Ícone do site Xbox Power

Análise – Fishing Adventure

Fishing Adventure é desenvolvido pela Mastercode e distribuído pela Ultimate Games S.A, a qual curiosamente o logotipo possui um anzol. Ela também é responsável pela produção dos jogos da franquia Ultimate Fishing Simulator, disponível para PC.

Fishing Adventure nos leva a locais exóticos e oportunos para uma boa pescaria, começando pela terra do estúdio, a Polônia. Então tenha paciência, como todo bom pescador, separe uma boa vara, isca adequada, encontre uma boa posição e jogue o anzol. Mas se prepare para fazer muitas, e muitas, vezes este ritual. Vejamos o porquê em nossa análise.

MECÂNICA SIMPLES, RESULTADOS INEXPRESSIVOS

Para início de conversa, não há nenhum tutorial. Você é obrigado a ir para Polônia com um kit simples. Caminhar até a água, para que possa jogar o anzol. Os controles são simples, X lança, controlando a força, e uma vez na água, quando o peixe belisca, X novamente dá aquela puxada para fisgar. Rode o molinete com RT para puxar o peixe a seu encontro. Uma vez fisgado escolha entre vender (ganhando dinheiro) ou devolver o peixe (ganhando XP).

Para liberar acesso a compra de novos equipamentos, você precisará atingir determinados níveis além de possuir dinheiro suficiente. Porém as recompensas iniciais são muito inexpressivas. Requerendo muito grind, e ainda sem nenhuma indicação das áreas do mapa onde estariam melhores pontos de pesca, logo maiores peixes, maiores recompensas. Uma dica é utilizar o barco para alcançar lugares mais remotos, porém você precisa da licença, que pode ser adquirida para uso único (100 dinheiros), ou caso já possua recursos financeiros a definitiva (4000 dinheiros).

No início, com peixes pequenos, não há necessidade de ajustar os arrastos, como a tensão da vara e da linha. Estes controles são feitos pelos botões LB e RB, respectivamente.

As opções de equipamentos são bem variadas, vara, molinete, anzol, isca, boia e até linha. Como o jogo tem menus em português de Portugal, alguns termos ficam estranhos, ó pá!

O grande problema é que as recompensas são bem inexpressivas. Baseado em peixes médios do local inicial, você recebe por volta de 6 a 25 dinheiros ou até 150 pontos XP. A tabela de XP necessária para aumento dos níveis é progressiva, quanto maior o nível, maior a quantidade de XP requerida. E não esqueça, para fisgar peixes maiores, você irá precisar de melhores equipamentos, e sobretudo isca. Como todo bom pescador, haja paciência.

Para liberar outros mapas, você também precisará alcançar determinados níveis e ter recursos para adquirir a licença necessária. Grande parte destes problemas poderiam ser resolvidos com um balanceamento melhor, sem ele acaba sendo cada vez mais necessário o grind.

Você pode entrar no Modo Quests e realizar tarefas de cada localidade. Alguns dos desafios possuem um limite de tempo para serem cumpridos, mas se você tiver dificuldade, pode comprar mais tempo utilizando seu suado dinheiro, e sem limites. Fique atento aos desafios de cada localidade, pois ao concluir todos você obtém a licença para a próxima localidade gratuitamente, o que ajuda bastante. Mas fique atento também aos pontos de X, pois não bastará a licença da localidade, você precisar estar no nível requerido para acessá-las.

Não faltam opções de peixes, são mais de 30 espécies espalhadas pelas 7 localidades ao redor do mundo. Além da Polônia, estão disponíveis lugares como Alemanha, França, Noruega, Canadá, EUA e Haiti.

GRAFICOS E SONS

Os gráficos não são o ponto forte do jogo, são até bonitos, mas nada complexo e são, até de certo ponto, limitados. Muitas paletas lavadas e nenhum refinamento. Ao menos os cenários se diferem bastante um dos outros. Os peixes possuem ótimos gráficos quando pescados, bem realistas e com grande variação de movimentos. Mas não se engane, afinal quando você está pescando, quando menos distrações, melhor.

A trilha sonora é interessante e de certa forma relaxante. Algumas músicas são bem parecidas com jogos de simulação e gerenciamento, inclusive é quase idêntica à do jogo Train Station Renovation. O ponto forte é a sonoplastia. Os desenvolvedores capturaram basicamente todos os sons reais e incluíram no jogo. O som de jogar o anzol na água é muito bom. E sem aquele zumbido de mosquitos ao seu redor.

OPINIÃO

Fishing Adventure é muito mais um jogo arcade do que simulação. Mecânica simples e de fácil jogabilidade, porém como mencionado acima, a falta de um nivelamento faz com que seja necessário muito grind para evoluir. Se você é um fã da pescaria e atividades repetitivas você pode até gostar do jogo.

Ele possui menus em português, embora o de Portugal, mas nada que comprometa o entendimento. O preço baixo é um atrativo, porém possui algumas conquistas que exigem muito tempo e dedicação, como pescar 10 toneladas de peixes. Haja saco, ops, tempo. No mais, jogue seu anzol, fique na sombra, e aguarde o tempo certo, assim como espere uma promoção para fisgar este jogo.

Entenda as nossas notas


*Certifique que este é o preço praticado antes de efetuar a compra. Os valores podem variar.

Sair da versão mobile