fbpx

O Velho Oeste é um dos temas mais icônicos nos filmes, trazendo obras inesquecíveis para a nossa vida. Nos jogos, tivemos pouca variedade desse gênero, tendo a franquia Red Dead como uma das principais. Mas isso pode mudar, pois a Focus Entertainment em conjunto com a desenvolvedora Flying Wild Hog, tem o orgulho de anunciar que o jogo de ação em terceira pessoa, Evil West chega para preencher essa lacuna.A grande diferença de Evil West para os demais jogos do gênero, é que somos um caçador de vampiros em meio a era do Velho Oeste.

Será que caçar vampiros no Velho Oeste compensa? Descubra em nossa análise a seguir.

LUTE CONTRA O MAL

A história de Evil West começa de forma explosiva literalmente, com uma incursão a um trem em movimento, no qual tudo acaba errado e então devemos investigar o que está acontecendo. Nosso protagonista, Jesse Rentier, busca por respostas e assim nos deparamos com uma criatura da noite, que logo o ataca dando início a uma rápida sequência de tutoriais, sendo incorporado a história, algo que achei bem legal, para sair daqueles tutoriais tradicionais.

Logo após algumas sequências, encontramos com o nosso parceiro, que nos ajuda a finalizar essa primeira missão. Ambos trabalham para uma organização secreta, que caça todo tipo de criatura da noite. Mas nada é tão simples quando se caça esse tipo de criatura sorrateira, e quando achamos que estamos por cima, tudo acaba dando errado e temos que procurar uma maneira de nos fortalecer contra o inimigo.

A maneira como a história é contada é inteligente e frenética, prendendo o jogador para chegar na próxima missão. Todos os acontecimentos apontam para uma direção, mas as bifurcações de acontecimentos até chegar esse ponto são bem interessantes. Toda a mitologia é contada de forma bem prática, com os acontecimentos de cada capitulo e através de inúmeros documentos, que descrevem os tipos de monstros e curiosidades sobre a história.

Jesse Rentier é um personagem durão, com um humor característico, que contrasta com aquelas piadas bem sujas. Sua jornada como herói é bem definida e possui soluções bem interessantes para a finalização da história. Realmente ao final dessa nossa jornada, vemos um crescimento do personagem.

Além de Jesse, temos coadjuvantes interessantes, que realmente fazem parte da história. Mas não espere saber muito sobre eles.

O grande antagonista possui uma personalidade bem maléfica e também sinistra. Algo que combina com a atmosfera de algumas localidades. Esse mesmo vilão possui uma história de fundo, na qual descobriremos fatos até os momentos finais.

SEJA UM CAÇADOR

Jesse é um exímio caçador, mesclando entre o poder das armas de fogo e golpes físicos. O que você tem que ter em mente, é que Evil West é um jogo de ação em terceira pessoa, com uma câmera posicionada atrás do ombro, algo que nos coloca em contato direto com a ação. Essa dinâmica te direciona a certa ações, mas com muitas opções de abordagem.

Começando pelas armas de fogo, com as quais podemos atirar com fuzis, revólveres, lança chamas ou mesmo uma escopeta poderosa. O jogo traz uma dinâmica interessante para essas armas, onde algumas são usadas como habilidades que podem ser ativadas e depois aguardamos a sua recarga. Essas armas podem ser utilizadas em conjunto com outras habilidades e até mesmo com socos e pontapés, que podem criar combos incríveis.

Chegamos a arma mais importante do jogo, que é a manopla, que pode ser eletrocutada com ataques poderosos, podemos puxar inimigos ou mesmo nos defender, dando a oportunidade de contra-atacar.

A manopla também possui ataques especiais poderosos, que requerem energia para a bateria. Existem bobinas elétricas espalhadas pelo mapa que recarregam esses poderes, mas ao chegar nos momentos finais você poderá recarregar com certos tipos de combos.

Conforme avançamos em nossa história, encontramos novas armas, além de melhorias para nossas habilidades, que podem ser desbloqueadas através de um ponto que recebemos ao ganharmos um nível. Existem também melhorias para nossas armas e equipamentos através de dinheiro, que coletamos pelo mapa, algo que faz com que o jogador sempre busque todas as opções. Outro ponto interessante dos coletáveis são os baús com itens e habilidades exclusivas, que somente são desbloqueados quando os encontramos.

No final de nossa aventura vamos nos sentindo bem poderosos, mostrando uma evolução condizente com as melhorias e habilidades escolhidas.

Caso o jogador queira resetar suas habilidades ele pode fazer isso em algumas estações espalhadas pelos mapas, algo que oferece a chance de testar outras opções durante vários momentos do jogo.

AÇÃO DESENFREADA, MAS TAMBÉM MUITA AVENTURA

Evil West é um excelente jogo de ação, no qual enfrentamos uma variedade de inimigos com suas fraquezas e pontos fortes. São muitas opções para combater o mal, podendo fazer vários combos entre tiros e ataques físicos.

Existe uma grande diferença no design dos monstros, trazendo mutações para as criaturas da noite. Não estamos lutando contra criaturas simples, elas são monstros poderosos e querem somente a nossa morte. A variedade de inimigos é muito boa, impactando diretamente na jogabilidade, que requer uma certa habilidade, principalmente quando eles agem em bando. Existem inimigos grandes e nessa hora você terá que combinar seus ataques e se curar ou defender quando for preciso.

Os chefes não trazem um desafio tão grande em dificuldades medianas, mas podem dificultar nossa vida em níveis mais altos. Com uma exceção no chefe final, onde tive um pouco de mais dificuldade. As batalhas contra os chefes são sempre legais e com monstros de tirar o fôlego, algo que nos coloca para pensar em como vencer a monstruosidade.

Evil West também é um jogo de aventura muito competente, com sequências bem legais de locomoção, mesclando entre correntes para escalar, tirolesas, além de lugares apertados e precipícios para passar. Essa sensação de aventura é muito divertida, conforme o personagem vai interagindo com aquele mundo.

O jogo não se resume a lutar e avançar, também existem alguns quebra-cabeças bem simples para serem resolvidos. Essa quebra da ação é importante para cadenciar o jogo quando é preciso e depois te jogar no meio da ação novamente.

Não existe uma bússola ou mini mapa e mesmo assim não será necessário, pois os caminhos facilmente te levarão para o seu objetivo final. Todo o design da fase é bem construído para te passar uma sensação de liberdade, que esconde uma linearidade.

Além da campanha para um jogador, podemos jogar em coop online com amigos, mas durante meus testes não consegui encontrar um amigo para testar esse modo, pois não existe ainda um matchmaking, ficando restrito aos amigos da nossa lista.

EXCELÊNCIA TÉCNICA

Evil West me surpreendeu positivamente em seus quesitos técnicos, com gráficos lindíssimos, cheios de efeitos para texturas e iluminação. Só tive um problema na queda de frames durante uma única batalha, mas foi algo bem isolado e que facilmente será corrigido em uma atualização.

Outro ponto que chama atenção é o design de fases, com profundidade e muita variedade. Além de desertos, temos pântanos, florestas, cavernas, cidades e sempre um ar de que vai acontecer algo perigoso a qualquer momento. O design de inimigos também manda muito bem, com criaturas grotescas e cheias de mutações, algo que foge do tradicional.

As expressões faciais cumprem seu papel com animações mais básicas do que os cenários, mas mesmo assim são boas e condizem com todo o contexto do desenvolvimento. O único ponto fraco que encontrei no aspecto gráfico foram as finalizações dos inimigos, que poderiam ser melhores. Já as cutscenes são bem dirigidas, com momentos épicos e que ficarão guardados em minha memória.

O som é ótimo, com efeitos bem feitos e músicas que combinam com cada momento. Não existe dublagem, mas o jogo possui legendas e textos legendados em Português do Brasil.

OPINIÃO

Evil West facilmente será um dos melhores jogos de 2022, com uma união perfeita entre ação e aventura. O gameplay é incrível dando a oportunidade do jogador alternar entre golpes e poder de fogo ao apertar os comandos rápidos dos botões. Existem inúmeros recursos para eliminar nossos inimigos. Os inimigos são bem variados e realmente passam uma sensação de perigo, exigindo diferentes estratégias e pensamento rápido.

A parte de avançar pelo terreno passa uma sensação de aventura, com desfiladeiros e lugares apertados para passar. A história é incrível, com um herói com sua jornada que une o pessoal e o profissional, entrando em conflito diversas vezes. O jogador sempre busca a próxima missão para entender mais da história.

O aspecto técnico surpreendeu, com lindos efeitos de iluminação e sombra. Por diversas vezes fiquei admirando o cenário. O som também manda bem com uma trilha sonora que combina com a mistura de velho oeste e ocultismo.

Torço muito para que Evil West faça sucesso e se consagre com uma nova franquia de ação e aventura, pois precisamos mais de jogos assim, que se arriscam em fazer coisas diferentes. Que venham mais aventuras do Velho Oeste sombrio!

Comprar Evil West na Microsoft Store

Plataformas: Xbox One e Xbox Series X|S
Publicado por: Focus Entertainment
Desenvolvido por: Flying Wild Hog
Data de lançamento: 21/11/2022
Opções de compra: Microsoft Store

O jogo foi cedido gentilmente pela Focus Entertainment para a realização desta análise.

Compartilhar.

About Author

Desenvolvedor Web e Analista de TI, gamer assíduo desde a época do Atari, fã de Metal Gear(menos o Phantom Pain) e Gears of War. Ter a oportunidade de trabalhar um pouco com games é um sonho realizado. Falta só ir para E3!!!

Powered by keepvid themefull earn money