fbpx

O multiplayer cooperativo é uma das maiores ferramentas de socialização dos jogos, no qual os jogadores conseguem realizar ações em conjunto para completar seus objetivos. Poucas obras conseguem o feito de unir dois públicos diferentes, os que gostam de campanhas single-player e os que curtem jogar com amigos.

Poucos jogos conseguiram recriar esse tipo de experiência. Dos mais modernos lembro de World War Z, Destiny e The Divisionque são mestres em unir jogadores para um objetivo em comum. Um clássico reinou por bastante tempo absoluto, e quem não se lembra de Left 4 Dead? No qual os jogadores se unem para sobreviver a diversas situações que envolvem zumbis. Essa obra inspirou diversos jogos durante décadas e ditou tendências, que perduram até hoje, mas o sentimento que o jogo carregava, era algo único, que mesmo após anos não conseguiram trazer com o mesmo fervor.

Após muitas tentativas da indústria, eis que surge Back 4 Blood, um projeto da Turtle Rock Studios, que também foi responsável pelo desenvolvimento de Left 4 Dead. Será que após tantos anos a fórmula ainda conquistará os jogadores? Descubra em nossa análise a seguir.

DE VOLTA A AÇÃO

Back 4 Blood se passa após um surto catastrófico, com o qual a maior parte da humanidade foi morta ou infectada pelo verme do inferno. Fortalecido por eventos indescritíveis e encorajado a lutar contra o fim da humanidade, um grupo de veteranos do apocalipse chamados de Sentinelas se reuniram para enfrentar os terríveis Contagiados e salvar o mundo. Back 4 Blood é o tradicional jogo de zumbis, mas com o grande diferencial do jogo ser cooperativo, que pode ser em até quatro jogadores ou IA.

No jogo, nós controlamos os Sentinelas, pessoas normais que estão em busca de sobreviver nesse mundo louco, mesmo que para isso eles tenham que tomar medidas drásticas. Fica bem evidente que esses heróis mudaram através do sofrimento que passaram. Cada personagem não traz somente uma estética diferente, ele possui habilidades passivas e também armas iniciais, que se usadas com sabedoria podem dar vantagens para o jogador.

No total, temos 8 sentinelas para escolher: Holly, Walker, Doutora, Karlee, Jim, Hoffman, EvangeloMãe.

Escolha um sentinela e parta para a luta.

A história é contada a medida que avançamos no jogo, com uma mistura de cutscenes e diálogos entre os personagens. Esses trechos de história contadas pelos personagens são bem interessantes, além de não serem repetitivos, algo que acrescenta informações sobre os momentos iniciais da contaminação. Foi uma forma bem dinâmica de contar a história, sem ter que criar textos adicionais durante as fases.

A história é decente, porém não espere arcos cheios de reviravoltas ou mesmo de proporções gigantescas, o foco aqui é na jogabilidade e na interação entre o esquadrão.

UMA CIDADE EM PERIGO

Começamos nossa aventura com um tutorial bem interessante, no qual aprendemos todas as particularidades do gameplay. Assim que conseguimos chegar ao acampamento, podemos ter um pouco de paz e nos preparar para as próximas missões. Lá somos instruídos por outros sobreviventes, que podem fornecer desde informações ou até mesmo novas vantagens.

Back 4 Blood é dividido em quatro atos distintos, no qual o jogador segue uma linha narrativa, que evolui de uma forma bem interessante, algo que era pouco explorado em jogos como o próprio Left 4 Dead. A maioria dos atos são divididos em trechos pequenos, que se completam formando um grande arco narrativo, então não temos fases soltas e sim algo que tem uma certa continuidade.

Assim que chegamos ao final dessas fases, temos a possibilidade de comprar novas armas, itens, munições e vantagens no ponto de checagem.

O jogo possui uma grande variedade de cenários.

Os mapas são bem diferenciados, algo que é uma bela adição para um modelo de jogo que não costuma caprichar na variedade de locações. Aqui realmente o trabalho foi muito bem feito, fazendo com que o jogador nem tenha tempo de enjoar dos ambientes. Back 4 Blood leva os jogadores para mapas como uma fazenda, cidade, esgoto e até mesmo uma mina. Tudo é cheio de detalhes, com cenários que são populados com muitos objetos, todos pertinentes a cada local.

Outro ponto de destaque são seus objetivos mais elaborados, como ir a um destino final e explodir um barco com explosivos ou mesmo destruir a entrada de uma mina com um canhão. Esses diferentes objetivos, fazem com que o jogador saia da sua zona de conforto e caia em uma situação mais complicada, e por consequência mais divertida.

Além dos tradicionais zumbis, os mapas oferecem pequenos perigos que podem dificultar a nossa vida, como pássaros que ao serem espantados chamam uma horda de zumbis, ou mesmo barulhos como alarmes de carro ou portas.

O ENXAME

Além do tradicional modo campanha, Back 4 Blood possui um modo PVP, no qual jogadores lutam contra um outro time de infectados. Esse modo é bem interessante, pois oferece a oportunidade do jogador controlar os monstros, que possuem habilidades poderosas, além de poder subir em edificações, algo que aumenta a verticalidade.

A partida mescla entre uma vez como infectado e outra como sentinela. Essa dinâmica é legal para ver realmente quem é o melhor time.

As partidas de enxame são bem divertidas.

O time de infectados tem que escolher com sabedoria seu monstro e se posicionar estrategicamente para conseguir acabar com o outro time no tempo determinado. Já o time de sentinelas precisam escolher uma classe pré-determinada com armas e cartas diferentes.

Esse modo ainda carece de quantidade de jogadores, principalmente pelo modo campanha ser mais popular. Então é preciso ter paciência, pois hora ou outra alguns jogadores sairão no começo da partida, fazendo você perder seu tempo.

INIMIGOS VARIADOS

Back 4 Blood possui uma boa variedade de inimigos, logo o jogador terá muito trabalho para sobreviver a infecção. Além dos mortos-vivos tradicionais, existem algumas variações, que podem ter mais resistência com coletes e capacete da Swat, ou um Zumbi que está preso em um casulo e pode capturar o jogador.

Alguns inimigos darão muito trabalho

Além disso, os vermes produziram outras monstruosidades, que abaixo vou falar um pouco da experiência que tive, e que julgo serem os mais mortais.

  • Tallboy – Um dos inimigos que aparecerá com mais frequência em nossa aventura. Esse grandão possui um braço poderoso, e que ao se juntar com uma horda fica bem mortal, além é claro de sua presença causar tensão em dificuldades maiores.
  • Reeker – Esse grandão a distância é bem tranquilo de se combater, mas a medida que chegamos mais perto, fica ainda mais perigoso, ainda mais quando ele dispara uma gosma que atrai outros zumbis.
  • Stinger – Esse inimigo fica a espreita nas sombras, pegando o jogador de surpresa. Preste atenção ao seu redor para não ser surpreendido.
  • Snitcher – Essa monstruosidade pode atrair hordas de zumbis para a sua localização, então acabe rapidamente com ele.
  • Ogre – Um dos maiores inimigos, que pode se caracterizar como um chefe de fase. Em alguns momentos, ele pode desaparecer e aparecer em outros lugares, principalmente pelo chão. Descarregue suas armas mais poderosas em seus pontos fracos, esse é o caminho para vencê-lo
  • Hag – Esse é um dos inimigos mais apelões do jogo. Uma das suas principais habilidades é prender o jogador consigo, ai cabe a seu time tentar o resgate antes que você morra. Em altas dificuldades senti que ficou bem complicado de derrotá-lo.

Esses foram alguns dos inimigos do jogo, mas Back 4 Blood possui algumas surpresas na manga, no qual indo para o final somos afrontados por seres ainda mais poderosos.

FAÇA A SUA JOGADA

O grande diferencial de Back 4 Blood, para outros jogos do mesmo estilo, são suas mecânicas de cartas, no qual o jogador escolhe algumas cartas, e assim pode dar melhorias para si e seu grupo. Esse artificio simples faz com que cada jogada seja cheia de possibilidades.

Monte seu baralho com as melhores cartas.

Além das cartas de habilidades, existem algumas cartas corrompidas, que são ativadas no inicio de cada fase, causando mudanças nos mapas, como um inimigo com atributos elevados ou mesmo uma névoa, que prejudica nossa visão. Isso é somente algumas possibilidades, que podem aumentar ainda mais a dificuldade da partida.

As cartas podem ser compradas em nosso acampamento ou encontradas durante algumas fases. É muito importante que o jogador pense no grupo e nas jogadas seguintes, no qual a dificuldade fica ainda maior.

MONTE SUA EQUIPE

Back 4 Blood nasceu para ser um multiplayer cooperativo, por mais que tenhamos as opções de jogar com a IA, a experiência real funciona melhor com amigos. Tudo fica ainda mais divertido quando se joga em grupo, ainda mais que alguns objetivos funcionam melhor dessa forma. A dificuldade cresce quando jogamos em grupo, no qual a IA dos inimigos reage com uma forma mais furiosa.

Se prepare para a luta em uma sala segura.

Na HUB do acampamento podemos criar uma nova partida de grupo, ou entrar em uma já existente. Tudo é feito de uma forma bem dinâmica e sem enrolação. Também temos a possibilidade de jogar uma partida com jogadores aleatórios, mas não tem a mesma graça de quando jogamos com pessoas conhecidas.

Encontrar jogadores aleatórios para certas fases demora um pouco mais, do que encontrar uma partida qualquer. O ideal é que sempre tente jogar com amigos, para prosseguir de uma maneira mais tranquila.

ARMADO E CARREGADO

Back 4 Blood é um jogo de ação em primeira pessoa, e o que seria um jogo do gênero se não fossem suas armas? Cada personagem inicia com o seu loadout, que pode ser trocado durante a partida, através de loot ou comprados nos checkpoints. O loot é uma parte importante do jogo, no qual o jogador deve prestar atenção na compra e localização de armas com classificações melhores.

Escolha uma arma poderosa e parta para a luta.

As armas também podem ser melhoradas com upgrades no começo de cada partida ou encontradas durante as fases. Além das armas de fogo, que possuem uma grande variedade, temos também armas brancas bem poderosas, que aliadas a habilidades passivas podem dar uma grande vantagem. Além das armas, existem uma grande variedade de itens de uso, como coquetéis molotov, granadas, pílulas de saúde e até mesmo armadilhas.

O gunplay é bem satisfatório, com mecânicas simples de qualquer shooter em primeira pessoa. A engine responde decentemente o impacto nos corpos, mas poderia passar uma sensação maior de dano, mas o resultado do jogo também não é nada que seja ruim.

SOM E GRÁFICOS

Os gráficos de Back 4 Blood são bonitos, trazendo belas texturas e efeitos de iluminação. A performance se mantêm firme no Xbox Series S, sem problemas de carregamento ou lentidão. Mesmo com muitos inimigos na tela, tudo funciona com perfeição.

A direção de arte acertou em cheio.

O som é bem interessante, com efeitos bem diferenciados, com destaque para as armas. A trilha musical combina com determinadas situações, que alavancam o tiroteio ao som de rock pesado.

A dublagem é feita de maneira primorosa, com vozes de dubladores nacionais, ao contrário de alguns jogos que optam por vozes de atores do exterior, garantido frases icônicas que só poderiam sair de um brasileiro mesmo.

OPINIÃO

Back 4 Blood é um dos melhores jogos com multijogadores de 2021. A desenvolvedora conseguiu a façanha de criar um modo campanha coeso e cheio de conteúdo. A Turtle Rock Studios finalmente consegue repetir o seu bom trabalho feito em Left 4 Dead, deixando de lado o fracasso que foi o lançamento de Evolve.

Os mapas além de serem diferenciados, trazem objetivos inteligentes e que dão uma sensação de jogar uma história de sobrevivência com amigos. Fiquei impressionado com o talento da desenvolvedora em criar uma atmosfera perfeita para cooperação entre jogadores. Cada jogada é um momento diferente que vivemos. Caso o jogador queria jogar sozinho, ele pode com ajuda da IA, que reage de maneira decente. Lógico que existem algumas ações que os humanos fazem melhor, mas nada que atrapalhe demais a experiência. O gameplay é viciante, pois carrega uma simplicidade dos jogos de tiro em primeira pessoa. Mas o grande destaque fica para a mecânica de cartas, que faz com que cada partida seja única.

O problema que mais me incomodou foi a falta de balanceamento entre as dificuldades, algo que tem acontecido com frequência com esse tipo de jogo. O fácil é muito fácil, já o médio não é tão mediano, o que mostrou a necessidade de uma reformulação das classificações de dificuldade.

Back 4 Blood é uma ótima pedida pra quem busca diversão descompromissada com amigos, além de uma boa aventura contra zumbis dentro de uma campanha bem construída.

Entenda nossas notas

O jogo já está disponível no Xbox Game Pass, sendo um dos grandes lançamentos day one no serviço.




Xbox Game Pass Ultimate: Inscreva-se por R$5

Compartilhar.

About Author

Desenvolvedor Web e Analista de TI, gamer assíduo desde a época do Atari, fã de Metal Gear(menos o Phantom Pain) e Gears of War. Ter a oportunidade de trabalhar um pouco com games é um sonho realizado. Falta só ir para E3!!!

Powered by keepvid themefull earn money