando para atividades da cidade e outras coisas mais. Até mesmo após completar seu trabalho, você pode decidir o que fazer, seja ler um livro, assistir TV, ajudar um vizinho ou ainda quem sabe completar alguma tarefa extra para seu trabalho da cidade grande. Você decide.

A relaxante, e simples, vida na pacata cidade começa a ser construída ao redor dela. O quanto isso irá mudar o futuro de Meredith? A decisão também é sua, de acordo em como você mesmo interpretou de toda aquela jornada.

Uma experiência relaxante

Em Lake, você basicamente anda com seu caminhão dos correios pela cidade entregando cartas e pacotes, conforme conhece mais das pessoas durante esse seu trabalho. A direção do caminhão funciona bem, apesar de um tanto travada. Você também pode encontrar determinados momentos nos quais pode ficar preso em partes do cenário ou capotar no nada. A sorte é que existe como burlar esses bugs desagradáveis ao fazer viagem rápida para alguns pontos do mapa. O jogo também possui piloto automático para chegar em determinados locais, onde podemos simplesmente relaxar e escutar a música no rádio.

Pode parecer entediante ficar explorando uma cidade pacata entregando encomendas para seus habitantes, mas a proposta de Lake é, claramente, ser simples e relaxante. Pegar o caminhão, escutar uma música no rádio e ir conhecendo mais da cidade e seus habitantes. Tudo isso acontece no decorrer de duas semanas, e apesar de não parecer muito, acho que em determinados momentos o jogo parece esticado, pois existem dias nos quais nada acontece de realmente relevante. Talvez se fosse menos dias e mais acontecimentos legais em todos eles, a dinâmica poderia ser mais interessante.

Cenários bonitos, mas necessidade de mais polimento

Lake está ambientado no ano de 1986, e traz uma atmosfera totalmente voltada para os anos 80, o que fica explícito na forma das pessoas se vestirem, as músicas em destaque e até mesmo tecnologias que ainda estão sendo descobertas. O estúdio foi muito competente em trazer esse ambiente mais rústico e desprovido de tecnologias modernas. Providence Oaks é adorável e toda a sua calmaria fica explícita na tela.

Os ambientes trazem uma arte bem peculiar, que ganham vida com uma iluminação muito bem implementada. No entanto, muitas vezes senti que o jogo precisava de mais polimento, pois algumas texturas se apresentam com poucos detalhes, ou a animação dos personagens, que parecem um tanto quanto travados. Isso não tira o chame do jogo, mas um pouco de polimento faria muito bem para sua apresentação.

Lake está otimizado para Xbox Series com suporte para 4K, 60FPS e Smart Delivery, e rodou bem no meu Xbox Series X, sem travamentos ou quedas de frames, mas um problema grave de save atrapalhou muito a minha diversão. Já perto do final de jogo, eu cheguei em uma cena que as opções de diálogo simplesmente não apareciam, me impedindo de progredir para finalizar o jogo. Eu voltei meu save (o jogo só possui save manual) diversas vezes e até mesmo desinstalei e instalei o jogo novamente, mas sem sucesso. O problema foi encaminhado para o desenvolvedor, mas até o momento dessa análise nenhuma atualização foi implementada para corrigir o bug (A atualização foi liberada no dia 03/09/2021 e o problema foi resolvido). Espero que isso seja resolvido até o lançamento, pois quero muito poder terminar minha jornada com Meredith.

Quanto a trilha sonora ela é agradável, apesar de repetitiva, e consegue acompanhar bem o clima do jogo. As vozes dos personagens também são muito boas e combinam bem com suas personalidades. O jogo possui legendas e menus em Português do Brasil. Algumas legendas carecem de revisão, mas nada que não possa ser corrigido com uma atualização.

Opinião

Lake oferece uma relaxante aventura narrativa, com um ritmo agradável e personagens interessantes. Mesmo que não seja nada muito diferente de outros jogos do gênero, ele traz uma boa opção para quando estamos querendo apenas sentar para jogar algo mais descompromissado. Existem alguns problemas como a necessidade de algum polimento, e um problema grave de save, que enfrentei no acesso antecipado, me impedindo de finalizar o jogo, e que precisa de uma correção urgente (resolvido na atualização do dia 03/09/2021). Ainda assim, curti meu tempo em Providence Oaks, e foi uma jornada simples, mas igualmente reconfortante. O valor acessível também é um belo convite para a experiência.

Lake será lançado no dia 01 de setembro para Xbox Series X|S e Xbox One, como um exclusivo de lançamento, nos consoles, para as plataformas Xbox.

Selo de Avaliação Lake, Quase PowerEntenda nossas notas


Compartilhar.

About Author

Administradora de Empresas, mas apaixonada pelo mundo dos games e pelo Xbox!Fã da incrível e complexa franquia Halo e de seu icônico líder, o Master Chief. Também apaixonada por Dragon Age e seu universo magnífico. Ahhh e quem disse que Dark Souls não é divertido? :DSempre ligada nas notícias e novidades do lado verde da força!

Powered by keepvid themefull earn money