fbpx

Harry Potter, é uma das maiores franquias de todos os tempos, na qual somos apresentados a um mundo de bruxaria, que convive em segredo com o nosso mundo (trouxa). A franquia se tornou uma gigante, dividida entre livros, filmes e até mesmo um parque de diversão para chamar de seu.

Nos jogos, foi melhor representada pela franquia LEGO e em alguns jogos da era Playstation 1. Mas após muitos anos de espera, enfim os fãs podem embarcar na estação 9 ¾ e partir para uma nova aventura em  Hogwarts Legacy. O jogo é desenvolvido pela Avalanche Software e carrega o selo Wizard World, mostrando que faz parte de um mundo compartilhado da série Harry Potter, mas com uma história inédita.

Será que Hogwarts Legacy tem o que é preciso para se tornar o jogo definitivo da franquia? Descubra em nossa viagem ao mundo de Hogwarts.

BEM VINDO AO MUNDO BRUXO

Desde o fim da saga de Harry Potter, os fãs ficaram com saudade da franquia, que até ganhou um spin off, que parecia ser interessante, chamado de Animas Fantásticos, que era um livro complementar da sagamas que não conseguiu recriar o mesmo sentimento da aventura principal. Agora, depois de muitos anos podemos embarcar novamente no mundo bruxo, com o tão sonhado Hogwarts Legacy, que é uma jornada inédita, que começa muitos anos antes da história de Potter

Começamos nossa aventura com uma introdução bem longa desse mundo, porém bem interessante e cheia de surpresas. O inicio serve como um tutorial para iniciar nesse universo tão diferente, e traz um grande sentimento de descoberta para o nosso personagem.

Assumimos controle de um personagem inédito, que pode ser criado pelo próprio jogador, com inúmeras opções, algo bem padrão dos jogos de RPG. Então partimos em nossa primeira aventura, com algumas similaridades com a saga Harry Potter, mas com uma grande diferença, pois em vez de começar seu primeiro ano, você será um aluno do quinto, que cairá de paraquedas e terá que lidar com forças que vão além dos muros de Hogwarts.

Para se equiparar aos outros alunos, nós receberemos lições extras para poder acompanhá-los. Isso é bem importante, para que os jogadores conheçam tudo o que o mundo bruxo tem a oferecer, no que diz respeito a mecânicas, feitiços e tudo mais.

UMA HISTÓRIA ÚNICA

A história em Hogwarts Legacy é única e surpreendente, na qual nosso personagem terá que desvendar coisas do passado para entender o que está acontecendo no presnente.

Nosso personagem é um aluno promissor, que tem o poder de usar e entender magia ancestral, algo que o coloca em uma posição perigosa. Além disso, o mundo bruxo está passando por um instabilidade entre os duendes e bruxos, que inclusive pode culminar em uma guerra. Como se isso já não fosse algo tão sério, ainda existem bruxos das trevas agindo nas sombras.

Nosso caminho na escola praticamente um preparo para algo maior, que nosso mentor, o professor Fig, nos apresenta. Outros professores e alunos também contribuirão para o nosso progresso, mas também podem se envolver, criando algumas situações bem complicadas.

Achei muito interessante criar toda uma história, que envolve o passado, com muitas referências a personagens conhecidos da franquia. Isso só enriqueceu de conteúdo e honrou uma legado de um mundo tão vasto.

Toda jornada culmina em um momento de tensão, que foi muito bem explorado, principalmente por ter tantos personagens interessantes. Até mesmo os vilões possuem motivações pessoais, algo que torna tudo mais complexo.

A MAGIA DE HOGWARTS

Na minha opinião, o maior triunfo de Hogwarts Legacy são as sensações que o jogo pode oferecer. Toda a essência do mundo bruxo está presente, desde a arquitetura que é majestosa, até mesmo alguns elementos básicos, como os alunos fazendo magia pela escola ou mesmo os quadros com rostos que falam e se mechem, tudo está ali para encantar até mesmo que nunca conheceu de perto essa amada franquia.

Até mesmo alguns momentos importantes são criados,  como a escolha da varinha, o primeiro voo ou o contato com um hipogrifo. São coisas que fazem qualquer fã se emocionar, ainda mais que nessa hora é escolhida uma trilha sonora, que combina perfeitamente com o momento.

Outro momento mega importante é a escolha da casa pelo chapéu seletor, que de acordo com suas escolhas te apresenta a casa que você deveria pertencer, mas no final a escolha é sua. Não cheguei a testar as missões das outras casas por falta de tempo, mas dizem que algumas missões mudam, então isso é bem legal. De acordo com a sua escolha de casa, você não poderá entrar no salão comunal de outra casa, então escolha a que melhor combine com você.

Voltando a falar de arquitetura, temos a famosa sala precisa, as salas de astronomia, herbologia, a ponte e muitos elementos que nem apareciam nos filmes e agora estão presentes nessa aventura.

Como de costume, devemos cursar algumas matérias e isso traz um forte sentimento de nostalgia, quando conhecemos os primeiros feitiços.

MUITO ALÉM DOS MUROS

Hogwarts Legacy possui um mapa absurdamente grande e populoso, que vai muito além da escola, com a vila de Hogsmeade, a floresta proibida, o povoado de Feldcroft e muitos outros. São inúmeros locais, que possuem NPCs próprios, com comércios locais e missões secundárias, além de segredos e baús para serem encontrados.

Cada local possui seu charme, com um misto de belas paisagens e locais sinistros. Não pense que será fácil transitar nesses lugares com sua vassoura, pois existe vários inimigos espalhados e em seu encalço.

Existe uma grande quantidade de coisas para se fazer em Hogwarts Legacy, e como o mapa é grande, então se locomover a pé em muitos casos seria loucura, então assim que você conhecer o local com uma vassoura ou animal, você poderá viajar rapidamente nos pontos de viagem rápida, através do pó de Flu.

Explorar realmente é recompensador, pois existe um grande número de itens e missões, que só serão encontradas com a exploração.

SEJA UM BRUXO PODEROSO

Nosso aluno em Hogwarts Legacy é um aluno promissor, mas precisa aprender muitas coisas. Então cabe a você frequentar as aulas, fazer algumas missões para os professores e até mesmo para alguns alunos, que no final nos ensinaram algo importante.

Começando pelos feitiços de combate, que vão muito além dos filmes, com magias de proteção, contra-ataque, poderes elementais e também das trevas. Esses feitiços possuem variações mais poderosas, então não se limite em aprender somente o básico. Alguns feitiços são ótimos para combos, pois com eles o jogador vai testando qual combina melhor com cada situação de combate.

Na minha opinião, os feitiços das trevas são os mais legais. Cruciatus, que é a maldição da tortura, enfraquece o inimigo e destrói barreiras, além de ser ótimo para causar mais dano aos inimigos. A maldição Imperius, faz um inimigo ficar do seu lado por alguns minutos. Já o incrível Avada Kedavra é hit kill e pode ajudar a eliminar inimigos poderosos.

O combate é muito divertido, no qual o jogador seleciona botões de acesso rápido e até quatro feitiços para poder dispará-los. Com isso, você pode se defender dos feitiços ou ataques físicos dos inimigos e se acertar o tempo, pode lançar um feitiço de contra-ataque. Podemos também usar o poder da esquiva, que pode evoluir para um feitiço mais poderoso.

Alguns inimigos possuem fraquezas, que devem ser exploradas com feitiços diferentes. No menu de pausa, podemos trocar nosso feitiços, então não precisamos morrer com uma estratégia errada.

Além dos feitiços, também podemos usar itens de herbologia, como a irritante mandrágora que faz um barulho tão alto que atordoa os inimigos. Também nos é ensinado poções, que podem aumentar a defesa ou mesmo nos curar.

Um dos pontos fracos do jogo é quando enfrentamos muitos inimigos ou somos ajudados por uma IA, que se atrapalha na hora de travar quem vamos atacar primeiro.

Nosso bruxo possui nivelamento, que pode aumentar conforme completamos missões ou desafios. Assim que aumentamos o nosso nível, ganhamos um ponto de habilidade para ser usado na melhoria de feitiços e nossas habilidades passivas.

Caso o jogador queira uma abordagem furtiva, isso é possível através de um feitiço ou tomando uma poção de invisibilidad. Ao se aproximar dos inimigos, você poderá usar um feitiço de petrificação para incapacitá-los.

Lembra que citei o poder ancestral do protagonista? Conforme enfrentamos alguns inimigos, podemos disparar um ataque especial poderoso, que pode ser um trovão ou simplesmente desintegração.

Além do combate, nosso personagem terá que usar os feitiços para passar por lugares mais altos ou mesmo para resolver quebra cabeças. Para isso, temos feitiços para puxar, levantar e empurrar objetos, que também podem ser usados nas batalhas.

VISTA-SE PARA O COMBATE

Hogwarts Legacy é um RPG de ação e como na maioria desses jogos, possui um sistema de loot, que aliado aos baús e lojas, podem guardar diversos itens para equipar nosso bruxo. Temos desde chapéus, cachecóis, casacos e até mesmo máscaras bem sinistras. Esses itens podem ser transmutados para uma skin do seu gosto, então não precisa ficar com um visual brega.

A varinha pode ser customizada, com novos cabos, mas não pode ser trocada, afinal, um bruxo e sua varinha são um só. Já nossa vassoura pode ser trocada, comprando em lojas ou sendo melhorada, através de algumas missões secundárias.

A SALA PRECISA

Um dos lugares mais incríveis de Hogwarts é a sala precisa, que é basicamente um lugar com tudo que você precisa. No jogo, poderemos customizar essa sala com objetos e até mesmo o seu estilo. Além, é claro, de usar como um QG, onde nosso personagem pode criar poções, identificar itens, plantar e melhorar equipamentos.

O jogador pode posicionar os objetos como ele desejar e até mesmo usar feitiços para mudar o tamanho, cor e muito mais.

ANIMAIS FANTÁSTICOS AQUI HABITAM

Em Hogwarts Legacy também temos criaturas fantásticas, que podem ser capturadas com nossa mala especial, algo bem semelhante ao filme Animais Fantásticos e Onde Habitam. Assim que os capturamos, podemos leva-los para um local especial da sala precisa, onde podemos colecioná-los e também cuidar para que eles fiquem felizes.

Esses animais possuem propriedades interessantes, que podem ser usadas para melhorar nossas roupas, dando vantagens para o combate. Outro uso importante dos animais é para a locomoção, pois podemos sacá-los da maleta e montar. Lembrando que somente alguns animais específicos podem ser usados para isso.

MUITO A SE FAZER

Lembra que falei que Hogwarts Legacy tem muito o que fazer? Sim, você vai levar em torno de 20 horas para completar a campanha principal, mas levará muito mais tempo para completar tudo o que o jogo pode oferecer.

Existem vários coletáveis, que podem ser revelados pelo feitiço de revelio, que mostra coisas ocultas. Esses coletáveis podem trazer informações importantes sobre o mundo bruxo e até mesmo curiosidades.

O jogo também possui muitas missões secundárias, que trazem arcos narrativos, nos presenteando com itens exclusivos ou mesmo feitiços mais fortes. Essas missões não são repetitivas e exploram coisas que a campanha principal só mostra superficialmente.

Caso você queira passear pelo mundo, poderá completar hordas de inimigos, estourar balões com sua vassoura ou mesmo completar os famigerados desafios de Merlin, que testará sua perspicácia e de quebra aumentará seu poder ancestral.

Existem muitos quebra cabeças espalhados pelo castelo de Hogwarts, além de portas para serem desbloqueadas, contendo itens e segredos, então seja curioso e se divirta.

Também existem desafios, que podem garantir itens ou runas para serem incluídas em nossas roupas, algo que estimula o jogador a tentar de tudo.

SOM E GRÁFICOS

Hogwarts Legacy possui uma qualidade majestosa de áudio e vídeo, com muito empenho da Warner e da Avalanche Software. Começando pelos gráficos, que são muito lindos, com ótimos efeitos de iluminação e sombras, além de trazer uma modelagem incrível de cenários e personagens. Os ambientes possuem efeitos, que mesmo de longe, podemos enxergar detalhes, sem que fiquem distorcidos.

A perfomance no Xbox Series S é muito boa, principalmente para um jogo de mundo aberto. Tive poucas experiências com bugs ou quedas de frames.

O som é impecável, com uma trilha sonora que conquista o jogador em momentos únicos, que tocam o coração de qualquer fã. Também existe um ótimo trabalho de localização, com uma dublagem muito bem construída e com vozes conhecidas da dublagem nacional, além de legendas caso queira usar a voz original.

OPINIÃO

Hogwarts Legacy é o sonho realizado de todo fã do mundo bruxo, com a recriação e imersão de elementos que sequer foram explorados nos filmes. Viajar com a vassoura pela primeira vez ou mesmo ir até a cabana, que pertencerá no futuro ao gigante Hagrid, é como voltar a lugares importantes para nós.

A história é única e explora uma época que não tínhamos vivenciado, que é bem antes das aventuras de Harry Potter e seus amigos. Além disso, não centraliza em somente um personagem, com elementos de exploração a fundo do passado de Hogwarts. Os personagens são tão interessantes quanto a saga principal, com muito a se descobrir.

Se tornar um bruxo poderoso é incrível, ainda mais por trazer muitas opções de feitiços, poções e até mesmo plantas esquisitas. O combate é primoroso, com muita ação rolando e técnicas boas de combate, com esquiva, ataque e defesa. O único problema que encontrei, foi quando lutamos em conjunto de um companheiro de IA ou uma quantidade muito grande de inimigos, algo que traz uma certa confusão na hora de travar a mira.

O mundo aberto de Hogwarts Legacy funciona muito bem, principalmente por ter muito o que fazer e observar. Então mesmo que acabe sua aventura, ainda terá coisas para descobrir e lugares para serem descobertos. O jogo ainda não possui o famoso esporte de Bruxos, o Quadribol, mas os campos estão presentes e é citado em vários momentos, logo pode ser algo que seja incorporado como uma expansão.

Hogwarts Legacy conseguiu atingir em cheio o coração de quem é fã e de quem nunca embarcou no mundo bruxo. Espero que isso seja o começo da volta triunfal de uma das maiores franquias de todos os tempos. Já estamos com as varinhas apontadas para o céu, esperando por esse momento.

Comprar Hogwarts Legacy na Microsoft Store

Plataformas: Xbox One, Xbox Series X|S e PC
Publicado por: Warner Bros. Games
Desenvolvido por: Avalanche Software
Data de lançamento: 10/02/2023
Opções de compra: Microsoft Store

O jogo foi cedido gentilmente pela Warner Bros. Games para a realização desta análise.

Compartilhar.

About Author

Desenvolvedor Web e Analista de TI, gamer assíduo desde a época do Atari, fã de Metal Gear(menos o Phantom Pain) e Gears of War. Ter a oportunidade de trabalhar um pouco com games é um sonho realizado. Falta só ir para E3!!!

Powered by keepvid themefull earn money