fbpx

O programa ID@Xbox tem sido muito importante para conectar o Xbox com os estúdios independentes, assim como tem sido crucial para dar destaque aos mais diversos jogos Indies na plataforma. Hoje, o ID@Xbox comemora 9 anos, e Chris Charla, gerente geral de curadoria de conteúdo e programas da Microsoft, compartilhou alguns dados interessantes sobre o programa.

Um dos pontos importantes na relação com esses desenvolvedores independentes é sempre ouví-los, isso possibilita aos gestores do ID@Xbox aprender diretamente com os desenvolvedores acerca do que eles precisam, assim como compreender o que funciona ou não nessa parceria. Charla revela que inovações como cross-play com outros consoles, por exemplo, vieram de sugestões diretas desses parceiros.

Quanto aos números, eles excederam todas as expectativas. Desde que o ID@Xbox foi criado, os desenvolvedores independentes ganharam mais de US$ 2,5 bilhões em royalties e a receita total gerada por esses parceiros no Xbox quase dobrou nos últimos três anos, o que demonstra a força dos Indies na plataforma. Além disso, o programa conta, ou já contou, com mais de 4.600 desenvolvedores de 94 países em todo o mundo. Desses, mais de 1.000 se inscreveram nos últimos dois anos.

O Xbox Game Pass também tem tido grande importância nessa relação, pois garante uma alta visibilidade para os criadores independentes. Charla revelou que já foram pagos centenas de milhões de dólares em taxas de licença do Game Pass para esses criadores.

Apesar de ter o impressionante número de mais de 3.000 jogos de desenvolvedores independentes no Xbox, a direção do ID@Xbox afirma que ainda tem um longo caminho a percorrer. As equipes da Microsoft estão focadas para resolver os desafios referentes a descoberta desses jogos Indies pelos jogadores, de forma a garantir que os desenvolvedores encontrem o público para seus jogos.

Para quem ainda não conhece, o ID@xbox é um programa de apoio aos desenvolvedores de jogos independentes, onde a Microsoft fecha contratos com esses desenvolvedores, já consolidados, e com um portfólio contendo bons títulos. A empresa também está aberta aos estúdios menores e que estejam começando desde que tenha bom projeto, com ideias boas e inovadoras.

Compartilhar.

About Author

Administradora de Empresas, mas apaixonada pelo mundo dos games e pelo Xbox!Fã da incrível e complexa franquia Halo e de seu icônico líder, o Master Chief. Também apaixonada por Dragon Age e seu universo magnífico. Ahhh e quem disse que Dark Souls não é divertido? :DSempre ligada nas notícias e novidades do lado verde da força!

Powered by keepvid themefull earn money