fbpx

ELEX II começa com uma rápida recapitulação do primeiro jogo, na qual você é informado dos maiores eventos vivenciados em ELEX, facilitando assim quem for jogar sem ter jogado o anterior. Também é possível conferir a nossa análise de ELEX.

Ele trata-se de um RPG de mundo aberto, single-player, onde sempre a liberdade é tudo. Com árvore de skills e especializações, construção e melhoria de armas e munições, tudo bastante típico daqueles RPG bem raiz, também presente nos outros jogos da Piranha Bytes, como Risen. A narrativa se volta para Jax, que precisa unir as facções para combater o mal maior.

MAGALAN, UMA TERRA DE MUITOS…

Você está novamente na pele de Jax, vivendo isolado nos últimos anos após o duro trabalho de salvar Magalan e ainda tentar convencer que o pior está por vir. Voto vencido, você decide se exilar, em busca de uma preparação não só física, mas mental.

E claro, os maiores medos de Jax se tornam realidade, ocorrendo uma invasão, onde literalmente cai em sua porta, destruindo sua casa. “Cães” alienígenas lhe mordem e você desmaia. Você desperta debilitado dois dias depois, aos cuidados do médico Adam. Você é informado que está infectado com Dark Elex, uma forma nova, e mais agressiva, do Elex azul, que em breve será transformado em um Skyand, que aliás é o principal objetivo da invasão dos Skyands, para retransformar as formas vivas de Magalan com o uso do Dark Elex.

Adam promete estudar a infecção para reverter a transformação, enquanto você precisará trabalhar para recuperar sua forma e ainda seguir com o plano para combater a invasão. Obviamente o plano passa por Jax lidar com o passado e com as relações das diversas facções para montar uma resistência. As escolhas serão suas, interagindo com as 5 facções presentes: Berserkers, Albs, Morkons, Outlaws, Clerics. Tudo se resume a quem você acha que pode ajudar seu time para combater os Skyands. Mas lembrando que todas escolhas e ações terão consequências.

ELEX II - Facções

  • Berserkers são magos habilidosos, que usam o poder de Elex para realizar todos os tipos de feitiços. Eles conseguiram transformar o deserto de Tavar em uma utopia verde e exuberante e estabeleceram um posto avançado no antigo reduto dos Outlaws.
  • Outlaws estão espalhados por Magalan – alguns bandidos se juntaram aos Berserkers quando tomaram Tavar, alguns se mudaram para a Crater em Ateris e continuaram sua vida de crime.
  • Albs aprenderam com a derrota em ELEX, reduziram seu uso de Elex drasticamente, pois viram o quão eficaz um Alb com emoções reais pode ser quando Jax derrubou o Híbrido. Eles ainda não são os mais alegres, mas suas proezas de combate os tornam uma escolha interessante.
  • Clerics, famosos por seu amor pela engenharia e pela criação de poderosos robôs de combate movidos por Elex. Pagaram um alto preço na guerra contra os Albs. Eles não apenas perderam sua casa em Ignadon, mas muitos de seus irmãos e irmãs também caíram no campo de batalha.
  • Morkons são uma nova facção da ELEX II. Quando o meteoro atingiu Magalan, alguns sobreviventes fugiram para um sistema de túneis subterrâneos e viveram uma vida de escuridão e privação. Mas recentemente, eles começaram a deixar seu isolamento e querem espalhar sua religião e exterminar qualquer um que se oponha a eles.

ELEX II - Jetpack

EVOLUÇÃO A JATO

Em ELEX a jogabilidade era um pouco amarrada e arrastada, com controles nem sempre muitos precisos, além disso os inimigos, quando derrotados, não deixavam armas. Essa foi a maior evolução em ELEX II, os controles e combates ficaram mais dinâmicos, e ainda com o acréscimo do Jetpack, que o elevou a outro patamar. Além do uso para movimentação e alcance em certas partes do mapa, até então inimagináveis, você também vai utilizá-lo para combate, de modo que as batalhas possam ser travadas não apenas em solo, mas também no ar e porque não em combos ao estilo Super-Homem? Como todo RPG de respeito, claro que há opções de evoluir e melhorar, não só as armas, mas também o Jetpack, podendo incrementar a velocidade, quantidade de combustível em até 50 níveis, até mesmo recursos “salva-pele”, pois quando acaba o combustível, o que está lá cima irá cair, e os retrorockets evitarão um dano maior.

O combate em ELEX II possui várias opções, podendo usar armas corpo-a-corpo de uma mão, de duas mãos, escudos, armas a distância como arcos, bestas, espingardas, blasters, armas pesadas como lançadores de granadas, lançadores de foguetes, lançadores de lanças e canhões. Não esquecendo da magia em caso de alinhamento com as facções que façam uso delas. A grande maioria dos inimigos partem para um combate corpo a corpo, mas alguns tentam se afastar para usar armas a distância como espingardas etc. Alguns monstros cospem veneno e até energia. Deste jeito a esquiva/rolagem sempre será sua melhor amiga, assim como no jogo modinha Souls. 🙂

Ao acumular pontos de experiência, seja matando inimigos, completando missões, encontrando documentos e localizações, Jax não só aumenta de nível, mas também ganha pontos de atributos (AP – Attribute Points) e conhecimento (LP – Learning Points) para evoluir o personagem. Os pontos de atributos podem ser atribuídos a Strength, Constitution, Dexterity, Intelligence e Cunning. Já os pontos de conhecimento devem ser gastos com treinadores específicos das habilidades, que estão divididas em Combat, Survival, Crafting, Personality, as exclusivas das facções e o Jetpack.

As armas possuem restrições de uso, requerendo certa quantidade de pontos em atributos específicos, por exemplo armas de combate corpo-a-corpo tendem a requerer mais pontos de Strength e alguns de Dexterity ou Constitution. Já as armas de combate a distância, requerem primeiramente mais Dexterity e alguns de strength ou constitution.

Embora haja o nível do personagem, em ELEX II os inimigos não possuem nivelamento. Cada vez que encontrar ou reencontrar um monstro você terá a mesma dificuldade. Mas em casos de grande diferença de combate, uma caveira irá aparecer acima do status do inimigo, indicando que o combate ali será muito desproporcional para você. Dessa forma, você pode tentar uma tática de stealth ou até mesmo sebo nas canelas/jetpack.

Caso opte pela tática stealth você pode até aprender a roubar outros personagens, abrir baús e até hackear cofres. Mas lembre-se que cada ação tem sua consequência. Quanto mais “destruição” causar, seja mentindo, matando ou roubando, mais para o lado negro você irá. Ao longo do jogo você terá a opção de usar diversos companheiros, e dependendo das suas escolhas ele poderá não gostar, chegando até um certo ponto que ele o abandonará.

Você poderá encontrar ou até mesmo comprar blueprints (receitas) de poções, refeições e munições. Quanto mais elaboradas as poções, mais habilidades de química você irá precisar, a mesma coisa se aplica para munições que requerem habilidade de criação de munição. Se preferir você poderá comprar os itens já prontos de diversos vendedores espalhados por Magalan. O comércio é livre, porém alguns vendedores poderão exigir alguma autorização ou alinhamento.

Para evoluir suas armas você vai precisar além das armas obtidas ao derrotar os inimigos ou encontradas pelo mapa, também de materiais como Elex, Dark Elex, Iron Ore, Scrap, Mana, Sulfur entre outros. Você irá encontrá-los em todos os cantos, sempre vasculhe o mapa nos lugares mais inusitados. As armas mais especiais poderão utilizar gemas, cabe a você também encontrá-las, combiná-las aumentando o bonus imposto. Nas bancadas de melhorias, você irá combinar armas danificadas, depois armas em melhores condições até alcançar uma qualidade maior.

Já as armaduras não podem ser melhoradas, devem ser trocadas por outras, cada uma com seu grau de proteção, há peças para cabeça, corpo e pernas. Também é possível utilizar 2 itens que implicam bônus, dando pontos de atributos/habilidades.

O interessante é que não há limite e penalização no uso de seu inventário. Os looters agradecem!

Existem diversas missões secundárias que são separadas em uma árvore por localidade ou pelos companheiros. Há uma infinidade delas e isto é muito bom! Mas se atente que algumas decisões afetam as missões, podendo até mesmo cancelar ou falhar outras.

ELEX II - Atributos

PERFORMANCE

Na parte de gráficos o jogo também evoluiu muito em relação ao antecessor, com suporte a Smart Delivery, a versão analisada foi a para Xbox Series X|S, jogada no Xbox Series X. Ainda assim tive alguns pequenos problemas de queda de FPS, principalmente quando ocorria a gravação do save game. Mas nada que atrapalhe o bom andamento do jogo. Também há suporte para o Quick Resume, ganhando alguns minutos toda vez que retornava para jogar no console.

Os cenários de Magalan estão bem ambientados e com ótimas variações e apresentações. Há uma infinidade de monstros e personagens NPCs, porém conforme você vai explorando mais, fica nítido o reaproveitamento dos assets/recursos, monstros com a mesma formação mudando aspectos da aparência como pelagem, personagens NPCs com a mesma face e algumas mudanças de pelos faciais. Ainda assim não compromete a experiência do jogo, que melhorou muito em relação ao antecessor.

OPNIÃO

ELEX II é um jogo RPG de mundo aberto bem raiz, single-player, com ações e consequências, muitas opções de armamentos, melhorias, magia, poções e claro muitas missões secundárias. Vemos claramente que há muita inspiração em Fallout, Skyrim e Mass Effect. Joguei por mais de 100hs e ainda queria mais. Um ponto a considerar é que não tem a opção de idioma português, embora possua inglês, alemão, francês, italiano, espanhol, polonês, russo, chinês e japonês.

O desenrolar da trama vai se desenhando conforme suas decisões, já que além de formar uma força tarefa para combater a invasão, você também terá que lidar com tramas, melindres e guerras, até de egos, entre as facções. Nos 4 capítulos de ELEX II há algumas reviravoltas e claro muitas dúvidas, mas conseguiram amarrar muito bem a narrativa, de modo que mesmo tendo a liberdade do mundo aberto, no final as suas decisões terão peso ao término do jogo. Quem sabe em um possível ELEX III a franquia consiga um alcance ainda maior.

Plataformas: Xbox One, Xbox Series X|S
Publicado por: THQ Nordic
Desenvolvido por: Piranha Bytes
Data de lançamento: 01/03/2022
Opções de compra: Microsoft Store

Compartilhar.

About Author

Aficionado por games, comecei cedo: Intellivision -> MSX -> PC -> Xbox 360 / PS3 / PSP -> Xbox One. Fã de Fallout, Bioshock, Assassin's Creed, Mass Effect, Borderlands, Skyrim, Just Cause, Dead Island, Gears of War, Far Cry, Halo, GTA entre outros. Também aficionado por séries de TV, NFL (GO GIANTS!), NBA (Go Lakers), Futebol (Fluminense).

Powered by keepvid themefull earn money