fbpx
Quem não se lembra de jogos como Castlevania e Contra? Esses clássicos estão na história de muitos jogadores, que cresceram se desafiando e lutando contra as probabilidades, que na maioria das vezes, sempre estava a favor dos inimigos. Mas com a modernização, algumas obras não possuem a mesma essência, deixando no passado a fórmula de sucesso.
Com o advento dos indies, muitos jogos estão voltando a vida da maneira correta, já outros pegam inspiração nesses clássicos. Esse é o caso do metroidvania Infernaxque carrega um forte sentimento de nostalgia, mas sem deixar de reunir grandes ideias.

UM PASSADO FAMILIAR

Nos primeiros minutos de nossa jogatina em Infernax, temos que lidar com uma ameaça que ataca uma das cidades do jogo. Algo que coloca nosso herói Alcedor, em uma posição de caçador. Após conversar com alguns habitantes e partir para nossa aventura, conhecemos um mundo que vive no sobrenatural. Esse começo da história é bem interessante, pois prende o jogador com algo familiar, que vivemos em outros jogos da franquia Castlevania. São clichês, que mesmo repetidos, conseguem nos surpreender.

Infernax tem um alto nível de violência.

A história de Infernax não é marcante, nem mesmo cheia de reviravoltas. Mas a experiência que temos durante nossa jornada, é algo que me marcou.

A dificuldade também é algo bem familiar, principalmente se você escolher o modo clássico, no qual perdemos experiência e ouro ao morrer. Caso você queira uma experiência menos estressante, pode escolher o casual que possui vidas e opções de manter o ouro e experiência. Mesmo que o jogador escolha o estilo casual, o jogo continua difícil, então fique tranquilo, desafio você terá.

A grande diferença de Infernax para outras obras do passado, é o nível de gore, que tenta impressionar com cenas grotescas. Claro que já vimos isso em outros jogos como o ótimo Blasphemous, mas é um artificio que encaixa com a lore do jogo.

SEJA UM GUERREIRO

Alcedor é um poderoso cavaleiro templário, que fará o que for possível para acabar com um mal oculto, que está espalhado pelo mundo. Munido de uma maça e escudo, temos a habilidade de acertar golpes simples em nossos inimigos, além é claro de se defender de projéteis e armadilhas.

Nosso herói pode usar equipamentos com qualidades melhores, que podem ser encontrados em lugares secretos ou comprando com alguns locais. Esse tipo de gameplay é interessante para estimular o jogador a buscar novos itens.

Converse com alguns personagens para descobrir missões secretas.

Nosso herói possui também algumas habilidades, que são encontradas em alguns locais escondidos ou mesmo compradas com alguns mercadores. Essas habilidades além de interferir no combate, como magias e escudos, também podem ajudar a passar por locais de difícil acesso, algo bem comum em jogos do gênero.

Alcedor recebe experiência a medida que elimina inimigos ou até mesmo completa missões. Esses pontos de experiência são usados para evoluir nosso personagem em altares espalhados pelo mundo. Assim que ativamos o altar enchemos nossa vida e mana, assim como o número de vidas.

Diferente dos clássicos, no qual temos uma jogabilidade mais travada, aqui temos comandos mais precisos, que evitam certas mortes bobas, algo que proporciona diversão e não frustração.

MUITAS ESCOLHAS E POSSIBILIDADES

Um dos maiores diferenciais de Infernax são suas escolhas, que refletem tanto na narrativa, quanto nos itens que podemos encontrar. Sabemos que os jogos de hoje estão repletos desse tipo de jogabilidade, aqui realmente são opções que mexem com o presente e podem mudar algumas missões secundárias e principalmente os finais, que muitas vezes são surpreendentes.

Algumas escolhas interferem no destino de algumas pessoas e até mesmo vilas, então muitas vezes você não saberá o que fazer, pois o que te pedem ou questionam, nos coloca em uma situação de extrema dúvida.

Nossas escolhas são bem complicadas.

Um dica bem importante, é que assim que o jogador termina uma jornada, ele recebe um livro com uma palavra secreta, que se usada como nome do protagonista no inicio, pode desbloquear um novo personagem. Esse tipo de recurso aumenta o fator replay, além de fazer homenagens a personagens bem conhecidos de alguns jogos.

NO CAIR DA NOITE

Os inimigos em nossa aventura são bem ferozesprincipalmente os chefes que podem dar trabalho para alguns jogadores, com batalhas memoráveis e cheias de personalidade.

O mundo de Infernax possui ciclos de dia e noite, algo que interfere nos tipos de inimigos que aparecem durante as fases. Esse ciclo só não afeta os calabouços, nos quais habitam inimigos únicos.

O dia e a noite interferem nos tipos de inimigos.

Falando dos calabouços, além de serem bem desafiadores, eles possuem diferentes layouts, com armadilhas e inimigos exclusivos. Além disso, em alguns calabouços secretos temos a possibilidade de encontrar itens poderosos.

Como estamos falando de um Metroidvania, em vários momentos voltaremos a locais que antes não tínhamos acesso, logo você passará pelo mesmo local várias vezes. Caso encontre a magia de teletransporte, o jogador poderá navegar rapidamente entre os altares, facilitando a exploração.

PIXEL, MAS COM MUITA QUALIDADE

Quando comecei minha aventura eu não sabia que poderia me surpreender com a qualidade de um pixel art, principalmente com os seus efeitos sonoros. Que músicas gostosas de ouvir! Com apenas algumas poucas horas já estava cantarolando as faixas.

Infernax possui legendas em português do Brasil, nos permitindo entender o que devemos fazer em alguns pontos de nossa jornada, além de saber mais da história.

Existe uma grande variedade de cenários.

Os gráficos em pixel art encantam, principalmente por trazer certa semelhança com algumas obras que conhecemos. Além disso, existe uma grande variedade de cenários que não deixa o jogador enjoar da jogatina.

OPINIÃO

Infernax é um dos melhores indies que joguei em 2022, com uma qualidade incrível, tanto no seu gameplay, quanto nas partes técnicas impecáveis.

As escolhas são parte importante da experiência, com opções que realmente mudam o contexto e desfecho de nossa história. Sentimos o peso de ter que fazer escolhas difíceis e até mesmo duvidosas. Como todo bom metroidvania raiz, temos o vai e volta nos cenários, que mesmo sendo algo recorrente, é algo divertido de se fazer, inclusive com diferentes coisas para se fazer e descobrir. Mesmo sendo um jogo retrô, a jogabilidade é precisa e cheia de recursos, algo que traz prazer na hora de explorar e evoluir nosso personagem.

Em um ano que ainda está aquecendo de lançamentos, temos um jogo bem feito e divertido para saciar nossa fome por metroidvanias ou mesmo jogos de ação e aventura. E o melhor, essa joia está no Xbox Game Pass, então aproveite!!!

Plataformas: Xbox One, Xbox Series X|S, xCloud, e PC
Publicado por: The Arcade Crew
Desenvolvido por: Berzerk Studio
Data de lançamento: 14/02/2022
Opções de compra: Microsoft Store

Compartilhar.

About Author

Desenvolvedor Web e Analista de TI, gamer assíduo desde a época do Atari, fã de Metal Gear(menos o Phantom Pain) e Gears of War. Ter a oportunidade de trabalhar um pouco com games é um sonho realizado. Falta só ir para E3!!!

Powered by keepvid themefull earn money