fbpx

A Capcom carrega em seu DNA uma franquia com dinossauros de muito sucesso chamado de Dino Crisis, que até os dias de hoje é muito solicitada pelos fãs. Até que esse sonho se torne uma realidade, temos uma nova franquia surgindo, só que na pegada mais de multijogador, chamada de Exoprimal.

Exoprimal é um jogo de ação, PVPVE, no qual esquadrões de jogadores tentam sobreviver em meio a um enxame de dinossauros. Para lidar com essa ameaça, temos a nossa disposição um traje poderoso, chamado de Exotraje, que nos dá a força necessária para eliminar essas ameaças jurássicas e também lutar contra outros jogadores.

No último final de semana, enfim tive a oportunidade de testar o beta do jogo, que será lançado em 14 de julho, diretamente no Xbox Game Pass. Será que Exoprimal convenceu? Descubra em nossas primeiras impressões a seguir.

UM JOGO SURPREENDENTE

Meus primeiros momentos em Exoprimal foram para conhecer algumas mecânicas, que são rapidamente ensinadas durante o modo treinamento. Logo você vai notar algumas similaridades com o gigante Overwatch, algo que me surpreendeu positivamente.

Após terminar esse treinamento, podemos enfim partir para o segundo modo disponível, chamado de sobrevivência jurássica, no qual dois esquadrões de 5 jogadores, avançam em várias missões, que pode resultar de no final lutar um esquadrão contra o outro. Durante as nossas missões, portais são abertos e hordas de dinossauros se lançam para acabar com nossos trajes ou atrapalhar nossa equipe.

Entre as principais missões que joguei, tivemos uma defesa de um objetivo, que ia avançando na medida, que lutávamos contra as hordas ou mesmo barreiras que deveriam ser destruídas para irmos avançando. Durante esse modo podemos ver as ações da outra equipe como um fantasma e ver se estão na frente. Algo que gera competição.

Um momento inesperado do beta, foi quando descobri que podemos usar itens especiais durante algumas missões. Como um martelo poderoso ou mesmo controlando um poderoso T-Rex para eliminar o outro grupo.

ESCOLHA SEU EXOTRAJE E PARTA PARA A GUERRA

Nos primeiros momentos do modo treinamento, experimentamos alguns trajes, para serem mostradas mecânicas exclusivas de cada classe. Depois que começamos o modo sobrevivência jurássica, podemos escolher uma variedade de trajes, algo que foi disponibilizado no beta. Mas que pode mudar na versão final, até mesmo para existir uma evolução de nível.

Cada Exotraje é ligado a uma classe, que são divididas em assalto, tanque e suporte. Cada traje foi pensado para atender todos os tipos de jogadores, com uma variedade de ataques diferentes, que combinam com cada classe.

Os Exotrajes possuem desde espadas samurais, até mesmo metralhadoras giratórias, cabe a você escolher o que melhor combina com você. Logicamente que você terá o seu traje predileto, mas a situação de batalha força o jogador a sair da zona de conforto, de acordo com a estratégia do outro grupo.

Os trajes também possuem ataques especiais, que causam muito dano ou simplesmente recarregam a energia do seu esquadrão, então escolha com sabedoria.

Uma vantagem de Exoprimal para outros jogos, é que podemos mudar nosso traje durante a jogatina, com uma penalidade de carregamento, algo que muda tudo na hora de bolar as estratégias do grupo, então nada está perdido. Confesso que joguei com alguns trajes mais do que outros, simplesmente por causa do meu estilo e da situação que meu grupo se encontrava, então esse tipo de recurso é bem interessante.

AINDA PRECISA DE MAIS AVALIAÇÃO

Fiquei com a sensação de que Exoprimal poderá enjoar rapidamente, senão tiver mais conteúdo relevante. Como o jogo estará disponível no Xbox Game Pass, pode aumentar a base nas primeiras semanas, mas que só terá sucesso caso realmente tenha mais conteúdo. Espero que exista um modo história na versão final, para que atenda a quem gosta desse tipo de conteúdo e também para trazer variedade.

Os dinossauros são interessantes como um obstáculo, mas sinto que o desafio poderia ser maior, visto que estamos usando trajes poderosos. Então espero que caprichem também na adição de mais inimigos controlados pela IA.

SOM E GRÁFICOS

Exoprimal não possui gráficos hiper-realistas ou mesmo cenários muito elaborados. A única coisa que me chamou atenção nesse aspecto foi o design e as animações do trajes, algo que me encantou logo de cara. Já os dinossauros ainda possuem uma animação fraca, dando a impressão de que a Capcom não gastou tantos recursos com o jogo.

Em relação a parte técnica, não tive problemas durante minhas jogatinas, inclusive nos testes de servidores, algo bem louvável nos testes, antes do seu lançamento.

O som não é nada marcante, nem tão frustrante, algo que não incomodará os jogadores e ainda pode mudar na versão final.

OPINIÃO

No geral não deu para saber se os modos de Exoprimal e as missões serão suficientes para que os jogadores não enjoem com o tempo. O Xbox Game Pass vai ajudar bastante nos primeiros passos do jogo, que dependerá dos conteúdos para sobreviver.

A grande surpresa para mim foi a jogabilidade estilo Overwatch, algo que me encantou logo de cara, com objetivos diferentes e que estimulam o jogador a trabalhar em equipe, mesmo que jogue com desconhecidos, Os Exotrajes são um show a parte, com uma mistura de ótimo design e funcionalidade, principalmente pelo seu diferente uso, composto pela classe.

Espero que realmente a Capcom escute o feedback dos participantes do beta e inclua vários mapas e modos diferentes, visto que na questão dos exotrajes está muito bom e não necessita de tanto polimento quanto os conteúdos. Por mais que o mercado esteja bastante voltado para o multijogador e as vezes caia na mesmice, fico feliz de ver que a Capcom tentou fazer algo igual, mas de uma forma diferente.

Exoprimal será lançado no dia 14 de julho

* O Beta foi acessado gratuitamente para a realização desta análise.

Compartilhar.

About Author

Desenvolvedor Web e Analista de TI, gamer assíduo desde a época do Atari, fã de Metal Gear(menos o Phantom Pain) e Gears of War. Ter a oportunidade de trabalhar um pouco com games é um sonho realizado. Falta só ir para E3!!!

Powered by keepvid themefull earn money