fbpx

Por diversas vezes, os lideres do Xbox e da Microsoft falaram abertamente sobre oferecer liberdade para todos os seus estúdios, de forma que fizessem os jogos que sempre sonharam. Essa filosofia de aquisição foi muito importante para conquistar a confiança dos estúdios que foram adquiridos, como a Obsidian, que faz parte da Xbox Game Studios, e revela que a Microsoft sempre os incentiva a fazer jogos com independência criativa usando os seus enormes recursos.

Em entrevista ao IGN, o chefe da Obsidian, Feargus Urquhart, e a gerente geral do Xbox, Mary McGuane, explicam como a liberdade criativa vai impulsionar o futuro do Xbox.

Urquhart revela que em 2018 haviam marcardo uma apresentação para executivos do Xbox para apresentar o projeto de Avowed, mas mal sabia ele que naquele momento ele estava era vendendo toda a Obsidian Entertainment para a Microsoft. A apresentação foi tão boa, que em novembro deste mesmo ano foi anunciado que o estúdio havia sido adquirido pela Microsoft e agora fazia parte da Xbox Game Studios. Quatro anos depois, a Obsidian segue convicta de que fez a melhor escolha de sua história.

Ser adquirido por uma gigante como a Microsoft gera medo, pois muitos estúdios acabam por perder sua essência no processo, mas Urquhart diz que três fatores os deixaram tranquilos para fechar o acordo e eles seguem intactos até hoje: Deixar os estúdios com suas essência intactas; Manter a liberdade criativa e cultura de estúdio; e Phil Spencer, que os cativou com sua reputação de ser alguém realmente autêntico e que adora jogos.

Hoje, eles testemunham que tudo isso não é apenas conversinha. Eles cresceram de cerca de 170 para 240 funcionários, e podem trabalhar no que seu coração mandar. Não existe exigência de jogos AAA, mas liberdade para realizar projetos menores ao lado de seus empreendimentos maiores. Um belo exemplo disso, são os jogos Grounded e Pentiment, que estão sendo produzidos por equipes pequenas, mas ao mesmo tempo a Obsidian administra dois projetos maiores como The Outer Worlds 2 e o próprio Avowed. Tudo é importante para o Xbox, pois tudo contribui para o Xbox Game Pass, e eles apoiam essa filosofia. O próprio sucesso do acesso antecipado do Grounded foi significativamente reforçado pelo marketing do Xbox Game Pass e do Xbox, o que permitiu ao estúdio ter mais tempo e energia para trabalhar em Pentiment.

Os líderes do Xbox possuem a filosofia de trabalhar seus lançamentos a longo prazo, e isso vale para todos os seus estúdios, que devem pensar sempre no panomara geral para uma estrutura criativa que se sustente por muitos e muitos anos.

Mary McGuane revela que essa nova relação da Microsoft em relação aos seus estúdio começou a mudar em 2014, quando houve a bombástica aquisição da Mojang, criadora do mega sucesso Minecraft. Na ocasião, Matt Booty, que atualmente é o lider da Xbox Game Studios, lutou por uma abordagem diferente, na qual o estudio passaria a fazer parte da empresa, mas manteria sua liberdade criativa intacta. A aposta deu certo, o que abriu caminho para que pessoas como Booty e Spencer pudessem compartilhar sua visão para o futuro dos jogos.

Outro ponto abordado, de suma importância pelos estúdios, é que não existe mais obrigação de trabalhar com determinadas tecnologias, como acontecia na época do Kinect. A Microsoft segue impulsionando o avanço tecnógico, como a Cloud Gaming, por exemplo, mas os estúdios podem usar os recursos caso acreditem que funcionem em seus projetos, tudo sempre com suporte da própria Microsoft para implementação dos recursos nos jogos. Essa sinergia também ocorre entre os estúdios, que sempre estão colaborando entre si, compartilhando informações sobre jogos, produção, pessoas e cultura. Uma troca de experiência que engrandece todos os times da Xbox Game Studios.

Olhando para o futuro próximo e para o horizonte um pouco mais distante, a Obsidian vai fechar 2022 com o lançamento de Pentiment e Grounded. Com os projetos sendo finalizados, o estúdio está voltando toda a sua atenção para The Outer Worlds 2 e Avowed, mas também para o que virá além deles. A Obsidian tem como foco criativo tentar descobrir o que os jogadores apaixonados por RPG querem, e o que o estúdio pode fazer para fazer o gênero ir além. Eles estão animados com o futuro, pois o Xbox não só oferece todo o suporte possível, como também incentiva essa filosofia de liberdade criativa para ir além. O que prova que a aquisição está funcionando para ambos os lados.

A entrevista é bastante interessante para pontuar a liberdade criativa que o Xbox oferece aos seus estúdios, para que criem os projetos que sempre desejaram. Os estúdios ganham, pois possuem acesso aos recursos gigantescos da Microsoft para dar asas a sua criatividade sem perder sua essência, e o Xbox ganha por outro lado oferecendo ao seu público um catálogo variado de jogos para todos os estilos de jogadores.

Compartilhar.

About Author

Administradora de Empresas, mas apaixonada pelo mundo dos games e pelo Xbox!Fã da incrível e complexa franquia Halo e de seu icônico líder, o Master Chief. Também apaixonada por Dragon Age e seu universo magnífico. Ahhh e quem disse que Dark Souls não é divertido? :DSempre ligada nas notícias e novidades do lado verde da força!

Powered by keepvid themefull earn money