fbpx

O terror é um dos gêneros mais queridos, seja nos jogos ou mesmo no cinema, afinal, quem não gosta de tomar um susto? Ou mesmo ficar com aquele aperto no coração? Esses são sentimentos que nos prendem a clássicos até os dias de hoje.

Algumas obras como Resident Evil tentam inovar para não ficar pra trás, em meio a uma enxurrada de jogos de terror psicológico. Será que é realmente necessário mudar o alicerce, ou existe uma possibilidade de aceitação para novos jogos com elementos do terror clássico?

Tormented Souls é um desses jogos, que chegou para responder a essa pergunta. Será que esse tipo de jogo ainda convence ou devemos deixar o terror raiz no passado? Descubra em nossa análise a seguir.

UMA HISTÓRIA FAMILIAR

A história inicia com um carta recebida por Caroline Walker, cujo conteúdo, uma foto de duas crianças, começa a causar pesadelos em nossa protagonista. Com isso, ela parte em busca de respostas no hospital de Winterlake, um lugar rodeado de mistérios e que esconde um segredo terrível.

Após chegar ao local, Caroline desmaia e acorda em uma banheira nua e sem um olho, logo ela veste suas roupas e parte para explorar esse lugar esquisito. Após encontrar com um padre, recebemos nossa primeira arma e uma direção para seguir, logo mais a frente percebemos que nada é o que parece e ali não é um simples hospital.

Caroline terá muito o que desvendar dessa sinistra história.

Em Tormented Souls temos a típica história de terror clássica, no qual descobriremos parte da trama aos poucos, através de diálogos com alguns personagens secundários e diários espalhados por todo local. O ambiente também conta bastante de sua história, então preste atenção em todos os cantos escuros.

Assim que avançamos na história, fatos são interligados e tudo acaba fazendo ainda mais sentido. Por mais que algumas coisas sejam óbvias e até mesmo clichês, a trama te envolve até os últimos minutos e surpreende em alguns momentos.

Existem três finais possíveis, no qual o jogador pode mudar o desfecho através de algumas ações. Caso queira conhecê-los terá que salvar seu progresso um pouco antes da parte final. O final verdadeiro é o que traz mais contexto para o enredo, fazendo mais sentido ser o cânone oficial. A duração da história gira em torno de seis a sete horas, mas caso seja uma segunda tentativa poderá terminar bem antes desse tempo.

O TERROR CLÁSSICO ESTÁ DE VOLTA

Tormented Souls é uma verdadeira carta de amor aos fãs do survival horror, com vários elementos clássicos presentes nessa obra interessante. Começando pela câmera fixa, que conduz o jogador por caminhos cada vez mais sinistros. Por mais que eu goste da visão por trás do ombro, confesso que o jeito que foi feito, me fez lembrar da época que jogava clássicos como Resident Evil e Silent Hill. A abordagem desse recurso ajuda na imersão do jogador no ambiente, e isso é de extrema importância para a condução da história.

Outro ponto interessante é o inventário, no qual temos aquele formato clássico, que traz uma boa sensação de nostalgia. Mas existe um diferencial interessante, com uma divisão desse inventário em categorias de itens de uso, recursos e material de consulta como mapas e diários. Isso ajuda na hora de procurar algo para usar em nossa aventura.

Outra característica presente é o momento de salvar nosso progresso, com fitas limitadas que gravam os pontos de save. Confesso que no começo fiquei muito apreensivo com esse aspecto, principalmente por alguns crashes que aconteciam, mas a medida que avançamos, o número de salvamentos aumentam, facilitando a nossa vida.

O combate é parte importante da jogabilidade.

O que seria de um bom survival horror sem seu combate? Em Tormented Souls temos um gameplay bem tradicional, com botões para mirar, atirar, recarregar e se esquivar. Não espere uma resposta rápida como em jogos modernos, tudo é feito para lembrar aquele sentimento dos clássicos, com uma movimentação mais pesada.

O jogo não possui uma grande variedade de armas, dando espaço para que usemos o que está a nossa disposição. Todas as armas são criadas com pedaços de alguns objetos, como uma shotgun com pedaços de canos ou mesmo uma pistola de pregos.

Alguns itens importantes estão espalhados pelo hospital.

A quantidade de itens e munição é algo que conseguimos controlar, ainda mais se mesclar o uso de armas de fogo e o pé de cabra. O ideal é economizar para as partes finais, no qual temos uma maior quantidade de inimigos e até mesmo armadilhas. Guarde bem os itens de cura, principalmente nas primeiras jogadas, pois ainda não conhecemos o layout das fases e as fraquezas dos inimigos.

Um dos pontos negativos é o design dos inimigos, que não causam tanto medo, dando lugar para uma estranheza no começo. Quando nos acostumamos, eles ficam bem tranquilos de serem abatidos. Então faltou um desenvolvimento melhor desse quesito.

A luz é um aspecto importante da experiência, no qual temos um isqueiro que ajuda a enxergar o caminho escuro pela frente. Caso fique no total escuro em alguns pontos as trevas literalmente matam você, então procure um lugar claro para poder usar a arma ao invés do isqueiro. Usar os dois ao mesmo tempo não é possível no começo. Em áreas mais avançadas, conquistamos um item que ajuda nessa dinâmica, então explore bastante para facilitar a jornada.

QUEBRA-CABEÇAS INTELIGENTES

O passado da nossa história também faz parte das mecânicas de quebra-cabeças de Tormented Souls, e através de uma fita podemos viajar em um determinado momento do tempo. Ali podemos resolver algumas pendências no passado, que terão consequências no futuro. Esses momentos unem narrativa e jogabilidade, como em um momento em que colocamos algo na geladeira e anos depois podemos pegar esse mesmo item congelado no presente.

Alguns quebra-cabeças são bem simples, dependendo em maior parte de lógica ou de algo escrito em algum lugar. Algo que achei positivo foi a variedade, sendo em alguns momentos bem desafiadores.

Prepare-se para muita exploração.

Lembra daquele vai e volta característico dos antigos survival horrors? Esse aspecto é bem explorado no jogo, com a locomoção de horas e horas tentando descobrir os segredos para avançar na história. Claro que temos dicas e material para desvendar tudo isso, mas isso requer um pouco de atenção.

O cenário é recheado de passagens secretas, que podem ser ativadas resolvendo os quebra-cabeças. Além disso, temos o espelho que pode te levar para áreas ocultas, como se fosse um buraco de minhoca.

IMERSÃO CLÁSSICA

Um dos pontos mais fortes de Tormented Souls é a sua imersão, com seus ambientes escuros e que unidos a uma trilha sonora sinistra aumentam ainda mais o medo do jogador. A sensação de sair de um ambiente desconhecido, e chegar a uma sala de save é algo que remete ao passado glorioso dos survival horrors.

Todo o design de fases lembra bastante grandes clássicos do gênero, principalmente a sala central do hospital que é muito semelhante a mansão do primeiro Resident Evil. A medida que avançamos na história conhecemos outros anexos ocultos do hospital, que reservam segredos bem sinistros.

Alguns locais se tornarão inesquecíveis.

O som do ambiente é espetacular, com barulhos de pisos de madeiras antigos e gemidos estranhos vindo da escuridão. Mas nem tudo são flores e a interpretação dos personagens é bem rasa, com uma falta de carisma e até mesmo emoção, algo que acontecia nos jogos da década de 90, mas que não precisava ser replicado e poderia ser evoluído.

Tormented Souls possui legendas em português do Brasil, algo que ajuda bastante no entendimento do enredo e na sua quantidade insana de material de leitura, tudo perfeitamente traduzido.

OPINIÃO

Tormented Souls é uma grande homenagem aos grandes clássicos do survival horror. Muitos elementos que fizeram sucesso no gênero foram usados com muita criatividade, fazendo com que o jogador tenha um forte sentimento de nostalgia. Elementos como a resolução de quebra-cabeças e a exploração de locais que depois temos que visitar novamente, fazem parte do charme e pode encantar uma legião de fãs.

A ambientação é incrível. A cada canto que conhecemos do hospital percebemos suas inspirações. O som também faz parte dessa imersão, com uma trilha que contrasta entre alívio e tensão. A história, mesmo sendo clichê, surpreende em alguns pontos, principalmente na hora de amarrar os pontos do enredo. Faltou carisma para os personagens principais, que não possuem emoção em suas expressões faciais. Outro ponto que poderia melhorar são os inimigos, que causam medo somente no primeiro momento.

Tormented Souls é indicado para os fãs dos clássicos survival horrors, e que ainda desejam embarcar em uma experiência que não vimos há muitos anos. Além disso, pode encantar novos jogadores que ainda não conhecem esses elementos mais puristas.

Entenda as nossas notas.


*Certifique que este é o preço praticado antes de efetuar a compra. Os valores podem variar.

Compartilhar.

About Author

Desenvolvedor Web e Analista de TI, gamer assíduo desde a época do Atari, fã de Metal Gear(menos o Phantom Pain) e Gears of War. Ter a oportunidade de trabalhar um pouco com games é um sonho realizado. Falta só ir para E3!!!

Powered by keepvid themefull earn money