fbpx

Continuando o seu sistema tradicional de temporadas anuais temáticas, The Elder Scrolls Online escolheu viajar para terras nunca antes exploradas em nenhum Elder Scrolls, o que por si só já é um motivo mais do que válido para mergulhar no MMORPG, seja sendo fã do jogo online ou não. The Legacy of the Bretons se esmera em trazer mundo, história e cultura nunca antes vistos, e o principal conteúdo se trata do Capítulo High Isle, uma expansão situada na região paradisíaca de Systres Archipelago, que também está repleta de cultura e arquitetura medievais.

A história nos leva por intrigas políticas que ainda giram em torno da Guerra dos Três Estandartes, que pode finalmente estar chegando ao fim. Será que uma história totalmente nova, depois de expansões seguidas revisitando outros títulos da saga, deu certo? Vamos conferir em nossa análise.

High Isle e seu caldeirão político

High Isle nos leva para o centro de um caldeirão político. Dessa vez, não estamos enfrentando uma entidade mística poderosa ou um Príncipe Daedrico, mas precisamos conviver com políticos, diplomatas e nobres, onde uns buscam dar um fim na guerra que assola Tamriel há tanto tempo, enquanto outros desejam que a máquina de destruição siga ativa, seja para conseguir mais lucros, seja por seus próprios motivos nebulosos. Como o território de Systres Archipelago é considerado neutro, ele se torna um local perfeito para negociações de paz, e essa foi a ideia da Society of the Steadfast ao reunir os líderes das três facções por lá, para discutir a Guerra dos Três Estandartes. No entanto, nem todos estão buscando entendimento, como a misteriosa e implacável Ascendant Order, que com seus imponentes líderes, Ascendant Magus e Ascendant Lord, rema contra o sucesso dessa reunião.

Chegando em High Isle, uma estranha tempestade faz os navios das delegações perderem o curso, agora nossa missão é garantir que eles estejam bem, pois a Ascendant Order segue implacável atrás dos líderes das facções. Enquanto lutamos para garantir as negociações de paz, e tentar entender as motivações dessa organização nebulosa, vamos também aprendendo sobre a cultura do local, como essa sociedade vive, o que é muito bem interligado e importante, já que se trata de um conteúdo novo para a saga.

De uma forma geral, as missões são bastante imersivas tanto para nos deixar engajados em descobrir o que se passa nessa teia de tretas políticas, quanto para nos contar mais sobre todo o contexto histórico que essa reunião dos líderes de facções representa. A Zenimax foi muito feliz em contar uma nova história, mas também houve uma clara preocupação em deixar todo o contexto explicado para os novos jogadores ou ainda para refrescar a memória dos veteranos. A narrativa está bem amarradinha. Até mesmo as missões secundárias possuem seu brilho próprio, mostrando mais do que High Isle e Amenos tem a oferecer. A história ainda nos deixa com uma grande questão em aberto, mas ela deve ser resolvida apenas no final do ano, com o encerramento da temporada The Legacy of the Bretons, como já é tradição nessas jornadas anuais.

Como em The Elder Scrolls Online você pode escolher em qual Capítulo quer começar, cada uma dessas expansões precisa ter um conteúdo que abrace todos, seja quem está começando, quanto quem já joga há anos. e o estúdio consegue, mais uma vez, entregar esse objetivo.

Sistemas familiares com boas novidades

Todo Capítulo novo de The Elder Scrolls Online traz um pacote familiar de conteúdo, sempre apimentado com novidades. Esse ano temos uma região totalmente nova, como era de se esperar, com diversas Delves, Masmorras públicas, Bosses de mundo, locais de interesse, segredos e missões espalhadas pelo mundo. Um amontoado de atividades que todo jogador de ESO já está acostumado. Apesar da familiaridade, tenho que parabenizar os desenvolvedores, pois constantemente me surpreendi com Delves realmente interessantes e diversificadas e Bosses com mecânicas inteligentes, saindo da mesmice. Ainda tem um novo Trial para 12 jogadores, o Dreadsail Reef, mas esse eu ainda não tive a oportunidade de fazer.

Ainda temos novidades como os eventos Volcanic Vents que quando ativos invocam diversos inimigos elementais do fogo para uma batalha cheia de ação até a chegada de um boss, que quando derrotado possibilita a purificação do local pelos druidas. Um conteúdo interessante para reunir os jogadores do mapa, mesmo que não seja tão difícil quanto os Dragões ou as Harrowstorms.

Os conteúdos de mundo e nas Masmorras do mapa possuem um bom nível de dificuldade, sendo um tanto quanto complicado de fazer sozinho alguns deles, mas a boa notícia é que o mundo de The Elder Scrolls Online segue muito ativo e você sempre encontrará jogadores, seja explorando o mundo, no chat de jogo ou ainda buscando por atividades instanciadas. Os servidores seguem bastante movimentados.

A grande novidade desse ano fica por conta do jogo de cartas Tales of Tribute, que é jogado dentro do próprio jogo, com uma proposta com decks voltados para PvE e PvP. De início, ele parece bastante complicado, mas quanto mais entendemos como suas mecânicas funcionam, mas divertido ele se torna, adicionando um interessante momento de pausa nas aventuras.

Os jogadores escolhem dois baralhos de cartas com tema de patronos, que ficam embaralhadas em uma pilha chamada de Taverna. Como se trata de um jogo baseado em turnos, primeiro um jogador recebe cinco cartas, que podem ser trocadas por atributos como ouro ou poder, por exemplo, para que seja possível comprar cartas da Taverna ou favores e buffs dos quatro patronos. Quanto mais poderoso o baralho que você construir, mais de Prestige você terá. Vence aquele que tiver mais Prestige ou conseguir adquirir o favor de todos os patronos. Você decide a estratégia.

Eu ainda estou aprendendo as manhas de Tales of Tribute, mas tenho me divertido com o jogo. Fica o aviso de que as partidas possuem um ritmo lento e podem ser demoradas, mas pode ser uma boa opção enquanto espera a fila para alguma dungeon ou está só querendo passar o tempo. Você ainda pode desbloquear diversas recompensas conforme sobe no ranking.

Na expansão passada, The Elder Scrolls Online recebeu os Companions, personagens controlados por IA, que ajudam os jogadores em batalha, podendo ser melhorados com equipamentos e habilidades. Eles oferecem uma ótima ajuda em batalha para aqueles que fazem muito conteúdo sozinho. Esse ano, mais dois foram adicionados com High Isle. Se trata da Khajiit Ember, com um talento especial para magia, e a Bretã Isobel, uma aspirante a cavaleira. Duas novas opções para aumentar as possibilidades de combate, além de adicionarem histórias bem interessantes acerca dessas novas personagens.

De uma forma geral, High Isle oferece uma boa mistura do familiar com pitadas de novidades que contam bem a história da nova região.

Piratas do Caribe encontra The Elder Scrolls

Existe um grande fascínio em explorar algo desconhecido, o que é uma faca de dois gumes para os desenvolvedores. Por um lado, eles possuem uma tela em branco para brincar, por outro precisam atender essa curiosidade latente dos jogadores. O Systres Archipelago possui belas paisagens, que ainda se sentem como parte de Tamriel, mas também trazem uma atmosfera toda sua. Belas praias, florestas, locais com explosões vulcânicas e de magia, arquitetura medieval, prisões e a agitada cidade de Gonfalon Bay. Uma interessante mistura de uma ilha paradisíaca com um a ilha prisão. High Isle para os nobres e visitantes, Amenos para aqueles que não são bem-vindos. De uma forma geral, uma região incrível de explorar, seja durante o dia ou a noite.

A trilha sonora traz uma atmosfera deliciosa de Piratas do Caribe, pois Systres Archipelago se parece também com o lar dos piratas de Tamriel. Navios, pirataria, dublagens características, vestimentas, folclore… A união dos temas como as paisagens formam um combo perfeito. Só faltou aparecer Jack Sparrow para nos ajudar, ou não, contra a Ascendant Order. O clima da região é realmente envolvente para quem curte a temática.

Ainda que não seja a nossa aguardada localização para o Português do Brasil, The Elder Scrolls Online agora pode ser aproveitado com traduções de texto para o espanhol, algo que já ajuda bastante no entendimento da história, navegação de menus e mecânicas.

Opinião

The Elder Scrolls Online: High Isle adiciona um bom conteúdo para seus jogadores. A Zenimax sai da zona de conforto ao explorar um local e cultura totalmente novos e consegue entregar algo realmente interessante. Até mesmo os conteúdos já manjados de todo Capítulo possuem um tom único. O jogo de cartas, Tales of Tribute, traz uma boa opção para quem curte um carteado diferente. Novos Companions também aumentam a quantidade de atividades para fazer e se ocupar por um bom tempo adiante.

A expansão consegue adicionar boas novidades junto das atividades já conhecidas, o que é bom para um MMORPG, que precisa manter seus jogadores motivados e engajados em seu mundo.

Vale lembrar que o jogo base faz parte do Xbox Game Pass.

Ainda não conhece The Elder Scrolls Online? Confira nossa análise do jogo base, e também das expansões SummersetElsweyrGreymoor e Blackwood, além do DLC Murkmire.

Os jogadores que desejarem adquirir pacotes com todas as expansões já lançadas podem optar por edições completas:

Clique aqui, e confira The Elder Scrolls Online Collection: High Isle na Microsoft Store

Clique aqui, e confira The Elder Scrolls Online Collection: High Isle Collector’s Edition na Microsoft Store

Já aqueles que já possuem o jogo base e apenas querem pular para a nova expansão, ou já possuem os conteúdos anteriores, e só querem atualizar para High Isle, podem optar pelos pacotes de Upgrade:

Clique aqui, e confira The Elder Scrolls Online: High Isle Upgrade na Microsoft Store

Clique aqui, e confira The Elder Scrolls Online: High Isle Collector’s Edition Upgrade na Microsoft Store

Comprar The Elder Scrolls Online Collection: High Isle na Microsoft Store

Plataformas: Xbox One e Xbox Series X|S
Publicado por: Bethesda Softworks
Desenvolvido por: Zenimax Online Studios
Data de lançamento: 21/06/2022
Opções de compra: Microsoft Store

Compartilhar.

About Author

Administradora de Empresas, mas apaixonada pelo mundo dos games e pelo Xbox!Fã da incrível e complexa franquia Halo e de seu icônico líder, o Master Chief. Também apaixonada por Dragon Age e seu universo magnífico. Ahhh e quem disse que Dark Souls não é divertido? :DSempre ligada nas notícias e novidades do lado verde da força!

Powered by keepvid themefull earn money