Ícone do site Xbox Power

Análise – Cassiodora

Cassiodora é um jogo estilo old school scrolling shooter dos desenvolvedores brasileiros Void Studios, também responsáveis pelo RPG Eternity: The Last Unicorn de 2019.

Sua missão não chega a ser uma novidade, pois será resgatar a princesa Cassiodora que foi sequestrada pelo vilão, o feiticeiro Kenzar.

Você poderá jogar com 3 personagens distintos, inclusive com mais 2 amigos em co-op local, são eles Agni, Colden e Luken, para enfrentar um exército de bruxas, fantasmas e demônios pelo Reino de Astória.

Inspirado em diversas culturas, vemos presença da mitologia grega e romana, principalmente na referência a Ícaro, submundo das almas e até mesmo do gaulês Asterix. O braço direito do rei, o druida Faramix, concede poderes elementais: Fogo, Gelo e Raio, além de asas aos 3 personagens.

MECÂNICAS BÁSICAS E JOGABLIDADE NEM TÃO SIMPLES

Com as asas os personagens conseguem voar pelos cenários, agrupado em 7 regiões, entre elas Floresta, Deserto, Cemitério e outras três. Em cada uma delas há cinco levels. Embora não seja o típico jogo de scrolling shooter de navinha, você terá que coletar as moedas para desbloquear na loja novos itens, como Elmos, Mochilas, Tiaras e mais, e estes implementam melhorias em seus poderes. As moedas coletadas são contabilizadas por cada personagem, sendo assim o inventário é individualizado, forçando o fator replay de cada fase utilizando um personagem diferente.

Cada fase possui desafios, como alcançar uma quantidade de combos mínimos, completar o level sem receber danos, entre outros. Quando realizados lhe darão recompensas, como mais moedas e moedas especiais. Ao final de cada grupo sempre há sempre um Boss. Existem também 4 níveis de dificuldade: do mais fácil Aprendiz, Escudeiro, Guerreiro ao mais cascudo, Cavaleiro.

Os poderes elementais não foram entregues por Faramix à toa. Na busca para salvar Cassiodora, existem inimigos e objetos do cenário que somente sofrem dano utilizando o poder correto. Em alguns casos você precisará utilizar e alternar entre Fogo (vermelho), Gelo (azul) e Raio (amarelo), além do ataque corpo a corpo e especial.

Ao acertar combos em inimigos você acumula energia para usar o ataque especial. Use-o sempre que precisar. Cada um dos guerreiros possui um animal guardião, que irá auxiliar na jornada. Para alguns, o guardião ajuda a coletar os cristais de energia, pode reviver o jogador ou até mesmo executar golpes especiais utilizando os poderes elementais.

Às vezes parece simples, mas se movimentar para desviar dos inimigos e de seus ataques, e ainda ter que acertar com o ataque correto pode dificultar as coisas. O ideal é jogar com amigos, ficando cada um encarregado por um tipo de ataque, e somando os ataques quando necessário. Os guardiões quando desbloqueados também ajudam na jornada.

OPNIÃO

No geral Cassiodora entrega diversão, com gráficos e performance dentro do esperado, tanto no Xbox One como no Xbox Series X|S. É um jogo curto, cerca de 5 horas, que acaba tendo fator de replay caso queira completar todos os upgrades. O fato de ter co-op local aumenta ainda mais a diversão. Vale a pena nem que seja para dar uma força aos desenvolvedores brasileiros da Void Studios, ainda por cima o preço ajuda muito custando apenas R$ 31,95 (sujeito a alterações).

Plataformas: Xbox One, Xbox Series X|S e PC
Publicado por: PID Games
Desenvolvido por: Void Studios
Data de lançamento: 15/12/2022
Opções de compra: Microsoft Store

O jogo foi cedido pela PID Games para a realização desta análise.

Sair da versão mobile