fbpx

Road 96: Mile 0 é um prequel de Road 96. Trata-se de um jogo de aventura narrativa, com componente musical, criado pelo estúdio francês DigixArt, o mesmo por trás de 11-11 Memories Retold.

Neste jogo, acompanhamos a jornada de Kaito e Zoe, dois adolescentes que vivem em Petria, um país fictício que está sob o domínio de um regime autoritário e violento. Kaito é um personagem que já conhecemos de outro jogo da mesma produtora, o Lost in Harmony, disponível para dispositivos móveis, onde ele enfrentava uma doença terminal e fugia da realidade através da música. Zoe é a personagem de Road 96. Eles são amigos desde a infância, mas essa amizade será testada pelas diferenças de opiniões e crença entre eles.

Se você jogou e gostou do jogo anterior, ótimo, mas senão, fique tranquilo, a DigixArt garantiu que Road 96: Mile 0 seja o ponto ideal para um início.

AMIZADE, POLÍTICA, MÚSICA E ESCOLHAS

O jogo alterna entre os papéis de Zoe e Kaito, dois adolescentes com origens e crenças diferentes. Eles vivem e exploram White Sands, um condomínio luxuoso onde reside a elite de Petria e onde os pais de Kaito trabalham. Zoe vem da parte rica da cidade e seu pai trabalha para o governo. Kaito, vive na área menos privilegiada. Eles são bons amigos, mas isso pode mudar em breve. Sua jornada em Road 96: Mile 0 vai desafiar sua amizade e tudo o que eles acreditam. Dizem que dinheiro não compra felicidade, nem amizade. Esses jovens são sonhadores e eles vão descobrir onde pertencem. Eles vão continuar amigos?

Kaito nasceu em Colton City, a poluída e perigosa capital de Petria. Aos 15 anos, ele perdeu sua namorada Aya para o câncer por causa da terrível poluição do país e da falta de remédios adequados para os cidadãos pobres. Já se passaram 3 anos e isso desencadeou uma raiva profunda dentro dele que ele tenta esconder. Para conseguir um emprego e escapar da poluição da cidade, os pais de Kaito decidiram se mudar para o rico condomínio onde moram o presidente Tyrak e os VIPs. Depois de conversar com um caminhoneiro que fazia uma entrega dentro de White Sands, eles decidiram ajudar a Black Brigades, organização terrorista da qual o motorista é membro. Além de Zoe, Kaito não fez nenhum amigo no condomínio nesses 3 anos, ele não vai à escola porque tem que ajudar os pais. Ele passa a maior parte do tempo sozinho em uma construção abandonada, ouvindo música e praticando manobras de skate. Zoe se aproximou dele, intrigada com sua escuridão e tentando iluminar sua vida.

Zoe por ser filha do Ministro do Petróleo, tem uma vida rica e protegida. Ela nunca teve nenhum motivo para questionar Petria e seus métodos e, portanto, sempre acreditou que seu pai e o governo estavam genuinamente fazendo o melhor quando se trata dos interesses de todos. Um conjunto de crenças que abalará profundamente sua amizade com Kaito. Apesar de sua educação, não é exatamente a típica pirralha rica, ela tem um lado rebelde e um certo gosto por travessuras. Na verdade, a rica vida isolada está apenas empurrando-a mais para encontrar a centelha e a aventura que faltam para ela se sentir realizada. Há uma tempestade se formando nela, e Kaito pode ser a chave para desencadeá-la.

Road 96: Mile 0 - Consequências

Road 96: Mile 0 se trata de um adventure narrativo com elementos de escolha e consequência, que se passa em um cenário de estrada inspirado nos filmes dos anos 90. Você pode interagir com vários objetos e pessoas, e suas decisões vão moldar o rumo da história e o final do jogo.

Ele também possui a participação de vários personagens do Road 96, como Alex, Stan, entre outros. É interessante ver como eles se relacionam com Zoe e Kaito e como eles influenciam os eventos que levam ao Road 96, que aliás está no catálogo do serviço Xbox Game Pass.

São misturados elementos de escolha e consequência com segmentos musicais que são uma verdadeira experiência emocional, colocando você nos mundos internos de Zoe e Kaito. Você tem que fazer escolhas e andar e desviar para encontrar seu caminho por essas viagens psicodélicas, e até certo ponto lindas. O jogo também tem uma ótima trilha sonora que combina com o clima de cada parte da jornada. Já na primeira interação de Zoe, jogamos ao som de Bella Ciao, hino da liberdade e da resistência, com metais (trompetes), meio que anunciando o que estaria por vir. E logo mais vem um som de outros metais, na pegada mais pop punk, de The Offspring, arremetendo ao estilo, muitos dizem filosofia, Punk, que possui o desejo de liberdade e a rebeldia contra o sistema.

Road 96: Mile 0 - Zoe

O título possui um sistema de pontuação que mostra sua precisão como jogos de ritmo, mas também algumas escolhas narrativas e atalhos ocultos. Para os jogadores tranquilos, eles podem pular esses passeios parte por parte para que não os bloqueiem na progressão da história. Esses “passeios psicodélicos” representam momentos fortes nas mentes de Kaito e Zoe, seus medos, alegrias, traumas, dúvidas. Alguns deles são realmente sombrios e visam ilustrar melhor o que não poderia ser mostrado na realidade.

As escolhas narrativas têm um grande impacto nos “medidores de crença” dos dois personagens. Isso representa escolhas que você deve fazer em sua vida, como uma encruzilhada: Você prefere o conforto de suas certezas ou o jeito assustador de novas crenças?

A ação do jogo está nestas partes nas quais Kaito andará em seu skate e Zoe de patins, coletando pontos, fugindo de obstáculos e escolhendo caminhos. De acordo com sua performance, na qual será determinada a nota de seu desempenho. Quanto melhor, maior o ranque. Aliás as conquistas do jogo são em sua grande maioria obter ranque A ou superior em cada um destes passeios.

Há também colecionáveis para serem encontrados ao longo do jogo, que além de serem divertidos para procurar e usar, adicionam mais variedade ao jogo. São fitas musicais, adesivos e latas de spray. Embora só haja uma conquista que é para encontrar todas as fitas.

O jogo possui versão otimizada para 4K HDR e mais de 60 FPS, assim como o recurso Smart Delivery, que permite você jogar na versão mais adequada para o seu console sem custo adicional.

O jogo tem cerca de 6 horas de duração e tem alguns finais possíveis dependendo das suas escolhas. Por se tratar de um jogo baseado em narrativa, acaba se destacando o roteiro, que é muito bem escrito, com diálogos naturais e personagens carismáticos. O visual é bem balanceado, com cenários detalhados e boa performance. O jogo está disponível em vários idiomas, incluindo português do Brasil.

OPINIÃO

Road 96: Mile 0 é um jogo para quem gosta de histórias envolventes, como apreciadores de jogos baseados em narrativa. Um ponto negativo é a interface do menu do jogo, que possui controles um pouco confusos. Às vezes eu tinha dificuldade para acessar as opções ou ver as informações sobre os personagens e os itens. A parte de ação é de certa forma repetitiva, mas ajuda a quebrar a tensão de amarrar temas muito atuais, como política, consequências e amizade, sem ficar massivo, e claro que a música sempre facilita as coisas. Road 96: Mile 0 irá fazer você pensar sobre a vida, a amizade e a liberdade.

O jogo tem como data de lançamento hoje, 4 de abril de 2023, com versão para Xbox Series X|S, Xbox One, PC e demais consoles.

Comprar Road 96: Mile 0 na Microsoft Store

Plataformas: PC, Xbox One e Xbox Series X|S
Publicado por: Ravenscourt Games
Desenvolvido por: DigixArt Entertainment
Data de lançamento: 04/04/2023
Opções de compra: Microsoft Store

* O jogo foi cedido gentilmente pela PLAION para a realização desta análise.

Compartilhar.

About Author

Aficionado por games, comecei cedo: Intellivision -> MSX -> PC -> Xbox 360 / PS3 / PSP -> Xbox One. Fã de Fallout, Bioshock, Assassin's Creed, Mass Effect, Borderlands, Skyrim, Just Cause, Dead Island, Gears of War, Far Cry, Halo, GTA entre outros. Também aficionado por séries de TV, NFL (GO GIANTS!), NBA (Go Lakers), Futebol (Fluminense).

Powered by keepvid themefull earn money