fbpx

Os gauleses mais adorados do mundo estão de volta em uma nova aventura para acabar com os planos dos romanos de conquistar toda a Gália. Asterix e toda sua trupe retornaram ao mundo dos games em Asterix & Obelix: Slap Them All!, um Beat ’em up que promete muitos tapas e socos.

Será que o jogo conseguiu dar aquela renovada nesta clássica franquia?

De volta a 50 anos antes de Cristo

A história de  Asterix & Obelix: Slap Them All! segue o mesmo prólogo de todas edições de livros, hqs e outras mídias. Estamos no ano de 50 A.C, a região da antiga Gália está tomada pelos romanos. Entretanto, uma pequena vila de gauleses resiste ao poderoso império romano. Sim, a vila de vive Asterix, Obelix e outros conhecidos personagens da obra. Em seis capítulos, acompanhamos Asterix e Obelix realizar diversas tarefas para expulsar os romanos e ainda ajudar tribos vizinhas.

Como o jogo é um beat’em up, a história não é lá seu ponto forte. O foco aqui é outro: a pancadaria. Cenas não interativas em forma de quadrinhos explicam brevemente o que está acontecendo e logo somos jogados para o campo de batalha.

Esmagando botões

 Asterix & Obelix: Slap Them All! parece seguir a cartilha do gênero beat’em up. Avançar para o lado direito da tela do jogo, parar para descer a porrada em alguns adversários, até chegar ao ponto final da fase. Em um primeiro instante, o jogo impressiona devido a qualidade dos personagens e dos cenários. Tudo muito bem desenhado, remetendo perfeitamente a sensação de estar jogando um desenho animado. No entanto, não demora até as coisas ficarem “desanimadoras”. Começando pela jogabilidade.

Temos um botão de ataques normais, ataques especiais, pular, agarrar o inimigo e bloquear (este último praticamente não precisa ser usado). O ataque especial usa energia, que é representada por pequenos raios, abaixo da barra de vida. O jogo conta com suporte cooperativo local, todavia não pude experimentar por não possuir um segundo controle. Parece que o dever de casa foi feito, até que você percebe a ausência de alguns elementos que seriam comuns em outros beat’em up.

Não há combinação de golpes. Basicamente só há um combo em que você precisa apertar o comando de ataque normal infinitamente. Um ataque especial aqui, outro ali, só pra dar uma variada. Pronto, tudo resolvido. Também não há objetos interativos no cenário. Arremessar barris ou jarros, usar armas de inimigos, ou qualquer outro objeto que poderia servir como uma arma? Aqui não.

Infelizmente, a repetição não se limita a só usar os mesmos comandos no combate. Os inimigos também são repetitivos. Nem falo do fato de usarem os mesmos modelos com pequenas diferenças de cor ou vestimenta, mas seus movimentos. Se você aprende o padrão de ataques de um, aprendeu de praticamente todos. Há momentos que a tela fica entupida de inimigos, mas todos com praticamente o mesmo padrão. Nada que esmagar os botões repetidamente não resolva (vou até recomendar para o Guido!). Parece que os desenvolvedores optaram pela quantidade e não qualidade.

As aparências podem enganar

Como já mencionado,  Asterix & Obelix: Slap Them All! é um belo jogo, com um estilo que remete uma HQ. Dos movimentos dos golpes de cada personagem até os cenários do jogo, tudo é muito bem feito. Entretanto, o visual do jogo não fugiu da repetitividade. Assim como os personagens são genéricos, os cenários também. Durante os capítulos do jogo, Asterix e Obelix viajam por vários locais da Europa, mas podemos contar em uma mão quais deles são realmente diferentes ou se destacam um dos outros.

Pra fechar o pacote, ainda existem uns pequenos bugs que são relativamente comuns em beat’em up. Inimigos presos na borda da tela, os quais não tinha como derrotá-los, dessa forma não conseguia avançar na aventura sendo necessário recomeçar tooooodo o capítulo. Olhando o copo cheio, estes bugs não são tão presentes assim, mas eles ocorrem.

Quanto a parte sonora, não há muitos momentos de fala dos personagens, somente quando eles dão alguns golpes. Temos repetição aqui? Sim, também temos repetição. Você mal consegue ouvir a música de fundo em vários momentos por que seus inimigos estarão dando os mesmos berros de dor enquanto são golpeados.

O jogo não está localizado em português do Brasil, mas confesso que isso não chega a influenciar tanto a experiência já que são poucos os diálogos presentes no jogo e a história também não é lá o seu ponto forte. Aqui o negócio é avançar e bater!

Opinião

 Asterix & Obelix: Slap Them All! poderia ser uma ótima oportunidade de agradar fãs e aqueles que nunca tiveram contato com a série. Os visuais caprichados mostram que houve um cuidado em entregar uma experiência fiel a obra original. Entretanto, a jogabilidade exaustivamente repetitiva estraga qualquer chance do jogo se destacar. Serão seis longo capítulos para aqueles que tentarão se aventurar pela antiga Gália. Aí é fechar os olhos, esmagar os botões e esperar acabar.

Plataformas: Xbox One, Xbox Series X|S
Publicado por: Microids
Desenvolvido por: Mr. Nutz Studio
Data de lançamento: 01/12/2021
Opções de compra: Microsoft Store
Compartilhar.

About Author

Aficionado pela cultura geek. Se o cinema é a sétima arte, os games são a oitava. Entrou no mundo dos consoles no NES e desde então vem acompanhando a geração dos games até o Xbox One. Caçador de indies, nas horas vagas tenta ser biólogo.

Powered by keepvid themefull earn money