fbpx

O automobilismo é uma das maiores paixões do mundo, com adeptos em várias categorias, que se dividem, mas que se completam no amor ao esporte. Nos jogos, não é muito diferente, com algumas obras se tornando referências para seus diferentes segmentos. Podemos citar a franquia Forza como a principal “força” tanto no arcade, quanto em simuladores nos consoles, ou ainda outras franquias como Dirt, que é focada no Rally, e F1 buscando ser referência em seu segmento.

Outra franquia bem importante do automobilismo, que agora está de volta, é Grid, que após fazer uma aparição tímida em 2019, chega com Legends, uma versão turbinada do que tivemos no passado.

Será que o jogo consegue bater de frente com outras obras do gênero ou é só mais um na pista? Descubra em nossa análise a seguir.

RUMO A GLÓRIA

Um dos pontos que mais me chamaram atenção em Grid Legends é o seu interessante modo carreira. Além das corridas serem divertidas, temos um roteiro bacana com algumas surpresas durante nossa jornada, que foram criadas com muito carinho pela desenvolvedora.

Seguimos a história de Marcus e a equipe Seneca, que buscam um novo piloto para compor sua equipe, mas nada é tão simples, e cabe a você, o novo piloto, seguir um novo caminho para a glória. Marcus é um personagem bem interessante, assim como os outros pilotos, que são cheios de personalidade e algumas canastrices em suas atuações.

Todas as cenas são filmadas em live action e parecem um grande documentário sobre a equipe Seneca e sua ascensão. É muito legal ver o desfecho de toda a temporada, além dos dramas que cercam toda a equipe e seus concorrentes.

Marcus é o chefe da equipe Seneca.

Um dos pontos negativos que encontrei foi que não importa a sua classificação, se você completar o objetivo mínimo ou vencer em primeiro, as animações são as mesmas. Então existem momentos que não fazem sentido ter uma tensão, se você está bem no campeonato.

O tempo de campanha é bem satisfatório e introduz bem o jogador a cada tipo de corrida. Assim que acabamos nossa jornada podemos partir para as categorias em modo tradicional, algo que foge da dinâmica de carreira.

UMA INFINIDADE DE OPÇÕES

Grid Legends também possui categorias avulsas com várias modalidades, que incluem circuitos, eliminação, carros elétricos e muito mais.  Essas categorias podem ser acessadas independentes do modo campanha, algo que eu fiz posteriormente e foi bem interessante, principalmente por esse modo ter uma dificuldade mais elevada.

Além do modo carreira, Legends disponibiliza uma grande quantidade de modos

A quantidade de corridas é bem satisfatória, assim como a curva de aprendizado das categorias, que vai aumentando a dificuldade a medida que subimos de categoria.

Nem todos os tipos de corrida estão liberados nas categorias iniciais, então avance para ter a possibilidade de ter um desafio maior. A maioria das corridas são desbloqueadas ao vencer as corridas, já outras exigem o uso de determinados veículos.

Outra diferença para o modo carreira é que podemos escolher nosso carro. Isso é bem legal, pois podemos comprar e gerenciar diferentes veículos para situação diversas.

A SUA GARAGEM

A garagem é uma parte importante de nossa jornada e Grid Legends consegue satisfazer os amantes por carros, com uma grande variedade de veículos, separados por categorias e estilos.

Cada veiculo também pode ser melhorado, através de upgrades, que podem ser comprados com moedas do próprio jogo. Lembra que falei de algumas pistas que precisam ser desbloqueadas? Usar bastante um determinado veículo debloqueia upgrades e consequentemente as pistas que possuem essa exigência.

Também temos a opção de customizar nossa equipe, com cores e até mesmo emblemas, algo que não muda muito a experiência final, mas é um interessante recurso adicional.

UM ENGINE DO PASSADO

Grid Legends sofre com problemas deixados pelo passado. Optar por reutilizar a engine também trouxe alguns problemas, como um motor gráfico ultrapassado e instável. O mais grave que encontrei foram as quedas de frames, mesmo jogando em um Xbox Series S tive quedas consideráveis. Alguns amigos também relataram o mesmo problema no Series X, então é culpa exclusiva da desenvolvedora.

Outro problema que me incomodou foi na física, com a qual o carro bate em uma mureta e não sentimos esse impacto. Assim como a frenagem, que não passa a experiência de parar um carro em alta velocidade.

Na maior parte de nossa jornada temos uma experiência boa de correr, mas que ficam esses pontos que poderiam ser melhorados para ser mais realista.

SOM E GRÁFICOS

Os gráficos são bonitos, mas nada que seja extraordinário, com efeitos básicos de iluminação e sombra. Os carros não amassam como deveriam, então faltou um pouco de capricho nesse quesito.

O design das pistas são bem próximos de algumas pistas bem conhecidas pelos fãs do automobilismo, então você vai se sentir em casa durante vários momentos.

Algumas pistas são cheias de detalhes.

O som cumpre seu papel com uma trilha característica de jogos de corrida, com algo que não rouba o palco dos efeitos, que são bem simplórios.

Grid Legends possui legendas em Português do Brasil, algo que ajuda na imersão do modo campanha. Como temos alguns diálogos durante as corridas, fica bem legal de ouvir os conselhos do chefe de equipe.

OPINIÃO

Grid Legends é uma boa opção para quem curte jogos de corrida mais casuais e não liga para configurações de assistências mais avançadas. O modo campanha é um grande diferencial, onde temos a jornada da equipe Seneca, liderada por Marcus, um profissional que busca se firmar no automobilismo. Assumimos a posição de piloto da equipe, tendo que lidar com várias dramas, que são vivenciados no dia dia daqueles profissionais.

Grid Legends também possui uma grande variedade de modos, que são apresentados durante a campanha e amadurecidos nos modos tradicionais, nos quais temos uma dificuldade que sobe de acordo com a categoria avançada.

O grande ponto negativo do jogo é em sua engine, que se mostra muito ultrapassada e mal otimizada. As quedas de frames são constantes, mesmo em consoles da nova geração. Apesar de oferecer uma dirigibilidade divertida, alguns pontos como a física de danos e frenagem queimam um pouco a largada do que seria uma ótima corrida. Espero que a Codemasters consiga aumentar sua qualidade nos próximos lançamentos, pois com sua aquisição pela EA, o estúdio tem tudo para ser uma grande força no gênero.

Plataformas: Xbox One e Xbox Series X|S
Publicado por: Electronic Arts
Desenvolvido por: Codemasters
Data de lançamento: 24/02/2022
Opções de compra: Amazon e Microsoft Store

Compartilhar.

About Author

Desenvolvedor Web e Analista de TI, gamer assíduo desde a época do Atari, fã de Metal Gear(menos o Phantom Pain) e Gears of War. Ter a oportunidade de trabalhar um pouco com games é um sonho realizado. Falta só ir para E3!!!

Powered by keepvid themefull earn money