fbpx

O Roguelite é um dos gêneros que mais cresceram nos últimos anos, com obras de destaque, como Hades e Deadcells. Mesmo não tendo o mesmo escopo de um blockbuster, esses jogos conquistaram o coração de muitos jogadores, inclusive sendo premiados em eventos anuais.

Eis que surge mais um forte candidato, chamado de Rogue Legacy 2. Assim que comecei minha jornada, achei que seria somente mais jogo do gênero, mas posso afirmar que temos algo de diferente aqui e você vai descobrir na analise a seguir.

UM REINO DISTANTE

Começamos nossa aventura em um reino vazio e uma doca que ainda não tem muitas opções, seguimos em frente com nosso guerreiro, a medida que avançamos pelo mapa, temos os primeiros encontros com nossos inimigos e a primeira morte. Ai que vem a grande sacada de Rogue Legacy 2, depois que ressuscitamos mantemos nossos espólios como moedas de ouro, joias e minérios, algo que ajudará em nossa evolução.

Esses recursos são usados para melhorar nosso castelo, com a finalidade de desbloquear atributos, novas classes e melhorias. Diversas vezes durante nossas jornadas até a morte, voltaremos a esse ponto para estudar nossa próxima jogada. Também durante nossas incursões poderemos conhecer novos personagens, que irão popular nossa doca, que serve como um grande mercado.

Nosso castelo demostra facilmente nossas melhorias.

Na doca, temos várias opções que nos ajudarão em nossa jornada, como o armeiro que pode fornecer novas armaduras, armas e até mesmo capas. Outro personagem importante é a mulher da loja de runas, que serve para trazer melhorias importantes, que serão usadas para poder avançar em locais mais difíceis. Temos também o arquiteto, que pode fazer mudanças importantes, como o bloqueio dos mapas para não serem gerados aleatoriamente.

Ainda na doca, temos uma casa misteriosa, que possui diversos desafios que trarão prêmios que só poderão ser coletados nesse local.

O barqueiro nos leva para mais uma aventura.

Nosso reino possuí um nível, então conforme compramos novas estruturas, percebemos uma melhora bem visível do que o jogador poderá fazer nas próximas gerações.

Outro personagem importante do seu reino é o barqueiro, ou mais conhecido como Caronte. Assim que gastamos nosso dinheiro com as melhorias, as sobras ficam para poder pagar a passagem até a próxima aventura. Tudo que sobrar vai para o bolso dessa figura, então gaste tudo que puder em melhorias. Com o tempo temos a possibilidade de diminuir o que o Caronte leva e colocar em um cofre, algo que ajuda bastante.

A história é contada através de textos encontrados pelo jogo, então não pense que está tudo mastigado, você terá que ler, caso se interesse. Mas a história é algo bem superficial, deixando todo o foco na jogabilidade, que é o ponto mais alto.

HONRE SEU LEGADO

A palavra mais importante em Rogue Legacy 2 é herança, no qual nossos herdeiros tendem a ser melhores a cada geração. Nos primeiros minutos de cada jornada, devemos escolher entre três classes aleatórias, que além de seus golpes padrão, possuem habilidades e ataques especiais que são aleatórios.

Escolha o seu herdeiro ideal.

Outra questão interessante nas classes, é que elas podem ter alguns traços que mudam drasticamente a jogabilidade, como um mundo sem cores ou mesmo um ponto fraco, como um coração exposto.

A quantidade de classes é insana e muito surpreendente, posso destacar o Astrologista que pode voar e criar explosões de singularidade e até mesmo um cozinheiro, que ataca seus inimigos com uma panela quente e pode ainda recuperar mana e saúde, fazendo um delicioso ensopado.

Fortaleça suas classes preferidas.

As possibilidades são enormes, fazendo com que o jogador já fique pensando na próxima jogada, algo que aumenta ainda mais o fator replay. Cada classe possui seu nível, que vai aumentando conforme ganhamos experiência e a evoluímos. Cada nível aumenta os pontos de vida, mana ou outros tipos de atributos, mas isso vai depender do tipo de classe usada.

As classes possuem tipos diferentes de jogabilidade, definida em detalhes, que trazem surpresa a cada herdeiro escolhido. Ataques de perto, longe, magias e muito mais completam o pacote das 15 classes do jogo.

UM MUNDO CHEIO DE SURPRESAS

O mundo de Rogue Legacy 2 é cheio de possibilidades, simplesmente por trazer fases que são geradas aleatoriamente, mesmo seguindo uma ordem lógica de locais. Cada geração que se lança em uma aventura, terá que descobrir o seu caminho, mesmo sendo um pouco familiar. Cada fase possui seu nível de dificuldade, que pode ser superado conforme o jogador vai evoluindo. Para facilitar as incursões temos portais, que são desbloqueados conforme avançamos em futuras jornadas, através da compra com uma ajuda amiga. Mas não será uma tarefa fácil, pois essa figura não estará em todos os portais, algo que demandará tempo para desbloquear os caminhos mais importantes.

Existem segredos que podem nos ajudar.

Cada localidade possui uma mistura de inimigos únicos e alguns que aparecem em todos os lugares, com variações que vão desde nível, tipo e até mesmo versões lendárias mais poderosas. Cada classe possui vantagens ou fraquezas contra determinados tipos de inimigos, cabe a você definir a melhor abordagem.

Os chefes vão dar muito trabalho para os jogadores.

Além dos inimigos tradicionais, cada mapa possui um chefe, que traz um desafio bem interessante, no qual temos que usar nossas habilidades para derrotar esse inimigo poderoso. Ao final da luta, esse inimigo vai parar em um porta retrato na entrada da primeira dungeon, no qual temos uma porta para a localidade final. Esse é o desafio a ser batido, mas para isso você terá que explorar todas as possibilidades.

Não é necessário eliminar todos os chefes em uma única geração, e acredito que isso não seja possível, pelo menos na minha visão.

EXPLORAR TRAZ RECOMPENSAS

Nossa vida em Rogue Legacy 2 não é nada fácil, mas pode ser facilitada, caso o jogador goste de explorar cada cantinho das localidades. Existem relíquias e artefatos escondidos que podem nos ajudar ou atrapalhar, ao custo de nossa taxa de convicção, que caso esteja menor que 100% será diminuído de nosso HP. Esses itens modificam nossos poderes, trazendo novas possibilidades, que a herança não pode dar.

Existem algumas salas secretas que podem nos presentear com habilidades que nos ajudam a seguir para localidades mais avançadas. Alguns desafios também podem nos dar acesso a baús com itens poderosos, que depois podem ser desbloqueados nas lojas das docas.

INDIE COM MUITO ORGULHO

Rogue Legacy 2 possui uma direção de arte muito competente, com um estilo único e cheio de personalidade. São inúmeros personagens, inimigos, armas, magias e golpes, que são ilustrados de forma majestosa.

O traço dos personagens é marcante.

O design de fases também acerta em cheio, com um variedade que não enjoa, mesmo jogando inúmeras vezes.

A trilha sonora também é ótima, com músicas cativantes, que combinam com toda sua atmosfera cartunesca. A localização em nosso idioma é muito bem feita, com menus e textos bem traduzidos. Todos os diálogos são escritos e não dublados.

A qualidade do jogo é tão grande, que não me recordo de bugs ou travamentos, mesmo jogando por muitas horas sem parar.

OPINIÃO

Rogue Legacy 2, com toda certeza, é um dos melhores indies que já joguei, viciante e divertido ao extremo. Mesmo morrendo diversas vezes, não canso nunca de jogar e testar novas possibilidades com minhas classes preferidas. A curva de evolução é bem representada pelas melhorias visíveis em nosso reino. Algo que estimula o jogador a conquistar cada novo atributo.

O título também possui uma grande quantidade de inimigos, além de fases que são diferentes em todos os aspectos. Os chefes são desafiadores e forçam o jogador a testar diferentes estratégias para vencê-los. O jogo ainda é muito competente em aspectos técnicos, como gráficos, sons e nenhum travamento ou bug, algo louvável para um jogo de baixo investimento.

Rogue Legacy 2 é um dos melhores jogos do ano, desbancando vários AAA de grande orçamento, conquistando meu coração desde os primeiros minutos, mesmo me fazendo repetir inúmeras vezes cada localidade, algo único para jogos desse gênero.

Comprar Rogue Legacy 2 na Microsoft Store

Plataformas: Xbox One e Xbox Series X|S
Publicado por: Cellar Door Games
Desenvolvido por: Cellar Door Games
Data de lançamento: 28/04/2022
Opções de compra: Microsoft Store

Compartilhar.

About Author

Desenvolvedor Web e Analista de TI, gamer assíduo desde a época do Atari, fã de Metal Gear(menos o Phantom Pain) e Gears of War. Ter a oportunidade de trabalhar um pouco com games é um sonho realizado. Falta só ir para E3!!!

Powered by keepvid themefull earn money