Ícone do site Xbox Power

Análise – Submerged: Hidden Depths

Submerged: Hidden Depths é um jogo de exploração baseado em narrativa da Uppercut Games, criadores do antecessor Submerged, e do excelente roguelike City of Brass. O título originalmente era exclusivo da plataforma Google Stadia, lançado em 2020,mas chega agora para Xbox One, Xbox Series X|S e demais plataformas.

Trata-se da história de dois irmãos, Miku e Taku, que estão em busca de um novo lar, depois do mundo ser arruinado por uma grande inundação e o surgimento de uma massa negra que cresce e domina. Como está quase tudo submerso, daí o nome do jogo, o principal meio de transporte acaba sendo um barco. Ao longo do jogo você irá encontrar peças para melhorá-lo.

UM MUNDO INUNDADO

O estúdio anuncia o jogo como uma aventura “relaxploration”, na qual o relaxamento está no centro do jogo, desde os sons suaves do oceano, o nascer do sol sereno, até os ambientes ricos e deslumbrantes. Mas há escuridão mesmo na tranquilidade brilhante. Ele se trata de um jogo em terceira pessoa sem combate, e esse recurso (ou a falta dele) o torna uma excelente fuga do estresse da vida. A trilha sonora é de autoria de Jeff Van Dyck, ganhador de um prêmio BAFTA, e já se encontra disponível em diversas plataformas.

Assim como no jogo antecessor, confira nossa análise, a história é apresentada, porém há diversas lacunas a serem preenchidas, muitas delas serão compreendidas através da coleta de diários espalhados pelo mapa, e claro quando os objetivos são concluídos.

Houve uma grande evolução em relação ao jogo anterior, e Submerged: Hidden Depths ganhou uma história mais densa e sombria, que é soltada aos poucos, despertando ainda mais curiosidade. O mapa foi aumentado, assim como a quantidade de colecionáveis. Destaque para os belos cenários e contrastes entre a natureza e a ação da massa negra.

Mapa

Os personagens falam em um dialeto irreconhecível, logo toda narrativa do jogo é textual, embora algumas palavras lembrem outros idiomas. Com legendas e menus totalmente em português, o que auxilia os jogadores que não dominam o inglês.

PLATAFORMAS, PUZZLES E SEMENTES

Para salvar mais uma vez a área que estão, Miku e Taku, precisam encontrar as 10 sementes espalhadas pelo mapa e recolocá-las nas plantas, de modo que expulse a massa negra, uma espécie de infecção, para que a vida retorne a florescer. Você precisará encontrar em cada localidade, seja subindo escadas, canos, descendo em tirolesas, elevadores e até resolvendo alguns puzzles.

Navegando

Além do barco para se locomover, você possui uma luneta que auxilia a visualizar e encontrar os objetivos. Agora existem 10 mirantes, que funcionam tipo um farol, nos quais uma vez visitados e suas tochas acessas, liberam localizações em seu mapa. Você poderá coletar além dos upgrades para o seu barco, diários que completam as lacunas da história, relíquias, flores, monumentos e, claro, as sementes.

Em cada localidade onde está uma semente, você irá encontrar 1 flor, 4 diários e 9 peças de estilos que completado o conjunto libera uma “skin“, para a roupa, cabelo de Miku e o barco. Caso você seja um jogador colecionista, recomendo antes de colocar a semente em seu lugar, colete todos os 15 objetos, pois após salvar a grande planta da infecção, você voltará para o Domo, ponto principal do mapa, onde os personagens vivem. Porém uma vez a área visitada, também libera o fast travel para ela. Então não se preocupe se deixar algo para trás. No domo você poderá colocar e exibir grande parte dos colecionáveis, como as relíquias, páginas dos diários, imagens dos animais encontrados e as flores.

As sementes estarão sempre em locais com uma estrutura que está conectada a mesma, aproveitando a energia para algum equipamento. Cada lugar um equipamento diferente, mas se você interpretar as entrelinhas, você verá que a narrativa também se trata de uma crítica a vida que levamos, onde deixamos muitas vezes de cuidar e contemplar a natureza. Tem uma pegada um pouco melancólica e depressiva, contando um pouco da história dos dois irmãos sozinhos pelo mundo, mas muita coisa só será revelada obtendo todos os diários.

Muitas das construções estão em pedaços, e ao vocês se aproximarem, haverá alguns desabamentos, reagindo a nossa presença. Assim como as formas dos habitantes, que a massa negra provavelmente retirou a vida.

OPINIÃO

Submerged: Hidden Depths é um jogo com foco na narrativa e exploração. Os cenários paradisíacos, mesmo em um mundo pós devastação, e com uma trilha sonora relaxante, deixarão você pensativo. Muitas perguntas ecoam como o que aconteceu com o mundo? Estaríamos só? Enfim, muitas destas repostas deixam o jogador ainda mais instigado e querendo explorar mais. Não é um jogo que agradará todos, mas vale a pena a jornada e reflexão deixada, ou senão, para os jogadores desbloquearem todas as conquistas, deve levar por volta de 6 a 8 horas. O jogo possui recursos como Quick Resume e Smart Delivery.

Plataformas: Xbox One, Xbox Series X|S
Publicado por: Uppercut Games Pty Ltd
Desenvolvido por: Uppercut Games Pty Ltd
Data de lançamento: 09/03/2022
Opções de compra: Microsoft Store
Sair da versão mobile