fbpx

Os jogos de ação sempre encheram os olhos dos jogadores, afinal, para muitos significa se divertir sem compromisso para tirar todo o estresse do dia a dia. Com isso, muitas obras tentam criar novos tipos de jogabilidade para potencializar esse tipo de gênero tão popular.

Wanted: Dead é um desses jogos, que tentam trazer algo diferente, unindo mecânicas de tiroteio e combate com espadas. Será que a desenvolvedora Soleil Ltd. conseguiu ou ele é mais do mesmo? Descubra em nossa análise a seguir.

UMA HISTÓRIA DE AÇÃO

Nossa aventura começa quando devemos invadir um prédio, no qual um grupo bem armado está com reféns. Nossos superiores falam para não fazermos nada e esperar, só que a protagonista, a tenente Hannah Stone, e o Esquadrão Zombie partem para cima do problema. Após alguns confrontos, descobrimos que não é um simples roubo e as intenções do grupo são ainda mais perigosas.

A história foca nesses clichês, que já vimos em inúmeros filmes policiais, com muita pancadaria e tiroteio.  Não espere um enredo cheio de reviravoltas ou personagens marcantes, algo que até tinha espaço, mas os clichês acabaram ofuscando as ótimas ideias plantadas pelo roteiro. No entanto, até que Wanted: Dead possui alguns momentos curiosos. Principalmente os flashbacks, que revelam um pouco mais do passado de alguns personagens. Inclusive esses flashbacks muitas das vezes são em desenho animado, algo que achei bem interessante.

Alguns vilões são bem característicos de animes japoneses, com uma personalidade mais fechada e misteriosa, algo que combinou com a estética cyberpunk japonesa. Mas a atuação fica somente nisso mesmo, com pouca exploração dos antagonistas.

AÇÃO DESENFREADA, MAS DESENGONÇADA

O principal atrativo de Wanted: Dead seria sua ação desenfreada, mas ele peca em tentar ser muito e não conseguir ser o mínimo. Começando pelas mecânicas de shooter. Nossa personagem não consegue mirar com muita precisão ou mesmo usar as coberturas da maneira correta para fazer disparos, sendo uma tortura jogar com as armas.

Hannah Stone também é mestre em usar uma espada, algo que aumenta as possibilidades, mas mesmo assim não agrada, pois para cortar os inimigos devemos acertar com a espada várias vezes, tirando um pouco da realidade das batalhas com espadas. A única coisa que funciona bem na jogabilidade são as finalizações, que realmente receberam um cuidado especial.

Fiquei bem decepcionado com o gameplay, pois durante o trailer parecia ser no mínimo divertido de jogar, mas nos primeiros minutos de jogatina, já me causou muita frustração.

Existe uma árvore de habilidades, que ameniza essa jogabilidade problemática, com melhorias que ajudam na hora do combate. Essa árvore é dividida entre aspectos de defesa, ataque e equipamentos. Nossos amigos controlados pela IA também são pavorosos, algo que atrapalha mais que ajuda. Eles ficam andando para pontos aleatórios do combate e não servem para quase nada.

Os problemas ainda continuam com a distância dos checkpoints e a loucura que é a dificuldade, que oscila entre o muito fácil e o difícil em instantes.

Existem batalhas contra chefes bem legais, mas que são mais desafiadoras por causa das mecânicas pobres do que pela dificuldade em si. Esses momentos parecem até que seriam interessantes, pelo design dos chefes, mas tropeçam no básico.

EXTRAS COM POUCO BRILHO

Em Wanted: Dead temos alguns colecionáveis, como documentos e fotos que aumentam o conhecimento sobre o mundo e os personagens da história. Mas caso não os pegue, em muitos casos nem fará tanta falta assim.

Durante o intervalo de algumas missões, existem minigames, que não funcionam como deveriam e tiram toda a diversão, que seria o objetivo desse tipo de recurso.

SOM E GRÁFICOS

Os gráficos de Wanted: Dead estão ainda presos na velha geração, mas na transição entre o Xbox 360 e One, ficando mais próximo da geração 360. As texturas dos cenários são bem pobres, mesmo com um escopo reduzido.

O som cumpre seu papel, com uma trilha bem básica, que não é marcante em nenhum momento.  O jogo não possui legendas em português do Brasil, algo que poderia agregar mais jogadores.

OPINIÃO

Wanted: Dead tinha tudo para ser um bom jogo, mas a falta de foco em determinadas mecânicas foi o seu maior erro. Foi bem frustrante ver ótimas ideias sendo mal executadas, pois havia um enorme potencial.

A história na minha opinião é o menor dos problemas, com personagens que não são tão cativantes, mas cumprem um papel básico de qualquer roteiro. A parte técnica foi muito mal, com uma enorme distância entre o que vimos nos trailers e o que de fato era o gameplay. As texturas são mal acabadas e não usam o poder dos consoles atuais, se parecendo inclusive com um jogo da era 360.

Wanted: Dead quis ser tudo, mas no final não conseguiu fazer o mínimo para que ele não seja esquecido numa leva enorme de jogos lançados.

Comprar Wanted: Dead na Microsoft Store

Plataformas: Xbox One e Xbox Series X|S
Publicado por: 110 Industries SA
Desenvolvido por: Soleil Ltd.
Data de lançamento: 13/02/2023
Opções de compra: Microsoft Store

Compartilhar.

About Author

Desenvolvedor Web e Analista de TI, gamer assíduo desde a época do Atari, fã de Metal Gear(menos o Phantom Pain) e Gears of War. Ter a oportunidade de trabalhar um pouco com games é um sonho realizado. Falta só ir para E3!!!

Powered by keepvid themefull earn money