fbpx

Madden NFL 23 chega mais uma vez para os fãs da bola oval, e nada mais justo do que homenagear o homem, que não só dá o nome para a franquia, mas que ajudou a criar e desenvolvê-la, e que veio a falecer em dezembro de 2021.

John Madden é uma lenda do futebol americano. Nascido em Austin, Minnesota em 1936, ele foi jogador de futebol universitário, e acabou sendo selecionado na rodada 21 pelo Philadelphia Eagles em 1958. Por ironia do destino, lesionou o joelho novamente em seu primeiro treino no time, encerrando sua carreira como jogador. Em 1960, começou como assistente técnico na Allan Hancock College, sendo promovido a treinador em 1962. Após a temporada de 1963, foi contratado como coordenador defensivo na Universidade Estadual de San Diego, onde atuou até 1966. Com base nesse sucesso, Madden foi contratado como treinador de linebackers no Oakland Raiders da AFL em 1967. Em 1969, se tornou treinador dos Raiders, sendo o mais jovem a assumir este posto na NFL, aos 32 anos. A partir daí a lenda só cresceu e hoje tem um espaço reservado no coração dos torcedores dos Raiders, com o título do Super Bowl XI. Se aposentou em 1978, e já em 1979 tornou-se comentarista para quatro das maiores redes de televisão americana.

Com o sucesso de palavras fáceis, bordões chicletes, carisma e uso de ferramentas interativas, recebeu 16 prêmios Emmy de melhor comentarista. Em 1988, foi a escolha óbvia da Electronic Arts (EA) para produzir um jogo de futebol americano. Na época, a EA pensava em um jogo com 7 jogadores de cada lado, mas Madden foi incisivo, teria que ser 11 contra 11.

A edição deste ano está recheada de conteúdo e homenagens a John Madden. A começar pelas narrações, imagens e vídeos que estiveram presentes nas edições anteriores, e no jogo inicial Madden Legacy Game. Com jogadores do All Madden, composto por jogadores selecionados pelo próprio Madden, que pode ser chamado de jogo das estrelas, um time sendo comandado pelo jovem Madden e outro pelo já experiente e ganhador do Super Bowl XI.

NOVIDADES

Com a lenda contextualizada vamos as novidades deste ano. A jogabilidade recebeu algumas melhorias, principalmente na parte de recepção dos lançamentos, na qual não só a técnica fica sendo importante, mas também entra em campo a acuidade, localização e até força. Estão presentes três opções para o estilo de passes. Cada um possui sua particularidade e sua curva de aprendizado. Vai a gosto do freguês. Os jogadores casuais devem ficar no modo clássico, enquanto os mais competitivos nas outras opções.

Madden NFL 23 - Passing styles

A edição para Xbox Series X|S também recebeu um novo recurso, FieldSense, que é uma revisão da tecnologia básica da engine. Adicionando uma nova camada de realismo à experiência, desde a maneira como os running backs carregam a bola até as interações entre jogadores ofensivos e defensivos. Bastante presente nos tackles e deslocamentos. Assista ao vídeo detalhando a tecnologia mais a fundo.

O modo Ultimate Team, também presente no FIFA, recebeu algumas mudanças, porém fica cada vez mais evidente que se trata de monetização, tornando-se mais difícil obter recompensas através das atividades e objetivos, e por outro lado facilitando as microtransações para ganhos cada vez mais rápidos.

No modo Face of the Franchise, foi incorporado The Yard que na edição 22 (confira em nossa análise), era separado. A história também recebeu mudanças. No lugar dos clichês da jornada pelo futebol universitário, você agora é um jogador no fim de contrato do quinto ano da NFL. Você terá a sua chance de provar se realmente seu lugar é entre os jogadores da NFL. Recebendo um contrato de 1 ano, você terá de provar que mesmo evoluindo os atributos técnicos, você também poderá ser “A Cara da Franquia“. Desta vez estão disponíveis 5 posições, além do tradicional Quarterback (QB), e estão presentes para o grupo ofensivo: Halfback (HB), Wide-Receiver (WR), e para o grupo defensivo: Cornerback (CB) e Linebacker (LB).

Ainda estão presentes o modo Franchise, no qual você gerencia o time de sua escolha, durante a temporada, participando da contratação não só dos jogadores, como do corpo técnico e demais aspectos financeiros.

Madden NFL 23

Os gráficos também receberam melhorias. Você pode optar pelo modo performance, onde será privilegiado o FPS, ou modo qualidade com preferência pela resolução. Também fica a critério do jogador. A diferença dos gráficos é bem acentuada entre as versões para Xbox One e Xbox Series X|S. A EA Sports tem disponibilizado 2 versões do jogo, uma para Xbox One e outra para Xbox Series X|S. Uma outra maneira de capitalizar em cima do jogo é com a edição All Madden, que contém ambas as versões, e claro com um preço superior. Aliás este é um dos pontos negativos do jogo, esta versão foi lançada por R$ 499. Na publicação desta análise, encontra-se em promoção com 25% de desconto, até o dia 12 de setembro.

A narração está bem mais fluída e com uso estatísticas atualizadas em tempo real, chegando bem perto de uma transmissão da TV.

Madden NFL 23 - Gameplay

OPINIÃO

Assim como nas outras edições de Madden NFL, as melhorias não foram tão significativas. O FieldSense acrescenta novidades, embora presente apenas na versão da nova geração. Ainda assim continuam presentes alguns bugs, sofri pelo menos uns 3 crashes no jogo, problemas de Quick Resume, conexão com os servidores da EA, que inclusive causaram corrupção de savegame, a qual perdi o progresso na fase final da jornada.

Para os fãs de futebol americano, é uma celebração e homenagem a John Madden, mas ele merecia algo mais polido e redondo. Ainda assim há bastante espaço para diversão e competitividade.

Comprar Madden NFL 23 na Microsoft Store

Plataformas: Xbox One e Xbox Series X|S
Publicado por: Electronic Arts
Desenvolvido por: Tiburon
Data de lançamento: 19/08/2022
Opções de compra: Xbox One | Xbox Seriess X|S

Compartilhar.

About Author

Aficionado por games, comecei cedo: Intellivision -> MSX -> PC -> Xbox 360 / PS3 / PSP -> Xbox One. Fã de Fallout, Bioshock, Assassin's Creed, Mass Effect, Borderlands, Skyrim, Just Cause, Dead Island, Gears of War, Far Cry, Halo, GTA entre outros. Também aficionado por séries de TV, NFL (GO GIANTS!), NBA (Go Lakers), Futebol (Fluminense).

Powered by keepvid themefull earn money