fbpx

Existem jogos que conseguem atingir objetivos diferentes, que são mais complexos do que a divertidos. Temas mais sérios, como traumas, politica e também muita cultura são abordados com muita seriedade e de uma maneira que atinge em cheio o coração dos jogadores.

Recentemente tive a oportunidade de me aventurar no jogo de ação e aventura The Tale of Bistun, que é um romance trágico da Pérsia, recheado de cultura e momentos inesperados. Descubra se vale a pena embarcar nessa aventura!

UM CONTO TRÁGICO

Um dos principais atrativos de The Tale of Bistun é a sua história, que começa lentamente, mas ao chegar aos momentos finais, tem um desfecho de explodir a cabeça. Começamos nossa aventura em um momento de descoberta, acordando em um lugar desconhecido e pouco a pouco nos é revelado o nosso destino. O protagonista vive um conto trágico e deve montar todo o quebra-cabeças do que está acontecendo, mas será que o jogador estará pronto para a verdade?

Existem poucos personagens, mas bem importantes.

Além de toda a jornada do herói, existe uma grande mitologia por trás desse conto, que traz um pouco da cultura persa. Boa parte da história é contada pelo narrador, que consegue passar toda a emoção vivida pelo protagonista e também sua dor.

A história é curta, algo que dá para terminar em uma única jogada, mas contém mais de um final, que traz diferentes pontos de vista sobre a resolução dos acontecimentos. Antes de fechar o jogo, há a possibilidade de voltar e escolher um caminho diferente, algo que coloca os dois finais sendo reflexo de uma decisão, que mudará o destino do protagonista.

Sinto que faltou se aprofundar mais na cultura, com mais elementos para enriquecer nosso conhecimento sobre os persas. Até existem alguns colecionáveis, que ajudam enriquecer a história, mas sem exageros.

JOGABILIDADE SIMPLES

The Tale of Bistun possui uma jogabilidade bem simples para um jogo de ação e aventura. Começando pela visão isométrica, que não se aprofunda no campo de visão e foca no herói, com um mundo que até tenta ser grande quando estamos no reino das revelações, mas é limitado em sua trilha principal.

Um dos principais objetivos é entalhar nossa jornada através da montanha, que aos poucos se torna um caminho a seguir, que pode ser encarado como a volta aos poucos da sua memória.

A palheta de cores tem um contraste que representa as diferentes realidades.

Nosso herói tem o poder de usar sua picareta com golpes simples e um golpe especial bem poderoso. Quando chegamos nas partes finais, podemos usar uma nova arma, que somente pode ser trocada em altares espalhados pelo mundo. Acredito que um simples botão de troca de armas, já ajudaria bastante na hora de mesclar golpes e dar mais dinâmica para algumas batalhas.

As batalhas são sempre meio sem jeito, algo que não traz um sentimento de diversão para os combates, tirando a batalha final que é bem divertida.

SOM E GRÁFICOS

The Tale of Bistun possui gráficos bem simples, algo que está de acordo com o investimento desse projeto indie. Existem poucos personagens, algo que combina com o escopo de um simples conto.

O design surpreende em alguns momentos.

O som cumpre seu papel, com uma trilha sonora simples e que não enjoa. Não existe dublagem em nosso idioma, algo que seria legal, principalmente por ser uma história narrada. Mas existe legendas em português do Brasil.

OPINIÃO

The Tale of Bistun é um indie bem interessante, principalmente por trazer um conto persa, cheio de tragédia e melancolia. O climax é de explodir cabeças, com momentos inesquecíveis, algo que é uma grande cereja no bolo.

A jogabilidade é bem simples, mas meio atrapalhada em alguns momentos, mostrando uma certa fragilidade no desenvolvimento das partes de combate. Os gráficos são bem simples, mas com boas escolhas de cores e design. O som também faz o arroz com feijão, mas acerta no jeito de contar a história através da narração. Não existe dublagem em nosso idioma, mas o jogo possui legendas em Português do Brasil, ajudando no entendimento da história.

The Tale of Bistun é recomendado para quem deseja jogar algo de uma cultura diferente, algo que aumenta nosso leque de conhecimento.

Comprar The Tale of Bistun na Microsoft Store

Plataformas: Xbox One e Xbox Series X|S
Publicado por: Black Cube Games
Desenvolvido por: Black Cube Games
Data de lançamento: 13/07/2022
Opções de compra: Microsoft Store

Compartilhar.

About Author

Desenvolvedor Web e Analista de TI, gamer assíduo desde a época do Atari, fã de Metal Gear(menos o Phantom Pain) e Gears of War. Ter a oportunidade de trabalhar um pouco com games é um sonho realizado. Falta só ir para E3!!!

Powered by keepvid themefull earn money