fbpx

Os Beat’em ups  são jogos que fizeram muito sucesso nos anos 80-90, com uma verdadeira supremacia de algumas desenvolvedoras como a Capcom, SEGA e outras mais. Hoje, pouco a pouco alguns jogos ressurgem e outros tentam repetir esse sucesso, mas trazendo algo novo.

SIFU é um desses jogos, que realmente trazem algo diferente, inclusive com mecânicas de roguelike, para desafiar o jogador de forma inteligente. O jogo é desenvolvido pelo estúdio francês Slocapque depois de um período de exclusividade no Playstation, agora enfim chegará ao Xbox com novidades.

Será que SIFU tem o que é preciso para conquistar os jogadores de Xbox? Ou ele não faria falta para nosso querido console? Descubra em nossa análise a seguir.

UMA HISTÓRIA DE VINGANÇA

A história de SIFU começa de forma bombástica, apresentando suas mecânicas básicas e também os vilões do jogo, assim como as motivações do nosso protagonista, que verá seu mundo virar de cabeça para baixo.

Se você gosta do filme Kill Bill, o sentimento que temos durante esse primeiro ato é quase o mesmo. Assim que entendemos o que temos que fazer, partimos então para escolher nosso personagem, que pode ser um homem ou mulher. Caso queira mudar de gênero durante os intervalos da partida, você pode fazer isso.

Assim que escolhemos nosso personagem, temos a possibilidade de conhecer a nossa casa, que serve de base para partimos para a próxima missão. Nesse local, o jogador pode comprar upgrades, trocar de roupas ou mesmo ver o mural com todas as informações obtidas dos nossos alvos.

Toda a jornada do protagonista é construída aos poucos, a medida que enfrentamos nossos alvos. Cada inimigo possui estilos e motivações próprias, algo que faz com que as batalhas ganhem importâncias próprias. O vilão central ganha destaque desde os primeiros minutos do jogo, algo que é mostrado em um ótimo primeiro ato e concluído na fase final.

Por mais que a história seja um pouco clichê, toda a jornada é muito divertida e também desafiadora.

LUTE COMO UM MESTRE

Se tornar um mestre vai de encontro com nossa vingança pessoal, pois necessitamos evoluir nossas habilidades e golpes. Para isso, devemos lutar contra uma infinidade de inimigos, que se tornam ainda mais complexos, conforme avançamos em nossa jornada.

Por mais que SIFU seja um beat’ em up, ele não é tão simples quanto a maioria dos jogos do gênero. Sim, você vai sair chutando bundas por ai, mas vai muito mais além disso.

Começando pelas mecânicas de combate. Existem várias golpes, que combinados com chutes e socos básicos fazem qualquer luta se tornar épica. Além de usar o direcional com socos e chutes, podemos defender rapidamente e contra-atacar logo em seguida, tudo isso com uma grande velocidade e fluidez.

Além dos golpes de artes marciais, também podemos usar armas brancas, como facas, cajados e até mesmo itens do cenário para poder quebrar defesas e derrubar os adversários.

Como todo mestre, temos habilidades fora do comum, que são usadas através do botão de foco e em seguida devemos usar uma parte do corpo para poder atingir em cheio nossos adversários.

SIFU também carrega em seu DNA mecânicas de RPG muito interessantes, como a evolução do personagem através de escolhas que devemos fazer. Existem três tipos de pontos, entre experiência, pontuação e evolução.  Assim que o jogador escolhe um desses quesitos, só aumenta um atributo, tornando bem importante nossa escolha. Essa opção aparece assim que encontramos estátuas de jade espalhadas pelos mapas.

Os novos golpes já estão na arvore de habilidades e podem ser desbloqueados com pontos de experiência, na casa do protagonista ou quando morremos. Morrer faz parte das mecânicas da maioria dos roguelikes e em SIFU isso faz parte da nossa vida, mas com o peso da idade chegando, pois aqui morreu vai envelhecendo, com menos saúde e mais força. Claro que podemos diminuir nossa idade e adiar a morte, mas ao custo de nossa experiência, então tome bastante cuidado.

O jogo possui vários tipos de dificuldade, mas mesmo nos níveis mais baixos ele ainda é bem desafiador. Mas nada que seja impossível, algo que parecia ser quando via algumas pessoas comentando. Caso queira algo mais complexo e punitivo é só subir a dificuldade.

NOVIDADE BEM VINDA

A versão de SIFU de Xbox chegou com uma novidade interessante, que é o modo arena, no qual o jogador deve completar alguns desafios, incluindo hordas e inimigos bem desafiadores. Essas arenas além de possuírem vários inimigos, elas trazem o diferencial de colocar algumas pitadas de desafio, como gravidade, menos tempo e etc…

Assim que completamos uma arena, recebemos pontos que desbloqueiam outras novas, então é um conteúdo interessante para quem deseja continuar nesse mundo de pancadaria.

SOM E GRÁFICOS

SIFU possui uma grande excelência na sua parte gráfica, com um estilo único e muito belo. Cada missão é feita para impressionar, principalmente nas batalhas contra os chefes, que vão ganhando contornos de uma batalha épica, escalonando a cada golpe. O level design é muito bom, trazendo novidade para cada fase que avançamos e ainda combinando com o chefe da fase.

O som cumpre seu papel com algo característico dos clássicos das artes marciais, mas não espere nada muito incomum.

O jogo possui legendas em Português do Brasil, algo que ajuda no entendimento da história e das mecânicas de combate.

OPINIÃO

SIFU é uma experiência sem igual, que pode encantar quem gosta de beat’em ups ou simplesmente aqueles que amam artes marciais. A história de vingança, por mais clichê que seja e ainda óbvia, traz uma jornada interessante e cheia de momentos de muita pancadaria. As mecânicas de combate são gostosas e fáceis de aprender, mas podem ser usadas de formas mais complexas, algo que abrange vários públicos de jogadores. No final já nos sentimos o próprio mestre. A parte gráfica dá um show com um level design cheio de nuances artísticas.

SIFU é um jogo que é diferente, por unir mecânicas de RPG roguelikes, que nos fazem sentirmos desafiados e viciados em se tornar o guerreiro perfeito. Torço muito que o jogo chegue com força ao Xbox, para que caso tenha uma sequência, chegue diretamente na plataforma.

Comprar Wanted: Dead na Microsoft Store

Plataformas: PC, Xbox One e Xbox Series X|S
Publicado por: Sloclap, Kepler Interactive
Desenvolvido por: Sloclap
Data de lançamento: 28/03/2023
Opções de compra: Microsoft Store

* O jogo foi cedido gentilmente pela Sloclap para a realização desta análise.

Compartilhar.

About Author

Desenvolvedor Web e Analista de TI, gamer assíduo desde a época do Atari, fã de Metal Gear(menos o Phantom Pain) e Gears of War. Ter a oportunidade de trabalhar um pouco com games é um sonho realizado. Falta só ir para E3!!!

Powered by keepvid themefull earn money