fbpx

Alguns jogos surgem de tempos em tempos para ditar tendências, inspirar novas franquias e até mesmo criar um subgênero. Os RPGs de ação, na minha opinião, são um dos que mais se encaixam nesse tipo de movimentação do mercado, crescendo bastante nos últimos anos.

Quem não conhece o avassalador Monster Hunter da Capcom? O RPG de caçada a monstros conseguiu encantar toda uma legião de fãs, criando uma verdadeira fanbase, que sempre investe na franquia. Agora, a EA, através do selo EA Originals, desenvolveu em conjunto com a Omega Force e a KOEI Tecmo, um novo jogo de caçada a monstros, chamado de Wild Hearts.

Será que a obra somente embarcou na fama de Monster Hunter ou ele possui o seu próprio legado? Descubra em nossa análise a seguir.

UM MUNDO DE GIGANTES

Nossa aventura começa com a apresentação do mundo de Azuma, que é um lugar inspirado na arquitetura do Japão Feudal, com vilas e cidades bem pequenas. Só que esse mundo está sendo mudado pelos Kemonos, que são criaturas que estão sendo afetadas pelo convívio com os seres humanos. Com isso, os Kemonos entram em conflito por estarem buscando o mesmo que eles, a sua sobrevivência.

O protagonista, ainda sem nome, está em busca de sobreviver em um local de clima extremo, só que ele encontra com um monstro gigante e muito poderoso, que quase o mata no primeiro encontro. Após sobrevivermos, partimos em busca da cidade de Minato, um refúgio para algumas pessoas e também para os caçadores. Após nos estabelecermos, partimos em busca de descobrir o motivo dos Kemonos estarem avançando nos territórios dos humanos. Só que para completar esse objetivo, devemos nos tornar um caçador bem poderoso e ajudar a cidade de Minato no que for possível.

SALVE A HUMANIDADE

Começamos nossa primeira caçada em uma paisagem cheia de perigos, entre Kemonos pequenos e alguns monstros enormes. O primeiro que enfrentei foi uma espécie de roedor, que parece ser frágil, mas não se engane, ele te dará trabalho nos primeiros encontros.

Mas isso é só o começo, pois cada mapa possui uma variedade de bestas colossais, que vão desde aves imensas, lobos ferozes ou mesmo um javali gigante.

Os Kemonos maiores possuem estágios de perigo, que conforme avançamos na batalha, eles ficam mais poderosos, mudando seus ataques, cabendo a você elaborar a melhor abordagem. Os Kemonos também possuem pontos fracos, que podem ser caudas, pernas ou outros partes representadas por um orbe colorido, que pode ser cortado, dropando itens que podem ser usados para melhorar nossas armas ou armaduras.

Esses gigantes da natureza são tão poderosos, que transformam todo o ambiente ao redor e também podem ser mudados pelo próprio ambiente, trazendo variações bem poderosas, mudando seus pontos positivos e negativos.

Toda a história de Wild Hearts gira em torno dos Kemonos e da cidade de Minato, que trazem momentos bem intensos, mas que parece não engrenar, simplesmente por termos que repetir por inúmeras vezes as batalhas. Penso que alguns Kemonos foram banalizados por essa repetição, algo que poderia trazer batalhas únicas.

As batalhas contra essas bestas colossais são tão complexas, que podem demorar bastante.

Os habitantes de Minato nos ajudam com o andamento da história, mas não entregam uma atuação tão marcante, então não espere por fortes elementos de história, aqui o foco realmente é na caça aos monstros.

Além de Minato ter um comércio no qual podemos comprar e vender itens, também podemos equipar adereços ou mesmo ir em missões secundárias, que são repetições das caçadas. Essas missões são muito genéricas e não trazem nada de especial para a história, só uma desculpa mesmo para ir a caça. No cais da cidade podemos falar com a guilda dos pescadores, que podem fornecer desafios, que dão um apimentada na hora de caçar os Kemonos e explorar livremente.

As localidades de Azuma são bem variadas, com mapas diferentes em estilo mundo aberto, mas que não são conectados abertamente. Então para viajar para outros mapas, devemos ir de viagem rápida.

SEJA O CAÇADOR MAIS DESTEMIDO

Lembra que eu disse que o foco são as caçadas aos Kemonos, sim, essa é a melhor parte e ela funciona muito bem. Para isso, temos um guerreiro que pode usar armas com golpes primários e secundários, além de golpes especiais.

Vencer os Kemonos depende bastante de paciência e preparo. Começando por nosso set de armas e armaduras, que podem ser construídas e melhoradas. Essa dinâmica necessita de encontrar os itens que são dropados durante e no final das batalhas. Assim que completamos os pré-requisitos para a construção do item escolhido, podemos escolher qual caminho a seguir nos melhoramentos das armas e também das armaduras.

Cada caminho escolhido das armas pode nos dar vantagens e desvantagens para determinados Kemonos, assim como as armaduras também. Sinto que poderíamos trocar de arma durante as batalhas, mas somente pode ser escolhida uma única arma, que só pode ser trocada em nosso acampamento ou na cidade de Minato.

Essa evolução de armas e armaduras são relacionadas ao crescimento do personagem, logo, por muitas vezes, para avançar no jogo, teremos que focar nesse tipo de melhorias.

Ser um bom caçador é planejar nossa caçada. Para isso, temos a habilidade de construir coisas para nos ajudar. O jogador pode construir seu acampamento, que serve para recarregar forças, usar como checkpoint, melhorar seu personagem e até mesmo cozinhar alimentos, que servem para dar vantagens nas batalhas. Além disso, também podemos construir tirolesas, que nos levam rapidamente para lugares mais distantes do mapa, é só mirar e posicionar o objeto até onde conseguimos enxergar.

Esses objetos possuem custo de fosso do dragão, que são encontrados no mapa. Quanto mais avançados nosso fossos, podemos construir mais e mais equipamentos para nos ajudar.

A CEREJA DO BOLO

Além de Wild Hearts ser ótimo para caçar monstros, temos o principal diferencial, que o torna único nesse gênero, chamado de Karakuri. Esses equipamentos lendários, podem ser criados pelo jogador, para transformar toda uma batalha ou simplesmente para facilitar nossa locomoção.

Esses equipamentos são incríveis, pois podem ser combinados para gerar um equipamento especial, como uma grande parede ou mesmo um martelo gigante. São muitas possibilidades, que mudam toda a dinâmica de batalha.

O jogador tem uma quantidade de Karakuri menor no começo, mas vamos melhorando isso conforme eliminamos os Kemonos. Temos um companheiro Karakuri, que nos ajuda em batalha, gerando cura ou mesmo dando mais peças. Esse pequeno pode ser melhorado no acampamento, conforme encontramos mais deles durante nossas caçadas pelo mundo.

MAIS CAÇADORES É MAIS DIVERSÃO

Wild Hearts pode ser jogado solo ou com mais jogadores no online e isso é extremamente necessário, pois determinadas partes do jogo são extremamente difíceis de se passar sozinho. Temos a opção de criar uma sessão ou simplesmente pedir ajuda durante algumas caças. Podemos ainda entrar na caçada ou no mundo de outros jogadores, sendo bem interessante para ver o progresso alheio. Como o jogo possui crossplay, facilita bastante na hora de pedir ajuda de alguns caçadores.

PODERIA SER ÉPICO

A palavra certa no momento para Wild Hearts é decepção, pois é um excelente produto, que faz o mais complicado que é desenvolver uma jogabilidade que se diferencie da sua principal inspiração. Mas a parte técnica, que é o básico, tropeça feio na hora de portar para o Xbox Series S.

Os gráficos são instáveis e por muitas vezes com texturas pobres e sem vida. Inclusive li relatos que muitas pessoas tiveram o mesmo problema no PC, algo que não deveria acontecer, visto que já vi jogos mais pesados e com gráficos soberbos rodando no console da Microsoft.

O problema aumenta quando estamos em cenários de tundra, por exemplo, com rajadas de tempestade bem esquisitas. O multijogador também é afetado pela performance, com muitas quedas de frames, prejudicando na hora de caçar em bando.

O som é bem interessante, com uma trilha cheia de vida e que passa um tom épico da batalha. Wild Hearts possui legendas em português do brasil, algo que ajuda no entendimento da história.

OPINIÃO

Wild Hearts  é uma boa opção para quem busca um gênero diferente dos RPGs mais fantasiosos e gostar de caçar monstros. Caçar os lendários Kemonos é algo incrível, mas fica muito repetitivo, devido a necessidade de elevar nosso poder, e para isso devemos coletar materiais para nossos equipamentos. Então por mais que seja algo divertido, pode se tornar repetitivo pelo uso banal dos mesmos inimigos lendários. O grande destaque fica para os Karakuris, que são os equipamentos que nos ajudam no combate. Essa dinâmica criada por esse artefato, muda totalmente o jeito de caçar monstros, sendo algo incrível.

Para aqueles que possuem um Xbox Series X é um jogo imperdível, mas caso tenha um Series S recomendo esperar mais um pouco, pois foi prometido pela desenvolvedora que o jogo receberá melhorias em breve.

Wild Hearts é uma bela viagem para quem deseja caçar monstros, mas, infelizmente, ele é ofuscado por alguns problemas que podem ser resolvidos, basta querer.

Comprar WILD HEARTS na Microsoft Store

Plataformas: Xbox Series X|S
Publicado por: Electronic Arts
Desenvolvido por: KOEI TECMO GAMES CO. LTD.
Data de lançamento: 16/02/2023
Opções de compra: Microsoft Store

O jogo foi cedido gentilmente pela Electronic Arts para a realização desta análise.

Compartilhar.

About Author

Desenvolvedor Web e Analista de TI, gamer assíduo desde a época do Atari, fã de Metal Gear(menos o Phantom Pain) e Gears of War. Ter a oportunidade de trabalhar um pouco com games é um sonho realizado. Falta só ir para E3!!!

Powered by keepvid themefull earn money