fbpx

Submerged: Hidden Depths é um jogo de exploração baseado em narrativa da Uppercut Games, criadores do antecessor Submerged, e do excelente roguelike City of Brass. O título originalmente era exclusivo da plataforma Google Stadia, lançado em 2020,mas chega agora para Xbox One, Xbox Series X|S e demais plataformas.

Trata-se da história de dois irmãos, Miku e Taku, que estão em busca de um novo lar, depois do mundo ser arruinado por uma grande inundação e o surgimento de uma massa negra que cresce e domina. Como está quase tudo submerso, daí o nome do jogo, o principal meio de transporte acaba sendo um barco. Ao longo do jogo você irá encontrar peças para melhorá-lo.

UM MUNDO INUNDADO

O estúdio anuncia o jogo como uma aventura “relaxploration”, na qual o relaxamento está no centro do jogo, desde os sons suaves do oceano, o nascer do sol sereno, até os ambientes ricos e deslumbrantes. Mas há escuridão mesmo na tranquilidade brilhante. Ele se trata de um jogo em terceira pessoa sem combate, e esse recurso (ou a falta dele) o torna uma excelente fuga do estresse da vida. A trilha sonora é de autoria de Jeff Van Dyck, ganhador de um prêmio BAFTA, e já se encontra disponível em diversas plataformas.

Assim como no jogo antecessor, confira nossa análise, a história é apresentada, porém há diversas lacunas a serem preenchidas, muitas delas serão compreendidas através da coleta de diários espalhados pelo mapa, e claro quando os objetivos são concluídos.

Houve uma grande evolução em relação ao jogo anterior, e Submerged: Hidden Depths ganhou uma história mais densa e sombria, que é soltada aos poucos, despertando ainda mais curiosidade. O mapa foi aumentado, assim como a quantidade de colecionáveis. Destaque para os belos cenários e contrastes entre a natureza e a ação da massa negra.

Mapa

Os personagens falam em um dialeto irreconhecível, logo toda narrativa do jogo é textual, embora algumas palavras lembrem outros idiomas. Com legendas e menus totalmente em português, o que auxilia os jogadores que não dominam o inglês.

PLATAFORMAS, PUZZLES E SEMENTES

Para salvar mais uma vez a área que estão, Miku e Taku, precisam encontrar as 10 sementes espalhadas pelo mapa e recolocá-las nas plantas, de modo que expulse a massa negra, uma espécie de infecção, para que a vida retorne a florescer. Você precisará encontrar em cada localidade, seja subindo escadas, canos, descendo em tirolesas, elevadores e até resolvendo alguns puzzles.

Navegando

Além do barco para se locomover, você possui uma luneta que auxilia a visualizar e encontrar os objetivos. Agora existem 10 mirantes, que funcionam tipo um farol, nos quais uma vez visitados e suas tochas acessas, liberam localizações em seu mapa. Você poderá coletar além dos upgrades para o seu barco, diários que completam as lacunas da história, relíquias, flores, monumentos e, claro, as sementes.

Em cada localidade onde está uma semente, você irá encontrar 1 flor, 4 diários e 9 peças de estilos que completado o conjunto libera uma “skin“, para a roupa, cabelo de Miku e o barco. Caso você seja um jogador colecionista, recomendo antes de colocar a semente em seu lugar, colete todos os 15 objetos, pois após salvar a grande planta da infecção, você voltará para o Domo, ponto principal do mapa, onde os personagens vivem. Porém uma vez a área visitada, também libera o fast travel para ela. Então não se preocupe se deixar algo para trás. No domo você poderá colocar e exibir grande parte dos colecionáveis, como as relíquias, páginas dos diários, imagens dos animais encontrados e as flores.

Submerged: Hidden Depths - Semente

As sementes estarão sempre em locais com uma estrutura que está conectada a mesma, aproveitando a energia para algum equipamento. Cada lugar um equipamento diferente, mas se você interpretar as entrelinhas, você verá que a narrativa também se trata de uma crítica a vida que levamos, onde deixamos muitas vezes de cuidar e contemplar a natureza. Tem uma pegada um pouco melancólica e depressiva, contando um pouco da história dos dois irmãos sozinhos pelo mundo, mas muita coisa só será revelada obtendo todos os diários.

Muitas das construções estão em pedaços, e ao vocês se aproximarem, haverá alguns desabamentos, reagindo a nossa presença. Assim como as formas dos habitantes, que a massa negra provavelmente retirou a vida.

OPINIÃO

Submerged: Hidden Depths é um jogo com foco na narrativa e exploração. Os cenários paradisíacos, mesmo em um mundo pós devastação, e com uma trilha sonora relaxante, deixarão você pensativo. Muitas perguntas ecoam como o que aconteceu com o mundo? Estaríamos só? Enfim, muitas destas repostas deixam o jogador ainda mais instigado e querendo explorar mais. Não é um jogo que agradará todos, mas vale a pena a jornada e reflexão deixada, ou senão, para os jogadores desbloquearem todas as conquistas, deve levar por volta de 6 a 8 horas. O jogo possui recursos como Quick Resume e Smart Delivery.

Submerged: Hidden Depths
Plataformas: Xbox One, Xbox Series X|S
Publicado por: Uppercut Games Pty Ltd
Desenvolvido por: Uppercut Games Pty Ltd
Data de lançamento: 09/03/2022
Opções de compra: Microsoft Store
Compartilhar.

About Author

Aficionado por games, comecei cedo: Intellivision -> MSX -> PC -> Xbox 360 / PS3 / PSP -> Xbox One. Fã de Fallout, Bioshock, Assassin's Creed, Mass Effect, Borderlands, Skyrim, Just Cause, Dead Island, Gears of War, Far Cry, Halo, GTA entre outros. Também aficionado por séries de TV, NFL (GO GIANTS!), NBA (Go Lakers), Futebol (Fluminense).

Powered by keepvid themefull earn money