fbpx
Xbox Game Pass Ultimate: Inscreva-se por R$5

Ayrton Senna é uma lenda que deixa saudade até hoje no coração de muita gente, inclusive eu, que presenciei muitas corridas durante os domingos na TV. Era uma época mágica, no qual tive muito orgulho em acompanhar um pouco de sua trajetória, e junto de meu pai, ver que sim, é possível um brasileiro se tornar uma lenda para o mundo.

Após assistir suas corridas, era de praxe alugar o eterno Super Monaco GP (Mega Drive) e sonhar em ser um piloto de corrida. Mesmo após anos, os jogos não traziam a magia que era jogar esse clássico, mesmo em pixels bem limitados.

Agora, temos a possibilidade de recriar esse sentimento com o novo DLC de Horizon Chase Turbo, chamado de Senna Sempre. Pra quem não conhece o jogo base, Horizon Chase é um jogo de corrida retrô, que é praticamente o sucessor espiritual de Top Gear (SNES). Além de trazer jogabilidade e gráficos estilizados, também possui a trilha sonora composta pelo mesmo profissional que fez as músicas originais de Top Gear.

Será que a desenvolvedora Aquiris conseguiu honrar o legado de Senna, ou é somente uma roupagem diferente para o jogo base? Descubra em nossa análise a seguir.

O LEGADO DE UM PILOTO

A abordagem da Aquiris, para honrar o legado de Senna em Horizon Chase Turbo é muito legal, no qual temos uma campanha exclusiva, com cinco capítulos mostrando boa parte da história do piloto. Cada capitulo possui textos explicativos com momentos importantes e fatos curiosos de sua vida.

À medida que avançamos na campanha, pilotamos seis veículos diferentes, acompanhando a passagem do piloto pelas escuderias Toleman, Lotus e McLaren (que no jogo aparecem com nomes fantasia). Além disso, foram incluídas 15 novas pistas, que são baseadas nos trajetos da fórmula um. Temos desde pistas semelhantes a famosa Interlagos, ou até mesmo a lendária Mônaco.

Algumas pistas trazem boas lembranças.

Além das tradicionais corridas de três voltas, que já fazem parte do jogo base, aqui temos um diferencial que são as façanhas de Senna. Elas funcionam como desafios, que temos que cumprir durante algumas fases como não usar turbo durante a corrida, ou abastecer somente na última volta. Esses desafios são opcionais, dando a liberdade do jogador escolher se quer cumprir ou não.

Para evitar problemas com licenciamento, não foram usados os nomes oficiais das pistas, assim como os carros e pilotos. Mas nada que seja feio esteticamente, pelo contrário, claramente percebemos as semelhanças dos nomes.

CAMPEONATO MUNDIAL

Além do modo campanha, Senna Sempre possui um modo chamado de Campeonato Mundial, no qual temos três categorias: iniciante, desafiante e lenda. A medida que concluímos uma categoria, desbloqueamos a categoria seguinte, que consequentemente é mais difícil e tem uma maior quantidade de pistas aleatórias.

As diferenças para o modo carreira é que aqui temos que pontuar, e no final três lugares no pódio esperam os competidores. Outro ponto diferente é a possibilidade de competir contra até três amigos localmente, em tela dividida.

O modo campeonato mundial possui três categorias.

Diferentemente do modo carreira, que corremos com os carros de Ayrton Senna, aqui temos a opção de escolher carros de outros pilotos. A medida que completamos as categorias, desbloqueamos mais carros para serem escolhidos. São mais de trinta carros, mas são variações estéticas dos seis modelos disponíveis no modo Carreira.

NOVIDADES BEM VINDAS

Senna Sempre traz uma novidade muito solicitada pelos fãs de Horizon Chase, que é a inclusão da visão do Cockpit. A opção de uma câmera diferente é importante, pois é algo que muitos jogadores gostam, além de dar aquele boa sensação de velocidade, com a câmera clássica das transmissões de Fórmula 1.

Infelizmente essa câmera não foi adicionada no jogo base, mas mesmo assim não tira o mérito de tentarem algo novo.

A nova câmera é um pedido dos fãs.

Outra novidade que chama atenção nos primeiros minutos de jogo, é a possibilidade de escolher uma estratégia de corrida. Antes de cada pista podemos escolher entre três opções de estratégia, que priorizam velocidade, combustível ou controle. Cada aspecto muda os status do carro, que deve ser estudado de acordo com o trajeto e efeitos climáticos da pista.

Algumas pistas pedem diferentes estratégias.

O QUE ERA BOM CONTINUA

Os gráficos de Senna Sempre seguem o mesmo padrão do jogo base, com uma palheta de cores bem diversa. O design dos carros é algo incrível, honrando os grandes clássicos como Super Mônaco GP. O som continua enchendo nosso coração de nostalgia, com uma trilha que encanta a cada curva.

O gameplay, mesmo sendo o mesmo do jogo base, mantêm  a qualidade com uma ótima precisão nos controles.

OPINIÃO

Senna Sempre é uma linda homenagem para uma lenda do esporte, que merece todo o respeito e admiração. Fiquei muito feliz de relembrar cada momento marcante da carreira do piloto, principalmente na hora de correr com a Lotus preta, que é o meu carro preferido.

O DLC traz novidades importantes, como a visão do cockpit e a opção de escolher estratégias diferentes antes da corrida. Os modos carreira e campeonato mundial são bem divertidos e fazem todo pacote valer a pena, com uma grande quantidade de pistas inéditas.

Senna Sempre é uma ótima opção tanto para quem é fã do piloto ou que deseja mais de Horizon Chase.

Entenda nossas notas

Para jogar Senna Sempre é necessário já ter adquirido Horizon Chase.

Adquira Horizon Chase em nosso link.


*Certifique que este é o preço praticado antes de efetuar a compra. Os valores podem variar.

Compartilhar.

About Author

Desenvolvedor Web e Analista de TI, gamer assíduo desde a época do Atari, fã de Metal Gear(menos o Phantom Pain) e Gears of War. Ter a oportunidade de trabalhar um pouco com games é um sonho realizado. Falta só ir para E3!!!

Powered by keepvid themefull earn money