fbpx

Bob Esponja: The Cosmic Shake é o novo jogo de plataforma da franquia na Fenda do Biquíni, mas desta vez a desenvolvedora Purple Lamp adicionou novas habilidades e alguns fatores replay.

A Purple Lamp também foi responsável pelo remaster do Bob Esponja: Batalha pela Fenda do Biquíni (Battle for Bikini Bottom – Rehydrated), confira nossa análise.

Bob Esponja e sua turma estão enrascados, desta vez por causa das Lágrimas da Sereia, que é capaz de realizar pedidos. Mas o que poderia dar errado? Bem, todo o espaço-tempo pode ser desfeito, abrindo portais para os Mundos dos Desejos, cheios de cavaleiros, caubóis, piratas e lesmas pré-históricas. Mas a esponja favorita de todos dá conta do recado, com a fantasia cósmica correta, é claro!

NOVAS MECÂNICAS E HABILIDADES, REFRESCAM JOGABILIDADE

Bob Esponja não parece estar bem e sua falta de estima o leva diretamente ao brechó mágico da sereia Kassandra, onde ele compra uma “coisinha única para fazer bolhas”. Ele descobre que as bolhas são na verdade propriedade roubada do Rei Netuno, mas não antes que suas boas intenções o levem a fazer desejos saudáveis para seus amigos e vizinhos, colocando todos em perigo. Kassandra, aproveitando o caos, instrui Bob Esponja e Patrick a viajar pelos reinos mágicos para coletar geleia mágica, salvar seus amigos e restaurar a Fenda do Biquíni.

Bob Esponja: The Cosmic Shake

O jogo inicia em um ritmo devagar, no esquema pular e atacar, e vai crescendo conforme as novas habilidades são apresentadas. Os acessos aos níveis são liberados conforme o uso da fantasia correspondente para passagem no portal, embora tenha um mapa central aberto, estas restrições auxiliam na evolução do ritmo. Inicialmente temos a ideia de que o jogo é mais um plataforma com jogabilidade datada, mas ele vai se encorpando, se tornando outro jogo.

Como a velha máxima, cuidado com que o que desejas, Patrick e Bob Esponja se enroscam em seus desejos e trazem muita gosma e confusões para a Fenda do Biquíni. Orientados pela sereia Kassandra, seus amigos se personificam em inimigos, sempre com o humor característico da turma.

Após os primeiros passeios por locais familiares e icônicos, você finalmente recebe um monte de novos movimentos em uma rápida sucessão. Sopro de recife, mísseis de bolhas, corte de caratê, balanço de gancho. Os desenvolvedores aproveitaram estas novas ideias, que mudam a dinâmica das fases anteriores. Já que alguns locais são somente acessados quando se possui determinada habilidade. Forçando assim o fator replay das fases.

Bob Esponja: The Cosmic Shake

Como quase todo jogo de plataforma, existem as áreas “secretas”, que possuem objetos a serem encontrados e/ou coletados. Neste jogo cada fase possui objetivos secundários e um item a ser coletado, como a espátula dourada do Siri Cascudo. Ao serem completados são liberadas moedas para compra de fantasias adicionais no jogo, tudo no melhor humor da turma do Bob Esponja, trazendo opções de vampiro, pirata, caubói, funcionário do mês, bardo e muito mais.

Bob Esponja: The Cosmic Shake

Cada fase possui o seu boss respectivo e a abordagem para combatê-lo. No total são 8 fases mais os minis games espalhados, seja no mapa principal ou dentro das fases. Quanto mais moedas coletar, mais fantasias poderá comprar com a gosma cósmica gosmenta recolhida pelo jogo. Retirando as que são fornecidas com o avanço do jogo, as adicionais são apenas estéticas e, claro, para sua diversão.

Há inclusive um DLC disponível que contém um conjunto de fantasias, disponível na Microsoft Store.

Aliás quando você fica ocioso com o controle, Bob Esponja realiza algumas atividades clássicas que já viraram memes, entre elas a imitação de galinha ciscando e a abertura dos braços formando o arco-íris.

OPINIÃO

A Purple Lamp manteve se no “bom e básico” ao invés do “ótimo e ruim” – a péssima experiência de multiplayer do jogo anterior pesou e não implementaram o modo neste jogo. Um acerto e tanto. O grande destaque vai para a localização, pois além do jogo estar totalmente em Português do Brasil, eles utilizaram a mesma equipe de dubladores da série animada, com as adaptações das piadas e humor. A voz do Bob Esponja e amigos é icônica e aproxima ainda mais o jogo aos seus fãs brasileiros. A jogabilidade ganhou novas mecânicas e saiu da fórmula básica.

Bob Esponja: The Cosmic Shake não possui uma versão otimizada para Xbox Series X|S, mas ainda assim o jogo é apresentado em 4K com gráficos e performance bons. Embora seja uma franquia de outros carnavais, vemos que ainda tem muito potencial para novos títulos. A diversão é garantida, mesmo que não esteja totalmente pronto para ser o Funcionário do Mês da Batalha pela Fenda do Biquíni.

Comprar Bob Esponja: The Cosmic Shake na Microsoft Store

Plataformas: Xbox One e Xbox Series X|S
Publicado por: THQ Nordic
Desenvolvido por: Purple Lamp
Data de lançamento: 31/01/2023
Opções de compra: Microsoft Store

O jogo foi cedido gentilmente pela THQ Nordic para a realização desta análise.

Compartilhar.

About Author

Aficionado por games, comecei cedo: Intellivision -> MSX -> PC -> Xbox 360 / PS3 / PSP -> Xbox One. Fã de Fallout, Bioshock, Assassin's Creed, Mass Effect, Borderlands, Skyrim, Just Cause, Dead Island, Gears of War, Far Cry, Halo, GTA entre outros. Também aficionado por séries de TV, NFL (GO GIANTS!), NBA (Go Lakers), Futebol (Fluminense).

Powered by keepvid themefull earn money