fbpx

Chegou aquele momento do ano quando a equipe do Xbox Power se reúne para fazer sua seleção dos jogos que mais se destacaram no ano. E é claro que nossos queridos leitores também se juntaram para apontar suas escolhas no Xbox Power Awards 2022.

Antes de colocar nossas escolhas, queremos deixar claro que a ideia do Xbox Power Awards surgiu um ano depois da criação do site, como uma ideia de um artigo onde a equipe do site fizesse uma retrospectiva dos seus jogos favoritos do ano, e então brincamos com a ideia do “Awards” junto com Comunidade Xbox, abrindo uma votação com a nossa história gamer no ano. Essa sempre foi a ideia do artigo, reviver nossa experiência no ano e interagir com vocês sobre essas escolhas, seja concordando ou discordando conosco.

Fiquem ligados que o PowerCast sobre o Xbox Power Awards será lançado em breve.

Acompanhem nossas escolhas para os melhores do ano em 2022 e, também o resultado da escolha popular.

Jogo do ano

Escolha do Público – ELDEN RING

Guidoncio – Este ano tivemos boas opções, nossas almas foram alentadas com LEGO Star Wars: The Skywalker Saga. O resto é história.

Michael Melo – Por mais que Deathloop tenha sido lançado primeiro no console da Sony, assim que ele chegou ao Xbox, podemos ter a noção do quanto ele é diferenciado no seu gênero, trazendo uma dinâmica diferente do que estamos acostumado, saindo do básico.

Nivea MirandaElden Ring conseguiu a proeza de colocar a fórmula Souls em um mundo aberto e dar um fôlego novo para o gênero, mostrando que a FromSoftware e o mestre Miyazaki dominam seus jogos. O título possui uma jogabilidade viciante, um vasto e delicioso mundo para explorar, cheio de mistérios para serem descobertos em sua narrativa, uma trilha sonora arrebatadora e um desafio que te faz querer avançar mais e mais. Uma obra que marcou 2022 e toda a indústria de games.


Desenvolvedora/Publicadora do ano

Escolha do Público – FROMSOFTWARE

Guidoncio – A Asobo teve uma excelente performance, mas não posso deixar de destacar o ano da Obsidian Entertainment. Com o trabalho contínuo em Grounded e a ótima surpresa Pentiment. E ainda há muito por vir com The Outer Worlds 2 e Avowed.

Michael Melo – A Focus Entertainment fez um belo trabalho em publicar grandes jogos como A Plague Tale Requiem e Evil West, mostrando que tem espaço para franquias mais novas.

Nivea Miranda – A Obsidian Entertainment possui jogos de grande porte como Avowed e The Outer Worlds 2 em desenvolvimento, mas mesmo assim conseguiu dar espaço para que equipes menores dessem vida para obras incríveis como Grounded e Pentiment. Ela se consagra como um dos melhores times da Xbox Game Studios.

Thiago Santos – FromSoftware pelo excelente trabalho com Elden Ring.


Melhor jogo independente

Escolha do Público – TUNIC

Guidoncio – Ótimas surpresas e opções, inclusive com a presença brasileira de Fobia – St. Dinfa Hotel. No entanto, gostei da raposa de TUNIC.

Michael MeloRogue Legacy é facilmente um dos melhores indies que já joguei, com uma dinâmica viciante e que jamais cai na mesmice.

Nivea Miranda – Como grande fã de jogos como Limbo e Inside, fiquei genuinamente interessada em Somerville desde o seu anúncio, pois ele é do mesmo criador dessas obras icônicas. O jogo oferece um mundo muito interessante e único, que mesmo sem uma fala ou texto transmite uma mensagem impactante, mesmo sendo recheada de subjetividade.


Melhor narrativa

Escolha do Público – A PLAGUE TALE: REQUIEM

Guidoncio – Jogos focados em narrativa sempre recebem uma atenção especial da minha parte, deixando espaço para destaque de bons roteiros e escritores. As Dusk Falls inovou e trouxe uma ótima e bem construída mistura de personagens e tramas.

Michael MeloA Plague Tale Requiem foi uma grande evolução para a franquia, unindo uma jogabilidade mais intuitiva, além de uma história que ficará para sempre em nosso coração.

Nivea Miranda As Dusk Falls possui uma maneira única de transmitir sua proposta gráfica inovadora, que consegue colocar ainda mais impacto aos acontecimentos de sua história e seus personagens bem construídos. Ele possui uma ramificação narrativa gigantesca, dando importância para as escolhas do jogador e trazendo peso para os seus diálogos muito bem escritos.


Melhor performance

Escolha do Público – CHARLOTTE MCBURNEY COMO AMICIA EM A PLAGUE TALE: REQUIEM

Guidoncio – Ótimas performances dos indicados, mas quem adicionou mais profundidade e personalidade foi a Charlotte McBurney em A Plague Tale: Requiem.

Michael MeloAmicia se tornou uma das personagens mais importantes nos jogos e Charlotte McBurney em A Plague Tale: Requiem mandou bem demais, com uma atuação recheada de emoções.

Nivea MirandaAmicia é uma personagem que passou por muitas adversidades em sua vida, mas ela sempre possui esperança de que tudo um dia irá melhorar. Essa personalidade cheia de camadas foi potencializada pela bela, e poderosa, interpretação de Charlotte McBurney em A Plague Tale: Requiem.


Melhor trilha sonora / Som

Escolha do Público – METAL: HELLSINGER

Guidoncio – Headbangers venham comigo em Metal: Hellsinger.

Michael MeloMetal: Hellsinger é um banquete para qualquer metaleiro se esbaldar. É dia de rock bebe.

Nivea MirandaElden Ring possui uma poderosa e bem construída trilha sonora que eleva cada momento de nossa jornada, transformando cada luta de Boss em uma batalha épica e a exploração de seus mapas em um deleite. Já faz parte do meu dia-a-dia.

Menção honrosa para Metal: Hellsinger, que possui uma incrível trilha original composta por nomes de peso do Metal.


Melhor direção de arte

Escolha do Público – ELDEN RING

Guidoncio – As novidades de As Dusk Falls merecem destaque, mas a rataria e imersão ambientalista me conquistaram, A Plague Tale: Requiem.

Michael MeloA Plague Tale: Requiem evoluiu muito a sua escala, e a direção de arte foi junto, com ambientes variados e cheios de beleza.

Nivea Miranda – Cada ambiente de Elden Ring é dotado de detalhes únicos que remetem a um mundo realmente extraordinário e cheio de suas particularidades. Seus chefões, armaduras e armas seguem uma qualidade impressionante, mostrando que a FromSoftware se esmerou para entregar um trabalho inesquecível.


Melhor jogo shooter

Escolha do Público – CALL OF DUTY: MODERN WARFARE II

Guidoncio – Embora o quarteto tiro, porrada, bomba e Rock ganhem destaque em Metal: Hellsinger, e a ótima jogabilidade de Deathloop, sou mais fã do looter shooter cartunesco e sádico de Borderlands, opa, Tiny Tina’s Wonderlands.

Michael MeloDeathloop é o shooter mais completo do momento, com uma jogabilidade inteligente que conquista o jogador nos primeiros minutos de nossa aventura.

Nivea Miranda – Metal: Hellsinger é um jogo viciante que possui uma jogabilidade de um ótimo jogo de tiro, que me lembrou clássicos como DOOM e Quake, mas que possui um diferencial de ser um jogo rítmico, dessa forma para se sair bem você precisa seguir a vibe de suas incríveis músicas originais. Ele possui uma alta dificuldade e o diferencial de trazer armas diferentes, além das de fogo, para apimentar o gameplay.


Melhor jogo de ação/aventura

Escolha do Público – A PLAGUE TALE: REQUIEM

Guidoncio – Monkey Island retornou com algumas polêmicas no desenvolvimento, mas entregou mais do que esperava. Mas a repaginada e excelente aventura de LEGO Star Wars: The Skywalker Saga está conosco.

Michael MeloA Plague Tale: Requiem é uma aventura sem igual, com momentos insanos que nos prendem até os momentos finais.

Nivea Miranda – A jornada por A Plague Tale: Requiem é muito mais grandiosa do que a do seu incrível antecessor, e ele consegue melhorar cada aspecto, se tornando uma obra inesquecível. Jogabilidade cheia de possibilidades, narrativa bem desenvolvida e imersiva, alta qualidade gráfica, trilha sonora que potencializa cada momento e personagens que ficarão marcados na memória. Se não fosse em um ano com Elden Ring, ele seria fácil meu jogo do ano.


Melhor jogo de RPG

Escolha do Público – ELDEN RING

Guidoncio – O ano merecia mais opções de RPG. Aliás ao longo dos anos temos recebido menos opções de RPG propriamente ditos, embora esteja cada vez mais presente em outros gêneros. Tivemos um raiz do JRPG com Star Ocean: The Divine Force, mais do mesmo de Souls, mas meu voto vai para Pentiment.

Michael Melo – Não joguei Elden Ring, mas é impossível não se render a tudo que ele representa.

Nivea Miranda – Elden Ring é um jogo que coloca o jogador no centro de tudo, deixando ele criar a sua própria história. Ele decide qual build usar, para criar um personagem com um set de habilidades únicas e até mesmo qual caminho seguir até o final, pois mesmo que exista uma direção principal, como você chega lá está em suas mãos.

Menção honrosa para Star Ocean: The Divine Force que é um JRPG realmente muito bom e cheio de possibilidades.


Melhor jogo de esportes / corrida / luta

Escolha do Público – FORZA HORIZON 5: HOT WHEELS

Guidoncio – Vemos que não temos tanta opção quando o grande destaque é uma expansão para o já excelente jogo, logo Forza Horizon 5: Hot Wheels.

Michael MeloMultiversus chegou de fininho como não fosse um gigante, mas logo conquistou os amantes de jogos de luta.

Nivea Miranda – Esse foi um ano que quase não toquei em jogos dessa categoria, mas como joguei um pouquinho de Forza Horizon 5: Hot Wheels e vi o quanto eles aperfeiçoaram a ideia do terceiro jogo e transformaram em algo grandioso, já valeu minha escolha.

Thiago Santos – Forza Horizon 5: Hot Wheels trouxe a magia espetacular de Hot Wheels, somado ao poder atual de Forza Horizon não poderia dar errado!


Melhor jogo para família

Escolha do Público – GROUNDED

GuidoncioGrounded é uma excelente opção, mas LEGO é muito mais família e ainda com a saga Skywalker. LEGO Star Wars: The Skywalker Saga leva fácil.

Michael MeloTeenage Mutant Ninja Turtle: Shredder’s Revenge foi uma grande viagem ao passado, mas com uma modernização dos controles, além de dar a opção para até seis jogadores lutar contra o destruidor.

Nivea Miranda – Grounded é uma escolha fácil. Ele possui uma estrutura incrível para jogar junto com amigos e familiares, dando liberdade para que cada um crie sua própria jornada, oferecendo uma quantidade gigantesca de atividades para explorar seu mundo.

Thiago Santos – Grounded por dar um mundo de possibilidades de exploração e criação.


Melhor multiplayer

Escolha do Público – CALL OF DUTY: MODERN WARFARE II

GuidoncioOverwatch 2 repete a ótima essência do primeiro jogo. Recebeu melhorias e se destacou entre os demais.

Michael MeloEvil Dead: The Game foi mais uma surpresa, que conseguiu me conquistar com mapas grandes e bem interessantes, além de trazer o DNA dos jogos da Saber.

Nivea Miranda – Com Overwatch 2 a Blizzard manteve a fórmula clássica do primeiro jogo, adicionando boas mudanças, algo que manteve o jogo familiar, mas como fôlego novo. A decisão de torná-lo free-to-play também foi muito acertada, tornando o jogo ainda mais popular.


Melhor adição do Xbox Game Pass

Escolha do Público – A PLAGUE TALE: REQUIEM

Guidoncio – Ótimas adições neste ano como Mass Effect, Far Cry 5, Assassins Creed, LEGO Star Wars, mas vou utilizar como critério o Day One, causando mais impacto e peso no lineup. Tivemos o aclamado Guardiões da Galaxia, mas optei pelo A Plague Tale: Requiem.

Michael Melo –  Embarcar em A Plague Tale: Requiem no dia do seu lançamento, foi uma experiência sem igual, principalmente pelo peso que esse jogo significa.

Nivea Miranda – Essa sempre será a categoria mais difícil para escolher, pois o Xbox Game Pass é um monstro. Mesmo com as impactantes adições Day One, eu decidi optar pela chegada de Guardiões da Galáxia da Marvel, que foi um jogo aclamando por crítica e público, e mesmo com pouco tempo após o lançamento estava disponível o serviço, trazendo ainda mais peso para o seu catálogo.

Thiago Santos – Sem dúvidas uma das melhores adições ao catálogo do Xbox Game Pass foi Guardiões da Galáxia da Marvel, gameplay bem agradável com uma história legal.


Melhor jogo do Games With Gold

Escolha do Público – PORTAL 2

Guidoncio – Com cada vez opções mais escassas e menos impactantes, tivemos o ótimo Portal 2, mas minha escolha é do clássico Saint’s Row 2.

Michael Melo – Difícil escolher, pois esse serviço ficou muito aquém, mas indico o Saint’s Row 2, por ser um jogo bem divertido e bom de se ter em nossa biblioteca.

Nivea Miranda – Que escolha difícil, mas dessa vez pela falta de opções. 2022 foi um dos piores anos da história do GwG, se não foi o pior. Dos jogos desse ano eu destaco The Flame in the Flood que é um belo título rogue-like.

Thiago Santos – Saint’s Row 2, foi difícil escolher.


Prêmio Game Over do ano (Pior jogo/situação)

Escolha do Público – GAMES WITH GOLD

Guidoncio – A conturbada levada do Halo Infinite, conflitos internos e vários adiamentos. Levam fácil este título para 343 Industries e a bagunça com Halo Infinite.

Michael Melo – O pior jogo que joguei dos últimos tempos foi Gungrave G.O.R.E, que parecia ser um jogo divertido, mas confesso que foi extremamente cansativo e que me deixou com tendinite, por simplesmente ter comandos repetitivos ao extremo.

Nivea Miranda – Apesar do fiasco do Games With Gold, não tem como deixar passar a 343 Industries e a bagunça com Halo Infinite. O estúdio possui em mãos a jóia mais preciosa do Xbox, e mesmo assim entregou um multiplayer, que até foi bom no lançamento, mas que depois decepcionou com a falta de novos conteúdos, algo essencial para um jogo free-to-play e focado em serviços. Isso sem falar que a Campanha foi lançada sem o clássico co-op, que só foi adicionado quase um ano depois, e ainda sem a prometida tela dividida até hoje. O estúdio está tentando recuperar a confiança dos jogadores com atualizações e a reestruturação de suas equipes, mas é triste ver tanta falta de administração e cuidado com a franquia mais importante do Xbox.

Thiago Santos – A queda na qualidade dos jogos oferecidos no Games With Gold.


Jogo mais aguardado de 2023

Escolha do Público – STARFIELD

Guidoncio – Vai pro bicampeão! Starfield promete muito e levo fé que será entregue com aquele algo a mais.

Michael MeloStarfield, pois será maravilhoso viajar no Skyrim do espaço, como muitos o chamam.

Nivea Miranda – Me recuso a colocar Starfield novamente…hahaha. Então vou de Diablo 4, que começou sem me empolgar tanto, mas conforme ele foi evoluindo, e mostrando toda a ambiçao e grandiosidade de seu mundo em ação, eru só pude ficar ansiosa para investir mais uma vez centenas de horas no seu cliclo viciante.

Thiago SantosForza Motorsport com toda a certeza, quero ver meu Series X fritar rodando.


Confira também nossa aba de análises.

Agradecemos a todos os que votaram no nosso Xbox Power Awards, e que 2023 seja um ano de muita jogatina e Conquistas… Nos vemos na Live!

 

Compartilhar.

About Author

Apaixonados pelo Xbox e conectados 24 horas com o lado verde da força!

Powered by keepvid themefull earn money