fbpx

Eville é um jogo totalmente multiplayer online que mistura elementos dos jogos Detetive, Among Us e até mesmo Fable. Trata-se de uma vila medieval repleta de aldeões (Villagers) e conspiradores (Conspirators), aos quais durante seus turnos diários e noturnos, tentam desempenhar seus papeis.

Desenvolvido pela VestGames e publicado pela Versus Evil, ele foi lançado para Xbox em outubro entrando diretamente no Xbox Game Pass, e ainda com a possibilidade de jogá-lo via Cloud Gaming para os assinantes do Xbox Game Pass Ultimate.

DIA E NOITE

Eville se trata de um jogo de dedução social multiplayer para até 12 jogadores com suporte cross-plataform, tendo alguns elementos de jogos de mesa. Inspirado em jogos populares de dedução social, como Werewolves, ele é uma nova abordagem do conceito com jogabilidade e interação em tempo real. Assuma o papel de um Aldeão ou Conspirador e faça suas ações quando ninguém estiver olhando. Coloque sentinelas para observar outros jogadores ou caminhe pela vila para visitar qualquer casa e fazer uma matança. É sua tarefa se comunicar com outros jogadores, através de conversas de voz, e assim provar sua inocência. Use suas habilidades únicas a seu favor e certifique-se de que sua equipe sobreviva.

O tempo é dividido entre o dia e a noite. Durante o dia, você vagueia pela cidade, reforça suas defesas pessoais, assume missões e tenta descobrir quem são seus colegas aldeões. À noite, você dorme – e espera viver para ver outro dia.

Você se encontra em uma vila repleta de uma série de assassinatos. Alguns dizem que pode ter sido você – será mesmo? Convença os outros de que você não é um assassino para permanecer vivo até o próximo amanhecer!

A cada dia, os aldeões podem decidir sobre os suspeitos e executá-los até que todos os malfeitores sejam encontrados. Todas as noites, no entanto, os conspiradores se reúnem e decidem matar outro aldeão inocente até que eles assumam o controle da vila.

Você desempenha um papel aleatório e não tem ideia de quem estará do seu lado. Use suas habilidades, inclusive sociais, para descobrir. Os papéis de cada jogar são sorteados no início da partida, entre os 8 disponíveis para Aldeões, e 4 para o time Conspiradores.

Eville - Roles 1

Detective, Axe Murderer, Shape Shifter, Ghost Whisperer

Eville - Roles 2

Slanderer, Trapper, Mayor, Thief

O papel de todos possuem algumas características únicas. Você pode criar poções ou obter informações sobre o papel de outra pessoa. Alguns podem anunciar seu próprio papel para todos os outros, mas apenas uma vez, ou ainda uma habilidade muito mais sutil que faz você se concentrar em permanecer vivo e contribuir para a vila de outras maneiras.

A mecânica é de certa forma simples, apenas conspiradores e certos aldeões podem se movimentar à noite. Os bandidos tentam sabotar a vila e assassinar pessoas inocentes enquanto a lua paira sobre nossas cabeças. Se você sobreviver à noite, depende de sua sorte e do que planejou com antecedência durante o dia acordado.

Os aldeões podem convocar reuniões de emergência para declarar alguém culpado, através de uma votação, ou esperar até que alguém morra e realizem uma reunião na cidade. Então, é hora de votar em sua inocência. Faça o certo através do trabalho em equipe e um faro apurado para detecção, assim você salvará o dia. Se não, você acabou de ajudar os bandidos, fritando um de seus vizinhos.

Os aldeões podem montar armadilhas e certas defesas para pegar um bárbaro ou ladrão desprevenido assim que a noite chegar, às vezes eliminando um inimigo sem que você tenha que votar em alguém potencialmente culpado.

Eville - Cageburn

O problema é encontrar tempo para fazê-lo – ou qualquer coisa. O dia não dura mais do que um minuto, então, a menos que você conheça o layout da vila intimamente, você provavelmente passará vários dias descobrindo onde estão os NPCs que distribuem missões e onde encontrar o que eles precisam para que você possa estocar recursos e se preparar para as noites escuras à frente.

Eville - Gameplay

GRÁFICOS

A beleza visual de Eville impressiona. Lembra muito os cenários de Fable, com estilo de desenho animado que lembra muito bem a uma vila do século 11. Cores escolhidas perfeitamente com o contraste, especialmente dentro das casas e com tons vívidos, tornam o visual de Eville muito agradável aos olhos. Porém como um jogo da geração atual, ele fica um pouco aquém do esperado e é prejudicado por alguns problemas gráficos – como renderização de texturas e animações que fazem você se sentir como se estivesse controlando um bloco de concreto, ao invés de um duende ou algo parecido.

Eville - Partidas

Um dos recursos bem interessantes do jogo é a interação social por proximidade, você conseguirá conversar por voz e texto quando estiver próximo do outro jogador. Tanto que as partidas possuem um idioma definido, para facilitar a interação e conversa entre os jogadores.

O suporte a multi plataformas e a disponibilização do jogo no catálogo do Xbox Game Pass é uma tentativa de aumentar a base de jogadores, até porque as partidas só ficam interessante com ao menos 4 ou mais jogadores. Como se trata de um jogo totalmente online, faz necessário a disponibilidade de jogadores online, não tendo a opção de Bots.

Eville possui suporte ao idioma Português, porém o de Portugal.

OPNIÃO

Se você pensar em Eville como um jogo de tabuleiro, onde você pode passar um turno falando com um NPC, por exemplo, e depois outro turno buscando um item, a estrutura faz sentido. Na prática, porém, parece frustrante até que você aprenda o layout e tenha uma ideia melhor do que está fazendo. Os ciclos possuem um tempo bem curto. Quando você está pegando a prática, ocorre a troca do turno e se tiver sorte, a partida não é finalizada. Tutoriais limitados e menos oportunidades para praticar tornam suas primeiras partidas agitadas e levemente irritantes.

Comprar Eville na Microsoft Store

Plataformas: Xbox One, Xbox Series X|S, Cloud e PC
Publicado por: Versus Evil, LLC.
Desenvolvido por: VestGames
Data de lançamento: 11/10/2022
Opções de compra: Microsoft Store

O jogo foi cedido gentilmente pela VestGames para a realização desta análise.

Compartilhar.

About Author

Aficionado por games, comecei cedo: Intellivision -> MSX -> PC -> Xbox 360 / PS3 / PSP -> Xbox One. Fã de Fallout, Bioshock, Assassin's Creed, Mass Effect, Borderlands, Skyrim, Just Cause, Dead Island, Gears of War, Far Cry, Halo, GTA entre outros. Também aficionado por séries de TV, NFL (GO GIANTS!), NBA (Go Lakers), Futebol (Fluminense).

Powered by keepvid themefull earn money