fbpx

O anúncio da aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft balançou o mundo dos games e dos negócios, e também azedou o início de ano para a dona do Playstation, que chegou a perder US$ 20 bilhões de valor de mercado. A Sony se pronunciou sobre a compra e pediu para a Microsoft honrar os contratos já firmados pela Activision, e ainda foi além, pedindo que os jogos se mantenham multiplaforma.

A declaração foi dada para o The Wall Street Journal:

Esperamos que a Microsoft cumpra os acordos contratuais e continue a garantir que os jogos da Activision sejam multiplataforma.

A Sony deve ter esquecido, mas após a compra da Bethesda, a Microsoft manteve os compromissos, tanto para lançar Deathloop como um exclusivo da plataforma Playstation por um ano, quanto para garantir que Ghostwire Tokyo também fosse um exclusivo temporário deles. No entanto, quem decide onde os jogos serão lançados, ou não, será a divisão de games do Xbox, como decidido para Starfield, que é exclusivo de Xbox Series X|S e PC, pois são plataformas que possuem o Xbox Game Pass. Também existem casos como o de The Elder Scrolls Online, que manteve toda a sua comunidade multiplaforma.

A grande preocupação da Sony é claramente Call of Duty, que mesmo não sendo um título exclusivo carrega as vendas de jogos para os consoles Playstation, sendo sempre um dos mais vendidos para o console. Call of Duty é extremamente popular em todas as plataformas, mas atualmente existe um contrato de exclusividade de conteúdos, que, inclusive, já privou os jogadores do Xbox de diversos conteúdos. A Sony já encheu a boca para falar que o “PlayStation é a nova casa de Call of Duty”, e deve estar sendo complicado existir a ameça de perder, de forma definitiva, um dos jogos mais lucrativos de sua plataforma de games.

A própria Activision se pronunciou e disse que irão manter todos os jogos já lançados nas plataformas onde existem hoje, e que não serão retirados. Mas para os jogos após a aquisição só o tempo dirá.

Honraremos todos os compromissos existentes após o fechamento. Assim como na aquisição do Minecraft pela Microsoft, não temos intenção de remover nenhum conteúdo das plataformas onde ele existe hoje.

Ainda assim vale frisar, que após os contratos atuais expirarem quem decide o que será multiplataforma ou não é a Microsoft. Phil Spencer, CEO da Microsoft Gaming, afirmou que não possuem intenção de afastar as comunidades do Playstation e deve analisar caso a caso, como fizeram com a Bethesda. Dessa forma, só o futuro dirá o que irá contecer com os jogos da Activision Blizzard.

Vale lembrar que todo o processo de aquisição será concluído em algum momento entre 01 de julho de 2022 a 30 junho de 2023. Então ainda teremos muitos capítulos nessa novela da exclusividade.

Aproveite e escute nosso podcast especial sobre o bombástico anúncio da aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft.

Compartilhar.

About Author

Administradora de Empresas, mas apaixonada pelo mundo dos games e pelo Xbox!Fã da incrível e complexa franquia Halo e de seu icônico líder, o Master Chief. Também apaixonada por Dragon Age e seu universo magnífico. Ahhh e quem disse que Dark Souls não é divertido? :DSempre ligada nas notícias e novidades do lado verde da força!

Powered by keepvid themefull earn money