fbpx

Star Wars Jedi se consolidou já em seu primeiro jogo, como uma franquia de um potencial imenso para expandir o universo de Star Wars nos games, explorando novas facetas de uma obra tão aclamada mundo afora. Com a chegada de Survivor, a Respawn tem o desafio de não só manter o nível de Fallen Order, mas também mostrar que consegue dar continuidade a trama de forma a manter o jogador engajado com aquele universo.

Star Wars Jedi: Survivor se passa cinco anos após os eventos de Jedi: Fallen Order, e acompanhamos Cal Kestis em sua luta para sobreviver ao poder avassalador do Império que o persegue incansavelmente, bem como sua busca para tentar fazer com que a Resistência consiga achar uma forma de reagir. Também acompanhamos seus conflitos pessoais, enquanto começa a sentir o peso de ser um dos últimos Jedi restantes na galáxia. Elementos muito promissores para embalar uma bela jornada, que ainda recebe a adição do fiel companheiro de Cal, o fofo droide BD-1, bem como uma série de novos personagens e velhos conhecidos. Adicione um combate dinâmico e cheio de novidades para um pacote digno dos fãs dessa saga.

Será que a jornada de Cal Kestis em Survivor marcou a franquia de forma a consolidar novos capítulos? Confira em nossa análise.

Um jornada de esperança com toda a atmosfera de Star Wars

Como dito na introdução, Star Wars Jedi: Survivor se passa cinco anos após os acontecimentos de Fallen Order. No jogo anterior, acompanhamos um Cal Kestis tentando sobreviver a perseguição do Império, após a execução da nefasta Ordem 66, com a qual foi ordenado que todos os Jedi e Padawans que existissem fossem executados. Cal conseguiu fugir e começa uma jornada de descoberta e de crescimento. Já em Survivor encontramos Cal mais maduro, pois deixou a insegurança de ser um Padawan para trás, e agora assume o manto de um poderoso Jedi. No entanto, suas responsabilidades estão ainda maiores e a narrativa do jogo amadurece junto com ele.

Cal descobre novas informações que lhe dão esperanças em sua luta contra o Império, mas ao mesmo tempo ele percebe que essas forças opressoras estão se fortalecendo cada vez mais. Os novos personagens trazem peso para essa jornada, bem como o retorno de velhos conhecidos, que tornam a história mais emocional e pessoal, nos fazendo ficar ligados em tudo o que está acontecendo na tela, seja nos emocionando com as conexões entre os personagens e também nos surpreendendo com as reviravoltas, algumas previsíveis é verdade, mas com outras de tirar o fôlego. Muitas nuances que tornam Cal um protagonista ainda mais interessante.

A narrativa segue a forte temática da esperança, que já estava presente no primeiro jogo e que está ainda mais forte em Survivor, nos fazendo mergulhar ainda mais nessa atmosfera do universo de Star Wars, com toda sua mística e a luta profunda do bem contra o mal.

Vale lembrar que todos os acontecimentos dos jogos da série Star Wars Jedi são canônicos, o que significa que tudo o que acontece está inserido dentro da narrativa da saga, algo que traz mais peso para o que vivenciamos e o que pode ser desenvolvido a seguir. O grande crescimento de qualidade entre os jogos, é um belo indicativo de que a Respawn sabe como trabalhar o universo de Star Wars, e que isso só tende a melhorar com os próximos jogos. A incrível jornada de Survivor é uma bela amostra disso.

Explore a fantasia de ser um poderoso Jedi

Em Star Wars Jedi: Survivor os jogadores são desafiados não apenas por seu combate inspirado pelos jogos Souls, mas também por diversos percursos de travessia e plataforma, além de sua exploração metroidvania. Cal pode correr, se agarrar em lugares determinados para escalar, nadar, bem como usar algumas paredes para correr por elas e completar desafios interessantes de travessia. Além, é claro, de poder usar a Força para mover objetos e avançar pelos cenários. Desafios de travessia que estão mais elaborados e menos óbvios, deixando a exploração mais interessante.

O mapa também está muito mais denso e com uma exploração mais envolvente, pois existem diversos segredos escondidos que recompensam os jogadores com colecionáveis que trazem mais detalhes sobre a narrativa, alguns melhoram atributos, outros adicionam habilidades passivas e ainda existem muitos itens cosméticos para customizar Cal, BD-1 e suas armas. Ao explorar meticulosamente os planetas, você pode encontrar um inimigo lendário poderoso, bater de frente com um caçador de recompensas, desbloquear um atalho para facilitar sua vida ou ainda descobrir as Tumbas Jedi, que retornam com seus puzzles que adicionam uma boa diversidade para a jogabilidade, apesar desses desafios ainda carecerem de mais complexidade, pois ainda são fáceis demais, ainda assim foi bom ver a adição de recompensas mais relevantes e pitadas de história nessas atividades.

O único limitador dessa exploração é o desbloqueio de novas habilidades e a novidade das montarias que expandem a exploração nos levando para locais até então inacessíveis. O toque metroidvania que permanece, mas com novos recursos.

O combate recebeu novas nuances, com a adição de mais posturas para os Sabres de Cal, o que também faz sentido do ponto de vista narrativo, uma vez que o protagonista está mais experiente e poderoso. Ele pode alternar dentre cinco posturas seja com Sabre simples, estilo bastão como Darth Maul, explorar mais intensidade usando um Sabre em cada mão, um estilo mais diversificado com uma Blaster e um Sabre, ou ainda apelar para uma arma mais pesada com um Sabre gigante inspirado em Kylo Ren. Tem para todos os estilos, mas infelizmente você não pode alternar livremente entre eles, pois precisa decidir apenas entre dois, e essa escolha só pode ser realizada nos Pontos de Meditação. Uma roda de escolha rápida entre essas posturas pode ser uma boa adição para o próximo jogo. Também existem novas habilidades para Cal explorar com o uso da Força, também destacando que o personagem está mais no controle de seus poderes.

Quanto as batalhas em si, elas seguem com o ritmo mais cadenciado, onde precisamos escolher a hora certa de atacar, defender e recuar. Ainda existe a quebra de postura inimiga para infligir um dano mais massivo. A estratégia ainda é a alma do combate de Star Wars Jedi. As batalhas contra os Bosses, além de desafiadoras, oferecem belas cenas narrativas, que adicionam mais drama e impacto para essas lutas. A dificuldade está mais acessível do que no primeiro jogo, o que deve atrair um público maior.

Voltando a falar dos pontos de Meditação, eles seguem servindo como locais para reabastecer os recursos de Cal, bem como usar pontos de habilidades, escolha de postura e talentos, treinamento, além de ser a mecânica central de Salvamento. Interagir com esses locais de meditação lhe concede acesso a todas essas possibilidades. Descansar neles irá repor sua vida e estimulantes (consumíveis que regeneram vida), mas também fazem com que todos os inimigos eliminados, com exceção dos bosses, ressurjam. Uma boa adição para esse sistema foi a Viagem Rápida que agora nos permite viajar entre os pontos de Meditação, sem precisar fazer todo o caminho tortuoso até a nave Mantis, como acontecia em Fallen Order. Falando em deslocamento, o polêmico mapa holográfico das áreas ainda é terrível, mas melhorou bastaste a sua visualização bagunçada de níveis em relação ao primeiro jogo.

A árvore de habilidades segue bem simplória, nos oferecendo a possibilidade de gastar nossos pontos em Sobrevivência, que envolve aumentar nossa vida e resistência. Existe também a ramificação dos Sabres de Luz na qual melhoramos a performance de cada uma das posturas, e por fim existem as habilidades da Força na qual podemos aumentar a maestria de Cal com esses poderes únicos. Esses pontos de Habilidade são ganhos ao fazer praticamente tudo no jogo, desde eliminar inimigos a até encontrar colecionáveis.

Outra novidade de Survivor é a adição de dois companheiros para ajudar Cal em batalha. No entanto, o uso desses ajudantes é bastante limitado, uma vez que eles só se juntam em partes específicas da história e também em trechos pré-definidos, além disso sempre será um por vez. Mas pode ficar tranquilo que o seu fiel companheiro, o droide BD-1, segue ao seu lado durante toda a jornada, ajudando com suas habilidades peculiares.

Por fim, você ainda pode recrutar os mais variados NPCs para o Bar de Pyloon em Koboh, desbloqueando novas conversas, rumores que nos levam para missões secundárias e ainda adicionando novas atividades como um mini-game com batalhas de holotáticas, ou um jardim para plantar suas sementes e ver exóticas plantas florescerem, por exemplo.

Após terminar a história, que pode durar cerca de 25 horas, dependendo da sua dificuldade e nível de exploração, você pode continuar explorando os planetas em busca de colecionáveis e missões secundárias. Ou ainda pode continuar se desafiando na Nova Jornada+, no qual você recomeça a história, mas recebe todos os pontos de habilidade para redistribuir como quiser e possui todas as posturas e desbloqueadas. Apenas as habilidades deverão ser adquiridas novamente, pois elas ditam o ritmo de progressão da história. Apesar de não haver um aumento na dificuldade, o modo recompensa com três talentos exclusivos e duas novas lâminas para o Sabre de Luz.

De uma forma geral, a jogabilidade de Star Wars Jedi: Survivor é um grande avanço em relação a Fallen Order, entregando com maestria a fantasia de colocar o jogador na pele de um poderoso Jedi de forma bastante divertida e imersiva.

Gráficos e Som

A apresentação visual de Star Wars Jedi: Survivor é uma grande faca de dois gumes, pois ao mesmo tempo que traz cenários incríveis e bem construídos, trazendo toda a essência do universo de Star Wars para dentro do jogo, também derrapa feio em seu desempenho, com quedas bruscas de framerate e travamentos que me fizeram perder preciosos trechos de progressão.

Falando sobre o que deu certo, Survivor não traz muitos planetas para explorar, mas eles são muito bem desenvolvidos, com uma trama que evolui junto com a descoberta constante de novas áreas deles, que também estão muito mais densos e e com detalhes ricos, seja em sua jogabilidade ou na expansão narrativa.

Os personagens estão extremamente mais bem apresentados do que no jogo anterior, pois agora eles estão mais naturais, transparecendo bem o sentimento de cada cena, adicionando relevância e peso para a trama como um todo.

Mas como disse, nem tudo são flores, pois Survivor foi lançado recheado de problemas técnicos. O que chamou atenção logo de cara foram as quedas constantes de framerate, algo que é acentuado nos cenários com muitos detalhes, tornando o desempenho do jogo sofrível, seja no modo Qualidade ou Performance, mesmo no Xbox Series X. Para piorar, presenciei diversos travamentos nos quais precisei fechar o jogo. O problema é que como o jogo apenas salva nos pontos de meditação, ou em partes específicas da história, eu perdi, algumas vezes, longos trechos da minha progressão, me obrigando a refazê-los. Pelo lado positivo, a Respawn está sendo bastante rápida em lançar atualizações para acertar esses problemas do jogo, mas é triste ver um jogo tão esperado, e caro, ser lançado com tantos problemas técnicos.

A trilha sonora segue impecável, nos deixando completamente imersos no universo de Star Wars. Cada um dos temas funciona tanto com os acontecimentos mais profundos e emocionais da narrativa, bem como seus momentos de muita ação. A mistura de temas clássicos com outros originais, traz a personalidade de uma nova obra, mas sem deixar de lado o legado impactante de toda uma obra já estabelecida. Os belos sons dos Sabres de Luz, Blasters e naves trazem ainda mais essa imersão no universo da saga.

Star Wars Jedi: Survivor segue totalmente localizado para o Português do Brasil, com legendas, interface e dublagem em nosso idioma. A dublagem brasileira está incrível e consegue ser tão boa quanto a original. Todas as vozes foram muito bem escolhidas e trazem veracidade para os sentimentos que expressam.

Opinião

Star Wars Jedi: Survivor encanta com um belo universo que traz toda a essência de estar inserido na mística de Star Wars, mas cresce trazendo sua própria personalidade e personagens carismáticos. A narrativa amadureceu bastante e se mantêm interessante até os seus momentos finais, já nos deixando ansiosos por uma continuação. Cal Kestis cresce cada vez mais como um precioso personagem e tem tudo para conquistar um espaço ainda maior na saga como um todo.

A jogabilidade evoluiu, deixou para trás as inconsistências do jogo anterior e também amadureceu, trazendo mais possibilidades para explorar a fantasia de ser um poderoso Jedi. Os problemas de desempenho atrapalharam um pouco minha experiência, mas de uma forma geral ficaram em segundo plano, frente a uma jornada tão deliciosa.

Star Wars Jedi chegou de fininho, e agora, com seu segundo jogo, já se consolida como uma das melhores experiências de Star Wars no mundo dos jogos.

Comprar STAR WARS Jedi: Survivor na Microsoft Store
Plataformas: Xbox Series X|S
Publicado por: Electronic Arts
Desenvolvido por: Respawn Entertainment
Data de lançamento: 28/04/2023
Opções de compra: Microsoft Store

* O jogo foi cedido gentilmente pela Electronic Arts para a realização desta análise.

Compartilhar.

About Author

Administradora de Empresas, mas apaixonada pelo mundo dos games e pelo Xbox!Fã da incrível e complexa franquia Halo e de seu icônico líder, o Master Chief. Também apaixonada por Dragon Age e seu universo magnífico. Ahhh e quem disse que Dark Souls não é divertido? :DSempre ligada nas notícias e novidades do lado verde da força!

Powered by keepvid themefull earn money