fbpx

Monster Energy Supercross 5 chega em mais uma versão anual da franquia. Ele é desenvolvido pela Milestone, conhecida também por outros títulos de corrida como Ride, MotoGP, MXGP e Hot Wheels Unleashead.

Confesso que sequer joguei os títulos anteriores da franquia, logo subo na moto meio ressabiado, mas ao mesmo tempo curioso. Jogos de corrida, ainda mais os de moto, são muito nichados, e creio que quando envolve motocross seja ainda mais. O jogo possui o patrocínio da marca de bebida energética até no nome. Mas diferenciando do outro jogo da Milestone, Monster Energy Supercross 5 salta e espalha lama pelos circuitos presentes no território americano, enquanto o MXGP foca no circuito mundial.

Este é mais um título oficial anual do campeonato Monster Energy AMA Supercross do mundo real, com representações das maiores estrelas, equipes, pistas e patrocinadores do motociclismo. Apresentando uma carreira para um jogador, multiplayer online, uma área de mundo aberto composta e editor de pistas, ele também traz consigo as maiores lendas do SX com todas as pistas oficiais, todos os pilotos e todas as motos da temporada Monster Energy Supercross 2021, incluindo 450SX, 250 East e 250 West.

Monster Energy Supercross 5 - Gameplay

SALTOS, LAMA E DUREZA

O jogo possui diversos modos para se aventurar na lama, e para os principiantes o ideal é começar pela Academia Futures, a qual ensina com a ajuda do ex-campeão, e um dos maiores nomes da categoria, Ricky Carmichael, a partir de tutoriais como tirar proveito máximo de sua moto, seja no controle em curvas ou lombadas, e até mesmo em lições avançadas com Scrubs e Whips. Existem lições, inclusive teóricas, que explicam como funciona o campeonato, e os tipos de eventos Standard, Confronto Leste/Oeste e Triple Crown.

Os outros modos são:

  • Evento único – uma corrida totalmente personalizável.
  • Time Attack – corra contra o tempo.
  • Campeonato – Compita o campeonato oficial com um piloto existente ou utilize o seu.
  • Compound – Explore sozinho, ou com amigos, para descobrir desafios, colecionáveis e corridas.
  • eSX – Leve a competição para outro nível, participando de competições e-Sports.
  • Carreira – Comece sua jornada para a glória e se torne o campeão.

Você tem a opção de personalizar seu piloto, alterando atributos físicos como cor de pele, cabelo, tatuagens e afins. Mas é algo bem básico e sem muitas variações. O jogo possui versões para Xbox One e Xbox Series X|S, com suporte para o uso do Smart Delivery. A versão analisada foi a para Series X|S, ainda assim, creio que os gráficos dos pilotos deixam a desejar. Mas nada que comprometa, afinal a estrela do jogo é a moto e não o seu “avatar”.

No modo carreira, você precisa progredir por três fases, Features, Rookie e por último Pro. Cada uma inclui mais circuitos e principalmente dificuldades. A inicial introduz o Academia Futures, no Rookie começam as lesões, novas habilidades, sessões de treino, eventos especiais e já na Pro surgem a Rivalidade e sessões de treinos avançadas.

Monster Energy Supercross 5 - Carreira

Há um diário com suas aventuras e a cada façanha concluída, você obtém pontos de habilidades para serem utilizados em 5 opções: Curvas, Controle da moto, Frenagem, Scrub e resistência física. Bem aos moldes de jogos RPG e que estão cada vez mais comuns em jogos de ação e até mesmo corrida.

Até por não estar acostumado a me aventurar em corridas de motos, estranhei os controles, mas por sorte uma das novidades da franquia neste jogo é a inclusão de algumas assistências automatizadas, visando facilitar o controle da moto em saltos, aterrisagens e curvas. Também foi incluído um modo Passeio Livre, no qual podemos andar livremente pelas pistas sem nenhuma obrigação.

Ainda assim, para quem queira se aventurar em competições seja contra a IA ou outros jogadores online, alguns dos controles para realizar manobras e até mesmo controle da moto, são diferentes de outros jogos, aqui você vai precisar de utilizar ambas as manoplas analógicas, de modo sincronizado. Com a assistência automatizada dá para jogar mais descompromissado.

Um novo recurso que foi introduzido é o Rider Shape System, sistema que bonifica ou pune o piloto de acordo com as atividades. Um dos itens que são considerados é saúde do piloto, que pode sofrer lesões através de diversas quedas, e com isto penalidades em alguns quesitos como curvas e recuperação de saltos etc. Contribuir para o sistema a participação em treinamentos e sessões, com objetivos específicos que alcançados removem punições ou adicionam bônus, e claro, como não poderia ficar de fora, o resultado das corridas também possui seu peso.

Conforme você vai acumulando créditos, você poderá comprar e/ou personalizar sua moto e vestimenta. Há também a opção de contratos de patrocínio, as quais podem ser feitos por equipe ou marca. O nível do seu piloto é determinado pela quantidade de créditos que você consegue acumular. Alguns deles liberam conteúdos adicionais, como kit de equipamentos, por exemplo.

O editor de pistas é bem interessante, você possui diversas opções para montagem do circuito e ainda de apetrechos como as estruturas de largadas e chegadas. Foi adicionado um novo recurso que é o Rhythm Section, onde você poderá criar, juntar e compartilhar seções de pistas para melhorar ainda mais a usabilidade do editor. Outra novidade é que agora as pistas criadas e compartilhadas pelos jogadores são cross-platform.

Outro item que pode ser editado e compartilhado são os capacetes. Você pode adicionar diversos adesivos e camadas deixando-o ainda mais com o seu estilo, bem ao modo do editor de carros da franquia Forza. Assim como as pistas, os compartilhamentos são cross-platform. Mas a personalização não para por aí. Podemos customizar quase todas as partes das motos e roupas dos pilotos, inclusive com mais de 100 marcas oficiais, com uma infinidade de opções.

Os gráficos são bem interessantes para o tipo de jogo, a textura da pista é bem próxima da realidade, embora haja espaço para melhoria nas partes de auxílio da pista, como guardrails e vegetação. Como mencionei anteriormente, os pilotos em si são meios genéricos, ainda mais nas cutscenes que aparecem, destoando dos gráficos da corrida. A trilha sonora é interessante e condizente com o cenário de motocross, e a sonorização é de ótima qualidade. Os arranques e derrapadas contribuem muito para a noção sensorial, fazendo uma grande diferença na experiência.

Monster Energy Supercross 5 - Co-op tela dividida

O jogo possui suporte para 12 corredores no modo multiplayer online, com opções customizáveis de corrida, como assistência, colisões, seleção de pista por votação etc. O suporte é apenas Cross-Gen, ou seja, jogadores Xbox poderão apenas jogar entre si, seja do Xbox One quanto do Xbox Series X|S. Também há opção de multiplayer local, com tela dividida, possibilitando 2 jogadores competir em um evento único ou campeonato.

OPINIÃO

Não tive contato com outros jogos da franquia, mas pelo que pude perceber não houve tantos avanços significativos desde a última versão. Monster Energy Supercross 5 é um jogo para quem gosta de corridas e velocidade, e ainda mais para motos e motocross. A mecânica é um pouco complicada para iniciantes, mas a adição das assistências auxilia para trazer novos jogadores e aventureiros ao jogo. Atendendo os jogadores mais exigentes do gênero e ainda permitindo a diversão daqueles mais descompromissados. Muitas opções de eventos, customização e multiplayer completam o pacote.

Plataformas: Xbox One, Xbox Series X|S
Publicado por: Milestone S.r.l.
Desenvolvido por: Milestone S.r.l.
Data de lançamento: 17/03/2022
Opções de compra: Microsoft Store
Compartilhar.

About Author

Aficionado por games, comecei cedo: Intellivision -> MSX -> PC -> Xbox 360 / PS3 / PSP -> Xbox One. Fã de Fallout, Bioshock, Assassin's Creed, Mass Effect, Borderlands, Skyrim, Just Cause, Dead Island, Gears of War, Far Cry, Halo, GTA entre outros. Também aficionado por séries de TV, NFL (GO GIANTS!), NBA (Go Lakers), Futebol (Fluminense).

Powered by keepvid themefull earn money