fbpx
Confira as ofertas de Black Friday Xbox

A China é um dos países mais poderosos do mundo, com uma economia em ascensão. Além de se jogar no mundo da tecnologia, com soluções eficientes e de baixo custo, agora a gigante quer um lugar de destaque no poderoso mercado dos jogos. Nesses últimos anos tivemos grandes anúncios, com jogos surpreendentes como Black Myth: Wukong e o recém lançado Xuan Yuan Sword 7, que já chegaram em alto nível.

Tive a grande honra de analisar, Xuan Yuan Sword 7, um RPG de ação, que possui fortes elementos da mitologia chinesa, e pode chamar atenção de muitos jogadores, que estão acostumados com os tradicionais RPGs medievais.

Fiquei muito feliz com essa oportunidade, visto que amo conhecer novas culturas. A globalização dos jogos é algo importante, para que mais pessoas conheçam outras civilizações.

Será que a China já está pronta para o mercado de jogos? Descubra em nossa análise a seguir.

 

UMA HISTÓRIA BÁSICA, MAS INTERESSANTE

A história de Xuan Yuan Sword 7 se passa na China há 2000 anos atrás, onde as pessoas viviam em vilarejos e cidades comandas por uma dinastia. Longe da realidade dos muros, existiam monstros e criaturas mitológicas, que foram presos em uma guerra que acontecia nas sombras.

Entre mudanças no trono imperial, algo inesperado acontece, e um pergaminho é encontrado em uma tumba. Ele foi rapidamente entregue a um especialista para que ele descubra seus segredos. Só que nada é tão simples, e a cidade no qual o pergaminho estava guardado foi atacada. Em uma tentativa de salvar o pergaminho, e a sua família, o especialista consegue orientar que seu filho, Taishi Zhao, fuja com o artefato e sua irmã. Só que coisas ruins acontecem, e Zhao assiste seus pais sendo mortos por soldados comandados por um líder misterioso.

Xuan Yuan Sword 7 traz uma grande peso cultural.

Anos se passaram, Zhao e sua irmã Xiang vivem uma vida de sobrevivência, na qual Zhao faz alguns trabalhos de guia para soldados. Em troca de seus serviços, Zhao pede remédios para sua irmã mais nova, que sofre de uma doença rara. Algo sai errado, e cabe Zhao e Xiang viajarem aos confins da China antiga para buscar uma solução para o ocorrido.

Além da história de Zhao, outras tramas estão acontecendo na parte politica da China, e isso nos afeta a todo momento. Dessa forma, a história central não se trata somente de objetivos pessoais, mas todo nosso trajeto afetará a história da China como um todo. Também temos uma noção do passado através de diálogos e cenas feitas em desenhos, nas quais conseguimos ter um discernimento dos acontecimentos importantes da história.

Os vilões do jogo são bem construídos, fazendo com que o jogador crie antipatia de suas ações, isso ajuda a dar motivações para os nossos heróis.

Xuan Yuan Sword 7 possui uma história bem centrada, que fecha seus arcos sem deixar pontas soltas. Mas sinto que deveriam ter explorado mais da sua mitologia, com mais conteúdo mostrado e não somente citado. Terminei minha jornada em 13 horas de jogo, mas acredito que poderia ter vivido mais coisas, afinal, estamos falando de um RPG cheio de possibilidades.

DOMINE AS ARTES MARCIAIS

Como estamos falando de um RPG de ação, a luta é uma parte importante da jogabilidade. Temos o controle de Taishi Zhao, que pode ser ajudado por Xiang e mais uma outra personagem, que aparecerá em certo momento da história.

Os comandos basicamente são os tradicionais dos jogos do gênero, com os botões de ataque com a espada e defesa. Além de esquiva e um trava de câmera no inimigo, nada muito diferente do que temos em outros jogos. Além de poder atacar, temos a habilidade de usar itens de cura ou aumento temporário de status de defesa e ataque.

Existem várias poses de arte marcial, escolha a que melhor se adeque.

A defesa é um ótimo ataque também, pois assim que efetuamos uma defesa sincronizada, conseguimos acertar um contra golpe poderoso logo em seguida, algo bem semelhante a jogos do estilo souls-like. Outro artifício interessante do combate são as finalizações, que ficam disponíveis quando a barra de estamina do inimigo chega ao final.

O grande diferencial de Xuan Yuan Sword 7 são as poses de artes marciais, que ao serem desbloqueadas liberam golpes poderosos. Temos a opção de escolher duas poses diferentes, que possuem golpes e um ataque especial para cada tipo. A dinâmica de troca de arte marcial durante o combate é muito importante, pois os inimigos são vulneráveis a certos tipos de ataques, principalmente os chefes, que exigem mais desse tipo de recurso.

Além disso, os personagens de seu grupo também possuem poses a serem aprendidas e evoluídas, nos dando a liberdade de escolher a que melhor se adapta a determinado momento do combate. Essas habilidades dos personagens secundários são ativadas com um toque de botão e ajudam Zhao no combate.  Os personagens secundários também atacam sozinhos os inimigos com ataques básicos.

Zhao ainda possui o poder do pergaminho, e com ele podemos paralisar o tempo para desferir golpes poderosos contra os inimigos. Outro poder bem interessante do pergaminho é um redemoinho que captura o espirito dos inimigos.

FORTALEÇA SUAS HABILIDADES

Xuan Yuan Sword 7 possui um sistema diferente de upgrades, no qual o jogador pode construir melhores equipamentos em oficinas de um local mágico conhecido como Elísio. Na verdade, é um meio mais organizado e prático de evoluir suas armas, armaduras, pedras espirituais e ainda criar itens através de fusão de recursos. O Elísio existe no jogo, mas aqui serve como um menu robusto dos upgrades.

Fortaleça suas armas com materiais poderosos.

As oficinas do Elísio são separadas por categoria e também podem ser melhoradas, dando a oportunidade do jogador aumentar o qualidade dos seus itens. A oficina de armas é bem legal, pois podemos ver a evolução das armas de nossos heróis, com mudanças no material da lâmina por exemplo. Outra oficina que se destaca é a de pedras espirituais, que funcionam como runas e podem aumentar resistência, força e até mesmo a potencia das habilidades. As oficinas de acessórios e armaduras são as que menos usei, mas não deixam de ter importância para ajudar nas melhorias de nossos personagens. A oficina de fusão também se destaca, pois temos a possibilidade de criar novas pedras espirituais, recursos e itens que poderão ser usados durante nossa aventura.

Diferente dos RPGs tradicionais, no qual o jogador evolui seus atributos a medida que sobe de nível, aqui assim que ganhamos um nível, os status sobem automaticamente. Então, para que possamos fortalecer nosso grupo, o caminho mais fácil é fazer upgrades mais poderosos, o que transforma a busca por materiais e recursos em algo crucial em momentos mais avançados da história.

INIMIGOS PODEROSOS

Xuan Yuan Sword 7 possui uma grande variedade de inimigos, que vão desde soldados com armas e classes diferentes, até mesmo monstros bem estranhos. Não tive muitos problemas para enfrentar os inimigos mais básicos do jogo, mas a coisa ficou feia quando tive que lutar contra alguns chefes, que me fizeram passar raiva em alguns momentos. Alguns deles possuem um design memorável, além de serem bem difíceis, algo que ficará na sua memória.

Uma dica importante, quando estiver indo para o final, fortaleça bastante a sua equipe, pois os momentos finais são bem mais difíceis. Eu, por exemplo, tive que voltar e comprar novos recursos para melhor ainda mais o grupo.

MUITO ALÉM DE UM RPG

Além de ser um RPG de ação, o jogo possui vários elementos de aventura e exploração, nos quais nosso protagonista consegue avançar em terrenos que exigem escalada ou mesmo se esgueirar por lugares apertados.

Como estamos falando de um mundo aberto, temos diversos segredos escondidos pelo mapa, e a exploração ajuda bastante na hora de encontrar baús perdidos e recursos que nos ajudarão em nossa jornada.

A exploração é parte importante do jogo.

Outro grande destaque da jogabilidade é a resolução de quebra-cabeças, que possuem desafios diferentes e com uma boa dose de complexidade. Estude o ambiente para entender as pistas e assim passe com mais tranquilidade.

Além das missões principais e secundárias, temos a possibilidade de jogar uma espécie de xadrez chinês, que é bem divertido e viciante, chamado de Zhuolu Chess. Existe uma missão secundária, que temos que viajar a várias localidades para enfrentar os melhores, algo que é bem legal de se completar.

SOM E GRÁFICOS

Xuan Yuan Sword 7 possui belos cenários, que foram bem construídos com a Unreal Engine. Mas confesso que em alguns lugares não entendi a oscilação de qualidade, com locais que abusaram de técnicas avançadas de iluminação e já outros que não tinham uma arte tão bonita e que era até borrada. Acredito que seja mais da falta de experiência do estúdio com a engine, algo que pode melhorar no futuro.

As expressões faciais ainda não são tão evoluídas, mas não são feias. Acredito que o estúdio crescerá ainda mais em um próximo projeto.

Os gráficos foram caprichados em alguns locais.

O som cumpre seu papel com uma trilha característica de produções chinesas. O único problema é que não temos nenhum tipo de localização para o português do Brasil.

OPINIÃO

Xuan Yuan Sword 7 é um bom RPG de ação, que tenta se diferenciar dos demais jogos do gênero, com um sistema diferenciado de upgrades. Outro ponto que chama atenção no jogo, são as poses de combate, que podem elevar o nível de estratégia. A história do jogo é decente, com uma busca por objetivos pessoais, que resultará em algo maior. Os personagens principais são cativantes, fazendo com que realmente o jogador se importe com o seu destino. Ainda assim, sinto que a mitologia foi pouco explorada, carecendo de informações mais didáticas, para que outras pessoas do mundo conheçam mais da cultura chinesa. A falta de legendas em Português do Brasil é uma pena, pois ajudaria no entendimento de alguns diálogos com mais facilidade

Os gráficos são belos em alguns locais, mas não conseguem manter um padrão geral, algo que destoa em certos momentos. Existem localidades que usam técnicas avançadas de iluminação, já outras acabam ficando um pouco borradas.

Xuan Yuan Sword 7 é recomendado para os amantes dos RPGs de ação, que buscam se distanciar dos temas já batidos. Mas saiba que sim, o estúdio terá que evoluir alguns pontos, então devemos julgar como um tipo de arte que ainda caminha no país. A China realmente será uma das grandes potências no mundo dos jogos, agora só nos resta esperar e se deleitar com essa linda cultura.

Entenda nossas notas


*Certifique que este é o preço praticado antes de efetuar a compra. Os valores podem variar.

Compartilhar.

About Author

Desenvolvedor Web e Analista de TI, gamer assíduo desde a época do Atari, fã de Metal Gear(menos o Phantom Pain) e Gears of War. Ter a oportunidade de trabalhar um pouco com games é um sonho realizado. Falta só ir para E3!!!

Confira as ofertas de Black Friday Xbox

Powered by keepvid themefull earn money