fbpx

O acidente nuclear de Chernobyl, ocorrido em 1986, sempre povoou o imaginário das pessoas, sendo explorado em diversas mídias como na minissérie Chernobyl da HBO, livros, documentários, filmes e até mesmo em jogos como STALKER. Chernobylite também chega para explorar a temática, trazendo uma proposta que mistura terror e sobrevivência, que nos coloca no coração da Zona de Exclusão de Chernobyl.

O jogo nos leva a viver na pele de um físico, que vai explorar cada canto da misteriosa região em busca de sua namorada desaparecida, mergulhando o jogador em uma jornada imersiva e única. Confira nossa aventura dentro do mundo desenvolvido pela The Farm 51 (Get Even).

Uma trama cheia de escolhas difíceis

Em Chernobylite assumimos o papel do físico Igor Khymynyuk, que trabalhava na Usina Nuclear de Chernobyl quando o desastre aconteceu. Lá também estava a sua esposa, Tatyana, que desapareceu. 30 anos depois, Igor volta ao local após fazer diversas pesquisas, e ele está determinado em descobrir o que aconteceu com sua amada. Ele tem escutado e tido visões de Tatyana, o que lhe traz esperanças de que ela ainda possa estar viva.

Quando retorna para Pripyat, Igor não precisa apenas lidar com seus locais perturbadores, mas também descobre que uma empresa militar privada, conhecida como NAR, também está desenvolvendo estudos no local com um uma substância conhecida como Chernobilita, que possui poderes misteriosos. A NAR pode estar por trás do desaparecimento de Tatyana, então devemos ficar de olho neles. Além da presença militar hostil, a zona também possui outros Stalkers e até mesmo certas criaturas que beiram o sobrenatural. Ainda existe o ambiente instável, com seus vestígios de radiação, que também se apresenta como uma força implacável em nossa jornada pela verdade.

Nosso objetivo principal é conseguir pistas, além de nos fortalecer com toda a ajuda possível para sobreviver e finalmente invadir a usina para confrontar a verdade, não só sobre Tatyana, mas também o que pode estar acontecendo na região, bem como sobre as origens da misteriosa Chernobilita.

Mas o que seria dessa aventura sem companheiros? Em Chernobylite podemos recrutar até cinco aliados para a nossa causa, com cada um deles possuindo suas próprias personalidades, missões e habilidades únicas para ensinar a Igor. Eles sempre possuem diálogos interessantes para compartilhar, nos oferecendo mais informações sobre eles e também acerca acontecimentos da região. Suas missões também estão fortemente conectadas com o objetivo do protagonista, e conforme os ajudamos também conseguimos encontrar pistas e ferramentas importantes para o grande ataque final. Além disso, esses companheiros são importantes para deixar Igor mais forte, pois conforme realizamos as mais diversas atividades ganhamos experiência, que nos recompensa com pontos que podemos usar com esses companheiros em troca de melhorias como maior dano de armas, mais vida, gastar menos recursos nas criações, melhorar a eficiência da coleta, ter uma furtividade mais precisa, e por aí vai.

Também precisamos gerenciar a moral da equipe, e para tal devemos alimentá-los e deixar a base confortável. Então trate bem seus companheiros para que eles não fiquem doentes ou irritados com você. Também é importante equipá-los para melhorar suas taxas de sucesso.

Todo dia existe uma missão principal da história para fazer, que você pode optar por completar ou ir explorar algum outro mapa em busca de mais recursos. A escolha é sua.

Falando em escolhas e companheiros, o jogo está recheado de decisões difíceis nas quais podemos desagradar ou alegrar um desses amigos. Inclusive com algumas delas nas quais, inevitavelmente, iremos agradar um e irritar outro. É importante conhecer seus companheiros para entender quais decisões poderão te ajudar a construir essa cumplicidade, ou até mesmo podemos deixar a situação da relação horrível e perder um aliado para o final. Muitas dessas escolhas afetam diretamente o desfecho do jogo, então sempre existe uma grande tensão quando somos confrontados com uma decisão.

Algumas dessas decisões podem ser alteradas, pois um dos poderes da Chernobilita é criar distorções no tempo e espaço, não só para nos teletransportar, como também alterar a linha do tempo. No entanto, tenha cuidado, pois isso também altera os acontecimentos seguintes. Tudo precisa ser cuidadosamente pensado. Se explorarmos bem os ambientes, podemos encontrar pedaços de Chernobilita, com os quais podemos realizar as alterações. No entanto, eles são raros, então os use apenas em uma situação extrema.

Essas alterações são realizadas em um mundo paralelo totalmente diferente, no qual também acontece uma mecânica importante do jogo, que são as suas simulações, que podem ser acessadas após a coleta de determinadas quantidades de pistas. Ao entrar nesse local, que pertence a outra dimensão, podemos acessar eventos passados, que nos ajudam a montar o quebra-cabeças acerca dos acontecimentos misteriosos que movem a narrativa. Esse local traz uma forte atmosfera de ficção-científica, com seu ambiente completamente deslocado do espaço e tempo. Uma mudança interessante de perspectiva e que dá um toque único para o mundo de Chernobylite.

A trama de Chernobylite consegue te prender até o final, quando precisamos decidir dentre dois desfechos. Mesmo com as minhas 25 horas de gameplay, eu sentia a história fresca e interessante, com diálogos bem construídos, uma narrativa que fluiu com um ótimo ritmo e reviravoltas. O jogo renova a narrativa em torno dos Stalkers (aqueles que invadem essas zonas altamente regulamentadas para roubar e vender os objetos no mercado negro), com boas doses do sobrenatural e artimanhas políticas e militares.

Como prometido, o estúdio desenvolve muito bem temas como sobrevivência, conspiração, horror, amor e obsessão, nos conduzindo por um mundo extremamente interessante.

Sobreviva em um mundo com regras únicas

Chernobylite é um jogo de tiro em primeira pessoa, com fortes mecânicas de sobrevivência e horror. Você deve guiar Igor pelos ambientes sombrios de Pripyat, seja de forma furtiva ou abrindo fogo, mas sempre atento em coletar o máximo de recursos possível e também pistas que te ajudem a chegar o mais forte, e informado, possível no ataque final, pois caso você chegue despreparado lá, pode falhar miseravelmente, seja por falta de equipamento adequado, uma informação que deixou para trás ou um aliado insatisfeito que decidiu abandonar a equipe.

A primeira parte dessa aventura está na sua base, onde você se prepara para as missões, bem como gerencia o bem-estar dos seus companheiros. Você precisa construir estações para criar armas, armaduras, munições, itens de cura e por aí vai, mas também precisa ficar atento aos apelos de seus companheiros que pedem por atualizações, como melhores lugares para dormir, geração de luz ou ainda melhorias na qualidade do ar e no nível de radiação.

Antes de ir para as missões, sempre confira seus equipamentos e o quanto você pode melhorá-los, pois os inimigos oferecem um real desafio e você deve estar preparado para eles. Não basta criar armas, você deve melhorá-las com as mais diversas modificações. Além disso, sempre que retornar para a base, para encerrar as missões do dia, você também deve alimentar você e seus aliados, de forma que é importante gerenciar a comida para sempre ter algo para oferecer.

Quando finalmente entramos na ação, e vamos explorar uma das seis regiões que o mapa possui, precisamos ficar atentos aos recursos e pistas que nos rodeiam, e para isso temos como ajuda uma espécie de scanner que sonda os arredores e marca itens importante, seja para coleta ou documentos que precisamos ler. Ele também é a sua principal ajuda para detectar locais com alta radiação, nos quais devemos colocar nossa máscara e passar bem rápido por eles.

Além da exploração, outro ponto importante é o combate que pode ser totalmente evitado, se esgueirando pelas sombras, ou ainda enfrentado de frente como um jogo de tiro em primeira pessoa. Ainda podemos aproveitar as brechas para derrubar os inimigos silenciosamente se aproveitando da furtividade. A escolha é sua. O tiroteio responde bem, caso você tenha se empenhado em melhorar suas armas, do contrário terá muitos problemas, pois as armas iniciais são bem ruins. Também é preciso estar atento ao gerenciamento de munições, que não são muito abundantes. Geralmente, abordar as situações de forma furtiva é mais interessante, mas isso depende muito da sua paciência de encontrar o momento certo de prosseguir. Você ainda pode construir armadilhas e locais para repor seus itens de cura, por exemplo, expandindo as possibilidades de encarar os desafios em campo.

Quanto aos inimigos você encontrará os soldados da NAR, que são muito bem armados, e ainda criaturas bizarras, que foram distorcidas pela presença da Chernobilita, aumentando a tensão. Essa junção do comum com o sobrenatural traz um elemento bem interessante para sua jornada. Ainda existe um inimigo especial chamado de Stalker Sombrio, que além de fazer parte da narrativa, também aparece ocasionalmente para te desafiar.

Falando em morte, Chernobylite também possui uma maneira toda sua de abordar a derrota do jogador. Caso seja derrotado e não tenha uma ampola de adrenalina (que é um item que te dá uma segunda chance de continuar a batalha), somos levados como prisioneiros da NAR e devemos pegar nossos itens de volta e fugir da prisão. Caso nosso algoz seja uma criatura, ou o ambiente, vamos para o mundo da Chernobilita, onde ocorrem as simulações, para encontrar uma forma de voltar para a nossa missão. Uma maneira criativa de abordar possíveis falhas do jogador.

Além do nosso objetivo principal, também existem alguns pontos de interesse adicionais marcados no mapa, que podem conter pistas, acontecimentos bizarros, recursos ou mercadores. Alguns podem achar que faltaram mais atividades nesse mapa, mas para mim a quantidade combinou bem com toda a proposta, afinal de contas estamos em uma zona abandonada, na qual não deveriam acontecer muitas coisas, então o que quer que encontremos lá significa perigo, o que aumenta a sensação de tensão na Zona de Exclusão, que sempre é misteriosa e imprevisível.

Caso tenha problemas com a dificuldade do jogo, que possui um bom nível de complexidade, devido as suas muitas mecânicas, é possível configurar, separadamente, a qualquer momento, os níveis de dificuldade da Sobrevivência, Combate e Gerenciamento, de forma que se adaptem ao seu estilo de jogador.

Uma detalhada recriação da Zona de Exclusão de Chernobyl

Os mapas de Chernobylite são carregados de uma tensão constante e uma melancolia pesada. Apesar deles não serem muito grandes, trazem uma atmosfera que, dificilmente, não te deixará conectado com seu mundo e sua trama. Você realmente sente o senso de urgência de Igor, bem como seus medos em explorar uma região repleta de mistérios e mitos.

A The Farm 51 realmente se esmerou para recriar, da forma mais verídica possível, a Zona de Exclusão de Chernobyl, e viajaram para o local real onde o jogo se passa para fazer um intenso trabalho de digitalização 3D, que durou mais de um ano, de forma a recriar Pripyat com todos os seus edifícios, terrenos, vegetações e ruínas. O resultado são ambientes fascinantes, que deixam o jogador imerso nessa recriação minuciosa do que restou do famigerado lugar. A atmosfera criada é realmente impressionante.

Mesmo com um trabalho artístico tão primoroso, Chernobylite sofre com problemas de desempenho, mesmo no Xbox Series X, que ainda não recebeu uma otimização de nova geração. O framerate do jogo é bastante instável, caindo bastante em diversos pontos, principalmente durante as simulações. Os pontos de salvamento também criam alguns engasgos chatos.

Os temas sonoros do jogo são bastante suaves, mas sempre presentes, quando eles sobem de tom, durante alguns acontecimentos mais tensos, também brilham com sua intensidade. Os ruídos também aumentam a imersão, sempre nos dando a sensação de que estamos sendo observados, e que o perigo está sempre à espreita.

As vozes dos personagens combinam bastante, e seu trabalho de interpretação adiciona uma vida extra para a narrativa. Recomendo muito jogar com o áudio em Russo, pois as vozes se encaixam de forma primorosa com os diálogos. O jogo possui legendas e menus em português do Brasil, o que é ótimo para poder entender toda a proposta da obra.

Opinião

Chernobylite foi uma grata surpresa. O mundo meticuloso criado pela The Farm 51 me deixou imersa na proposta de horror e sobrevivência, enquanto me manteve atenta em sua narrativa misteriosa e com reviravoltas de explodir a cabeça.

As mecânicas de sobrevivência te deixam em alerta o tempo todo, não só para se manter vivo, mas também cuidar da qualidade de vida dos seus aliados. As escolhas também possuem um grande peso na narrativa, alterando consideravelmente o desfecho, o que é ótimo para que sintamos que criamos uma jornada nossa. As possibilidades de criação são amplas, nos possibilitando customizar diversos aspectos do gameplay de acordo com o nosso estilo. Por fim, a recriação realista da Zona de Exclusão de Chernobyl realmente impressiona, e com a adição dos ingredientes únicos da narrativa de Chernobylite montam uma jornada inesquecível.

Apesar de alguns problemas de desempenho, que ainda podem ser ajustados, Chernobylite proporciona uma experiência diferenciada, tanto para quem curte jogos do gênero Survival Horror, quanto para aqueles curiosos com toda a temática gerada com o desastre de Chernobyl.


Entenda nossas notas

Chernobylite chegou hoje ao Xbox One. Uma versão para Xbox Series X|S foi anunciada, mas não existe previsão para o seu lançamento. No entanto, vale lembrar que o jogo roda na nova geração via retrocompatibilidade.


*Certifique que este é o preço praticado antes de efetuar a compra. Os valores podem variar.

Compartilhar.

About Author

Administradora de Empresas, mas apaixonada pelo mundo dos games e pelo Xbox!Fã da incrível e complexa franquia Halo e de seu icônico líder, o Master Chief. Também apaixonada por Dragon Age e seu universo magnífico. Ahhh e quem disse que Dark Souls não é divertido? :DSempre ligada nas notícias e novidades do lado verde da força!

Powered by keepvid themefull earn money