fbpx

O souls-like sempre foi um gênero que me atraiu da mesma maneira que me afastava. Mas por existir inúmeras recomendações de amigos, sentia que era um tipo de jogo que poderia ganhar meu coração. Mas faltava um jogo que faria essa ligação. Cheguei a me aventurar pouco em Dark Souls, Sekiro e até mesmo o criticado Lords of The Fallen, que foi o que mais progredi, mas ainda não me sentia a vontade com o esquema de ataque e defesa.

Nos últimos dias tive a oportunidade de jogar um souls-like indie bem interessante, chamado de ThymesiaO jogo usa uma fórmula mais rápida de combate desse mesmo gênero. Será que ele vai encantar ou não atenderá aos anseios dos mais puristas? Descubra em nossa análise a seguir.

A PRAGA QUE CONSOME

O enredo de Thymesia se passa em um mundo condenado por uma peste, que assola tudo o que alcança. Controlamos Corvus, o único capaz de enfrentar esse problema, e que segue sua busca para descobrir uma maneira de curar esse grande sofrimento.

Como todo bom souls-like, não temos uma história mastigada, tendo o jogador que buscar por respostas. Para isso, existem vários documentos entre missões principais e secundárias, que irão transformar as memórias de Corvus em fatos. O jogo é dividido em seções, que podem ser acessadas quantas vezes quiser e isso é muito legal para evoluir nosso personagem.

Alguns inimigos foram mais afetados pela peste.

Sei que ter esse tipo de desenvolvimento de história faz parte do estilo, mas poderiam ter mais capricho em algumas cenas, que são bem secas. Existem inúmero finais, mas não senti muita vontade de buscá-los, por não ter uma animação mais interessante.

Já as missões secundárias são inesquecíveis, inclusive com batalhas memoráveis, que vão fazer o jogador sair da sua zona de conforto.

SISTEMA DE COMBATE CORAJOSO

O ponto mais forte de Thymesia é o seu sistema de combate primoroso, no qual temos comandos bem simples e parecidos com jogos do mesmo estilo, com o uso equilibrado de ataque e defesa, mas com a complexidade do uso da garra, que consegue capturar o poder do inimigo. Esse tipo de ataque especial muda toda a dinâmica do combate, que pode ganhar diferentes estratégias.

Existem uma grande variedade de ataques especiais, com o uso de espadas enormes, arco e flecha, machado e muito outros, com os quais o jogador vai testar e abusar da criatividade. Essas habilidades especiais podem ser evoluídas conforme lutamos contra os inimigos.

Nem todas lutas podem ser vencidas na força.

A cada luta conquistamos pontos de experiência, que podem ser usados para evoluir nossos atributos, habilidades passivas e poções. Essas melhorias podem ser ajustadas nos checkpoints espalhados pelas fases. Como todo souls-like, caso Corvus seja morto, os pontos ficam caídos no último lugar que morremos, bastando achar o lugar para recuperar.

Defesa, esquiva e contra-ataque farão parte de nossa rotina, que usada em conjunto com nossas habilidades especiais oferecem grandes doses de desafio. Corvus também poderá envenenar seus inimigos com o lançamento de penas, que são lançadas como projéteis. Esse envenenamento ajuda na hora de encher nossa barra de energia.

Em Thymesia podemos montar várias builds, que serão montadas de acordo com nosso estilo e escolha na árvore de habilidades. Caso queira zerar os pontos para montar a arvore novamente, é só usar um item para isso.

BATALHAS INTENSAS

Outro ponto interessante de Thymesia são suas batalhas intensas, que trazem chefes bem interessantes e desafiadores. Mas alguns chefes são bem desbalanceados, trazendo facilidade ou uma grande dificuldade. Os chefes secundários conseguem se destacar em alguns casos, mais do que os principais, logo não deixe de visitar trechos opcionais das memórias.

O design de alguns chefes ganharam um belo tratamento.

O escopo de algumas batalhas contra chefes ocupam uma grande parte da tela, mudando a dinâmica de batalha, exigindo uma diferente estratégia de somente defender e atacar.

SOM E GRÁFICOS

Os gráficos de Thymesia navegam entre o belo e o simples, o que pode ser considerado natural se tratando de um jogo indie e com menos recursos. A performance deixa a desejar em algumas fases contra chefes, com quedas bruscas de frame, algo que não pode acontecer, principalmente em trechos tão tensos.

Quanto a parte sonora, eu penso que poderia haver uma melhor trilha, dando uma maior imersão em nossa aventura. Não existe legendas em Português do Brasil, algo que ajudaria para o entendimento do pouco apresentado da história.

OPINIÃO

Thymesia é um ótimo souls-like, que sai do simples ataque e defesa, e parte para algo mais avançado, principalmente no uso da garra, que consegue capturar o ataque especial dos inimigos. As batalhas contra chefes principais e secundários são emocionantes, algo bem comum para esse tipo de jogo. Além disso, as missões secundárias e múltiplos finais enriquecem nossa experiência.

A história, como como de costume no gênero, não é simples de entender, mas deixa a desejar com a falta de capricho em certas cenas, que poderiam ser a cereja do bolo. Os gráficos são bem simples, navegando entre o belo e o simples, mas a performance cai em algumas batalhas mais intensas. O som cumpre seu papel, mas peca em não trazer legendas em português do Brasil.

Thymesia é uma ótima opção para quem deseja entrar no mundo souls-like, mas que ainda tem uma barreira nesse tipo de jogo, pois ele oferece um estilo mais veloz.

Comprar Thymesia na Microsoft Store

Plataformas: Xbox Series X|S
Publicado por: Team17
Desenvolvido por: OverBorder Studio
Data de lançamento: 18/08/2022
Opções de compra: Microsoft Store

Compartilhar.

About Author

Desenvolvedor Web e Analista de TI, gamer assíduo desde a época do Atari, fã de Metal Gear(menos o Phantom Pain) e Gears of War. Ter a oportunidade de trabalhar um pouco com games é um sonho realizado. Falta só ir para E3!!!

Powered by keepvid themefull earn money