fbpx

A violência é algo retratado com cuidado nos jogos, pois pode desencadear sentimentos em alguns jogadores, por esse motivo, os jogos AAA tendem a limitar esse tipo de conteúdo. Os indies, que possuem gráficos mais estilizados, conseguem retratar de uma forma mais lúdica, pois a fantasia mascara esse tipo de reação nos jogadores, com algo mais abstrato.

Dentre os principais jogos que joguei, que fazem isso com maestria, posso citar Blasphemous, Katana Zero e Hotline Miami, que cruzaram essa linha perigosa. Além de serem bastante violentos, são também bem divertidos. Um dos jogos que tive a oportunidade de jogar recentemente, foi Midnight Fight Express, que é um Beat’n up bem interessante, lançado no Xbox Game Pass.

Midnight Fight Express foi desenvolvido por Jacob Dzwinel, um profissional especialista na engine unity, que corajosamente criou essa pérola, que dará o que falar. Será que o jogo consegue se destacar em meio a bons jogos do mesmo gênero?

DE VOLTA AOS ANOS 80

Uma das primeiras coisas que você deve saber sobre Midnight Fight Express, é que ele bebe na fonte dos grandes filmes de ação dos anos 80/90, com uma trama simples e cheia de pancadaria. A história acompanha as aventuras de Cara de Bebê, sim, o protagonista possui esse nome curioso. Ele está preso e sendo interrogado por agentes, que anseiam por respostas e o chamam de fantasma. Cada fase de nossa aventura é contada nessa dinâmica de interrogatório, que vai montando toda a trama em pedaços, no qual teremos alguns momentos bem curiosos.

Nossa jornada é um mergulho nessa época oitentista, com homenagens a filmes como The Warriors, ou ainda produções mais recentes, como a cena icônica do elevador de Capitão América 2: O Soldado Invernal. Em vários momentos esse sentimento de referências a cultura pop ganha palco, divertindo o jogador.

Nossa história começa em um interrogatório.

A história não é muito elaborada, mas divertida, se você entrar nessa vibe de filmes de ação. Além disso, existem momentos bem insanos, que são muito clichês desse estilo de filmes, algo que agrada bastante. Ao todo são quarenta fases, que são bem diferenciadas e curtas, mas que atendem nosso anseio por ação e sem enjoar o jogador, com trechos repetitivos.

Existe uma quantidade absurda de inimigos básicos e chefes, algo que vi pouco em beat’n ups, que geralmente repetem muito os personagens. Alguns chefes são hilários, principalmente pelo ótimo trabalho de textos.

BATENDO E ATIRANDO

Midnight Fight Express é um ótimo jogo de pancadaria, por ter muitas opções de golpes e contra golpes. Conforme o jogador vai avançando nas fases, mais habilidades são desbloqueadas, algo que nos treina para inimigos mais difíceis, que exigem diferentes estratégias. A árvore de habilidades é enorme e aborda diferentes estilos de jogo.

Cada fase é pensada para ser um parque de diversão da pancadaria, com objetos e armas, que aumentam bastante as possibilidades de ataque. Em vários momentos podemos pegar objetos e jogar em nossos adversários.

As possibilidades de ataque e defesa são enormes.

Cara de Bebê não é um cara sentimental ou algo do tipo, ele é um grande brucutu e não descansará enquanto não atingir o seu objetivo final. Ele é muito habilidoso e pode enfrentar vários inimigos ao mesmo tempo, com combinações de golpes físicos, armas de contato e fogo. A precisão e rapidez dos golpes é tão surreal, que parece que realmente estamos dentro de um bom filme de ação.

Existem uma grande quantidade de armas a sua disposição, que são separadas entre fogo e contato, mas que são uma combinação letal. Também podemos usar uma habilidade de tiro secundário, que pode matar ou eletrocutar nossos inimigos. Além disso, existe uma corda, que pode ser usada para puxar inimigos mais distantes do contato.

Algumas fases possuem dinâmicas diferentes, como atirar em uma moto ou mesmo lutar em cima de um carro em movimento. Existem também algumas armadilhas para nos atrapalhar, como inimigos atirando de pontos estratégicos ou mesmo com empilhadeiras atirando containers contra o nosso personagem.

MUITAS POSSIBILIDADES

Cara de Bebê pode ser customizado e equipado com muitos itens. Para isso, ao final de cada fase, somos classificados e com isso ganhamos dinheiro, que pode ser usado para comprar novos itens. As possibilidades são enormes para o protagonista, que pode ser o brucutu que você quiser.

Além do modo história, temos a possibilidade de lutar contra horda de inimigos no modo playground, que não achei tão bem construído e pode enjoar rapidamente. No modo, podemos escolher a quantidade e inimigos disponíveis.

Algumas fases recriam momentos típicos de filmes de ação.

Senti que faltou um modo cooperativo local ou online, mas pode ter sido uma decisão do próprio desenvolvedor. Quem sabe no futuro?

SOM E GRÁFICOS

Midnight Fight Express possui gráficos estilizados, mas não pense que isso o torna simples, pelo contrário, ele trabalha tão bem as cores, que o jogador acredita naquele mundo e acaba fazendo parte dele. O som também é um dos pontos fortíssimos, com uma trilha musical sensacional, que embala seus momentos de muita ação.

Alguns momentos são grandes clichês, mas muito divertidos.

Não existe dublagem, e ela também não se faz necessária, pois todos os diálogos são feitos por legendas, cujos textos estão disponíveis em Português do Brasil. Existe um belo trabalho de roteiro para os diálogos, que são muito bem escritos, garantindo altas risadas.

OPINIÃO

Midnight Fight Express é um dos melhores beat’n ups que tive a oportunidade de jogar, com uma aventura cheia de pancadaria e momentos insanos. A diversão não falta em nenhum momento, ao todo são 40 fases, que não são em nada repetitivas.

A trilha sonora é de arrepiar, combinado aos grandes momentos de muito socos, chutes e tiros. Os gráficos mais estilizados disfarçam o peso da violência, algo característico dos grandes filmes de ação. A estética oitentista transborda em momentos insanos, e fazem lindas homenagens a todo momento a cultura pop.

A história é bem clichê e simplória, algo característico do gênero. Então não espere por algo elaborado e sim de muita diversão.Senti que faltou a opção para jogar em cooperativo, algo que seria a cereja no bolo nessa grande aventura.

Midnight Fight Express é facilmente um dos melhores jogos disponíveis no Xbox Game Passtrazendo um ar novo para um gênero que tem sempre apostado no passado.

Comprar Midnight Fight Express na Microsoft Store

Plataformas: Xbox One, Xbox Series X|S e PC
Publicado por: Humble Games
Desenvolvido por: Jacob Dzwinel
Data de lançamento: 23/08/2022
Opções de compra: Microsoft Store

Compartilhar.

About Author

Desenvolvedor Web e Analista de TI, gamer assíduo desde a época do Atari, fã de Metal Gear(menos o Phantom Pain) e Gears of War. Ter a oportunidade de trabalhar um pouco com games é um sonho realizado. Falta só ir para E3!!!

Powered by keepvid themefull earn money