fbpx

Hoa é aquele tipo de jogo que chama atenção logo de cara. Um visual de encher os olhos que mostra o esforço do pequeno estúdio vietnamita Scrollcat Studio em entregar um produto de qualidade.  Aqui, acompanhamos a pequena protagonista a explorar uma terra mágica, enquanto atravessa diversos obstáculos no caminho.

Será que a aventura faz jus aos belos gráficos que encantam a uma primeira vista?

História

Hoa conta a história de uma pequena fada que dá nome ao jogo. Ainda quando bebê, Hoa foi levada para longe de casa devido a um trágico evento que acometeu a tribo de fadas. O ponto de partida do jogo se dá ao retorno de Hoa para sua terra natal.


Sem quaisquer lembranças de seu passado, ela embarcará em uma jornada adentro de uma floresta que um dia foi seu lar. Ela conhecerá criaturas mágicas que a ajudarão descobrir sobre os eventos que caíram sobre a tribo das fadas, assim como seus poderes adormecidos.

Jogabilidade

Hoa é um um jogo de plataforma onde o jogador deve resolver uma série de quebra-cabeças. Cada cenário possui uma criatura mágica adormecida. Seu objetivo é capturar cinco borboletas para cada criatura mágica e assim avançar para o próximo cenário. Cada vez que acordamos uma criatura mágica conhecemos um pouco mais do passado de Hoa e ganhamos uma nova habilidade.

É basicamente isso. Coletar borboletas, despertar uma criatura mágica e avançar para descobrir mais sobre a história. É como um passeio tranquilo, o que pode tornar a experiência entediante para alguns. A bem da verdade, este era o objetivo principal do Skrollcat Studio, desenvolvedores do jogo. Criar uma experiência relaxante com foco maior na parte artística, que é onde o jogo de fato se destaca.

Gráficos e Som

É fácil bater os olhos em Hoa e vê o quão caprichada é a parte visual. Cenários estonteantes, pintados a mão, com detalhes riquíssimos. Qualquer semelhança com visual de produções do Studio Ghibli não é mera coincidência. Os desenvolvedores já declararam terem se inspirado nos trabalhos de Hayao Miyazaki, co-fundador do estúdio.

A parte sonora também não fica atrás. Hoa conta com uma trilha sonora gravada ao vivo (confira aqui) com melodias que combinam bem com a ideia do jogo de entregar uma experiência relaxante.

O Skrollcat Studio também fez o dever de casa e garantiu as legendas em português do Brasil.

Opinião

Hoa entrega uma doce aventura para quem busca uma calmaria em tempos de tempestade. Com uma jogabilidade simples, o jogo pode ser apreciado por qualquer público. A parte audiovisual é um verdadeiro deslumbre, não deixando nada a dever a grandes produções.

Infelizmente, a simplicidade de Hoa pode tornar-se entediante para aqueles mais ávidos por algum tipo de desafio. Outro fato que pode atrapalhar é a duração do jogo, que pode ser finalizado em pouco mais de duas horas. Por mais que tenha tido uma experiência agradável, no fundo ficou o sentimento de que o estúdio perdeu a oportunidade de entregar algo ainda mais marcante.

Entenda nossas notas


Clique aqui para conferir Hoa na Xbox Store

Compartilhar.

About Author

Aficionado pela cultura geek. Se o cinema é a sétima arte, os games são a oitava. Entrou no mundo dos consoles no NES e desde então vem acompanhando a geração dos games até o Xbox One. Caçador de indies, nas horas vagas tenta ser biólogo.

Powered by keepvid themefull earn money