fbpx

Os jogos tem o grande poder de nos levar para dentro da cabeça de alguns contadores de histórias, seja algo inédito ou baseado em algo que já vivenciamos. O poder imersivo desse tipo de mídia, consegue conectar o jogador de formas únicas e profundas.

Um dos contos que mais foi usado como inspiração é Alice no País das Maravilhas, do qual posso apontar diversos jogos que usaram desde o básico, dessa linda e estranha história, até mesmo os que usaram traços para criar algo novo.

Ravenlok é uma dessas obras, que usou elementos dessa famosa história para criar algo especial, que pode surpreender o jogador. Será que a obra conseguiu conquistar seu espaço ou é somente mais uma cópia entre tantas outras? Descubra em nossa análise a seguir.

ATRAVÉS DO ESPELHO

A história começa de forma bem calma, apresentando a personagem principal e a sua família. Kira, ou como você quiser se chamar, está de mudança para uma fazenda, só que como toda mudança, a garota ainda não esta acostumada com o novo local, tendo que ainda se adaptar.

Nos primeiros momentos de nossa aventura, somos apresentados a movimentação e resolução de problemas, algo que faremos bastante durante nossa jornada. Para avançar, temos que realizar algumas missões para nossos pais, até que encontramos um espelho bem estranho, que acabamos entrando e indo parar em um lugar desconhecido, chamado de Dunia.

Lembra que citei Alice no País das Maravilhas no começo? Então as coincidências são enormes. O primeiro personagem que encontramos em Dunia é um coelho e a vilã, uma rainha má.

Cabe ao jogador descobrir o caminho para o castelo da rainha má. O único problema é o seguinte, para abrir os portões do castelo, temos que pegar os selos do portão. Cada selo nos levará para um desafio diferente, que terá um vilão bem poderoso para derrotar.

No geral a história é bem básica e ainda obvia. Então trate isso como se fosse uma aventura simples, que você poderá se divertir. Não pense que será um história inesquecível, pois os personagens não conseguem passar os reais sentimentos, então, mesmo tentando criar um arco dramático, o jogo apenas entrega algo que esqueceremos em alguns dias.

Dentre os personagens que mais pareciam ser promissores, a rainha má é a que mais chega perto, mas consegue ser ofuscada pelo ótimo design de outros chefes, que são melhores em outros pontos.

ENFRENTE SEUS INIMIGOS

Ravenlok é um RPG de ação e aventura, então tudo leva a crer que teríamos uma jogabilidade que condiz com esses aspectos. O jogo até esboça elementos interessantes, mas tropeça no básico. Começando pelo ataque e defesa, que são bem esquisitos e parecem fora de sintonia. O jogador pode atacar com sua espada, esquivar e usar um escudo para se defender, mas os movimentos não são fluídos, ficando algo bem robótico. Mas nem tudo é de todo ruim, pois existem alguns ataques especiais, que dão uma revigorada no sistema fraco de batalha.

O jogo também possui resolução de quebra cabeças e problemas, então é algo que traz mais desafios para a nossa jornada, que é fácil demais. As maiores dificuldades ficam para a ir e voltar em certos lugares, mas que também é algo facilitado pelo uso do espelho mágico, que funciona como um ponto de viagem rápida.

CHEFES INTERESSANTES

O ponto mais forte de Ravenlok são os seus chefes e mini chefes, que possuem um design totalmente diferenciado. Além de realmente passar o perigo da batalha em determinados locais. Mas isso fica mais pelo design mesmo, pois não possuem uma dificuldade aceitável, sendo bem fáceis.

Alguns chefes estão presentes em missões secundárias, então tente fazer tudo o que você pode. Além disso, esses encontros resultam em conquistas, que por sinal são bem numerosas e fáceis de completar.

ESTADO DA ARTE

Ravenlok possui gráficos estilizados, que dificilmente você verá jogos semelhantes. Isso é bem legal, para que o jogador guarde essa aventura no coração e isso certamente será um dos meus motivos.

Durante meu teste, que fiz bem antes do lançamento, não tive problemas com performance ou bugs. Então, por mais que seja um projeto simples, foi feito com amor e cuidado.

Como muitos indies, que tem saído no Xbox Game Pass recentemente, Ravenlok não possui legendas em Português do Brasil, algo que vai incomodar muitos jogadores, afinal, em diversos momentos tive que ler e reler alguns diálogos para decifrar o caminho a seguir. Como o jogo não tem um mini mapa ou uma seta para indicar o caminho, fica bem complicado, se você não está com o inglês em dia.

O som cumpre o seu papel, com uma trilha bem básica, mas que combina com toda a estética.

OPINIÃO

Ravenlok é uma aventura interessante, com ótimas ideias, mas que peca em elementos básicos. Começando pelo combate, que não conseguiu ser fluido. Já a história é bem óbvia e por se inspirar em um conto conhecido, acaba ficando sem muitas surpresas. O design de fases é incrível, assim como seus chefes, que chamam mais atenção do que toda a aventura.

A ausência de legendas em Português do Brasil será potencializada pela falta de um mini-mapa ou mesmo orientações para saber onde fica o próximo objetivo. Descobrir através de diálogos ou lógica é inteligente, mas pode ser dificultoso para um geração que não cresceu com essas dificuldades.

No geral, por ser um jogo de lançamento para o Xbox Game Pass, Ravenlok pode encantar aqueles que buscam por uma diversão simples e com muitas conquistas fáceis. Caso não tenha uma assinatura, indico esperar uma boa promoção, para comprar pela metade do preço atual.

Comprar Ravenlok na Microsoft Store

Plataformas: Xbox One, Xbox Series X|S e PC
Publicado por: Cococucumber
Desenvolvido por: Cococucumber
Data de lançamento: 03/05/2023
Opções de compra: Microsoft Store

* O jogo foi cedido gentilmente pela Cococucumber para a realização desta análise.

Compartilhar.

About Author

Desenvolvedor Web e Analista de TI, gamer assíduo desde a época do Atari, fã de Metal Gear(menos o Phantom Pain) e Gears of War. Ter a oportunidade de trabalhar um pouco com games é um sonho realizado. Falta só ir para E3!!!

Powered by keepvid themefull earn money