fbpx

A franquia Pokémon foi uma das maiores febres da nossa infância, com batalhas intensas e um sistema único de captura de monstrinhos, algo que era bem viciante. Com o tempo, várias franquias tentaram copiar o sucesso desse jogo, mas poucos conseguiram, com algumas pérolas como Digimon e Medabots que fazem sucesso até os dias de hoje.

Mas tirando esses figurões, surgiu um jogo chamado de Cassette Beastsque é um indie que pode te surpreender, com uma proposta bem parecida. No lugar de uma pokebola, temos uma fita cassette e um sistema bem interessante que abordarei na minha análise.

Será que Cassette Beasts é mais uma cópia barata ou temos algo que realmente vale a pena ser jogado? Descubra em nossa análise a seguir.

PERDIDO EM UM MUNDO ESTRANHO

Na história de Cassette Beasts vamos parar em um mundo desconhecido, mas não estamos sozinhos, pois existem várias pessoas por lá, e elas não conseguem voltar para casa também. Cabe ao jogador, encontrar uma maneira de voltar. Mas não será uma tarefa nada fácil, pois existem monstrinhos que vivem nesse mundo. Algumas pessoas descobriram uma maneira de capturar esses monstros com uma fita cassette, e com isso, conseguiram sobreviver e avançar em locais mais perigosos.

Existem alguns inimigos que farão de tudo para lutar contra os habitantes daquele lugar, que são chamados de corretores, sim, são zumbis da venda de imóveis, que usam seus monstrinhos para cumprir os seus objetivos maléficos.

A história não se baseia somente nessas questões, pois a volta para a casa fica mais complicada, por existirem monstros chamados de Arcanjos, que são uma espécie de chefes poderosos, que serão mais complexos de serem abatidos. Nossa principal missão é juntar os pedaços dos Arcanjos, lutando contra cada um, e assim descobrir uma maneira de fugir.

No geral, temos uma história bem divertida e prazerosa de se jogar, simplesmente por ser de um estilo bem leve e sem muitas complicações de narrativa.

UM MONSTRINHO PARA CHAMAR DE SEU

Lembra que falei sobre os monstrinhos de Cassette Beasts? Eles são o destaque tanto em matéria de jogabilidade, quanto em design. São mais de 120 monstrinhos, que podem evoluir para versões mais fortes.

Começando pela batalha por turnos, que é bem legal, com várias opções de golpes, algo que achei incrível, visto que na maioria desses jogos, não existem tantas opções de luta. Além dos vários golpes físicos, podemos usar barreiras, recuperar saúde ou simplesmente usar um especial bem sinistro.

Mas o grande destaque do gerenciamento dos monstrinhos é a sua fusão, pois além do personagem principal, podemos usar um secundário, que faz uma dupla. Quando a barra de fusão esta cheia, nós podemos fundir qualquer monstrinho, aumentando as possibilidades, algo que achei bem legal. Essa fusão aumenta o poder de ataque, defesa e ainda adiciona a opção de usarmos os golpes de ambos os monstros.

O sistema de captura de monstros é bem legal, pois devemos usar uma fita cassette, e será calculado uma probabilidade de sucesso, que aumenta caso a fita seja boa ou o monstro esteja mais fraco. Os monstros possuem tipos diferentes, como água, fogo, gelo e etc.. Algo que traz uma maior complexidade para as batalhas, que são bem fáceis caso você se dedique a evoluir sua equipe.

O jogador possui alguns monstrinhos na sua equipe e pode alternar durante a batalha, ao custo de um turno. Caso queria selecionar outro para a equipe, deve mudar durante o descanso na fogueira.

MUITO A SE FAZER

O mapa de Cassette Beasts é bem extenso com diferentes biomas, que passam a sensação de estar lugares diversificados. O mais legal disso tudo, é que você pode andar tranquilamente por quase todo o mapa, mas só vai avançar quando capturar tipos diferentes de monstros. Capturar um monstro aquático, por exemplo, te dará a habilidade de nadar por um breve tempo ou mesmo um voador caso precise planar.

Além dos monstros, que ficam espalhados por todo os mapas, existem outras pessoas perdidas e inimigos, que vão te desafiar a todo instante.

Além da missão principal, temos missões secundárias bem interessantes, que são importantes para avançar na história, como as batalhas contra os vigilantes, que funcionam como os lendários mestres Pokémons.

Os mapas também possuem baús espalhados, com itens de cura ou mesmo para ajudar na evolução. Ainda no mapa, temos pequenos quebra-cabeças, que são simples, mas ativam pontes e objetos para avançarmos no terreno. Outro ponto importante no mapa, são as fogueiras, nas qualis podemos recuperar nossos monstrinhos e ainda ativar as suas evoluções. Assim que chegar a 5 estrelas o seu monstro está apto a evoluir.

O mapa sempre tem algo misterioso para ser encontrando, algo que estimula o jogador a explorar cada cantinho desse mundo enorme.

SOM E GRÁFICOS

Cassette Beasts possui gráficos muito bonitos, com um estilo semelhante aos jogos de Game Boy, algo que bate aquela nostalgia no peito. O design dos monstrinhos são únicos, dando a vontade de colecionar todos. O design de fases também mandou bem na hora da construção do layout do mapa, com seus diferentes biomas e dando sempre a entender que cada cantinho é importante para o jogador.

A performance também é muito estável, tendo um loading em uma determinada parte do mapa, ou seja, o mapa é inteiramente carregado. Não tive problema com bugs nem quedas de frames, algo bem incomum em lançamentos mais recentes, até mesmo nos indies.

O som é incrível com faixas que combinam a cada momento de nossa aventura. O design de som soube dosar cada momento, entre tensão e diversão.

Cassette Beasts possui legendas em Português do Brasil, assim como os menus, sendo algo que ajuda na hora de entender o que buscamos.

OPINIÃO

Cassette Beasts é uma das melhores opções do gênero, trazendo o seu charme especial, ao unir captura, evolução e fusão de monstrinhos. Existe uma quantidade bem grande de monstros, que fazem valer toda a nossa aventura. A batalha por turnos, em conjunto com uma exploração semelhante aos Zeldas mais clássicos, são parte importante do jogo, que é ótimo para relaxar, não sendo algo tão complexo. A história é simples, mas divertida, com missões principais e secundárias bem interessantes, que não possuem um arco tão dramático, mas que entretém.

Cassette Beasts é uma das melhores opções para quem busca esse tipo de jogo, e o melhor de tudo, está disponível no Xbox Game Pass.

Comprar Cassette Beasts na Microsoft Store

Plataformas: Xbox One, Xbox Series X|S e PC
Publicado por: Raw Fury
Desenvolvido por: Bytten Studio
Data de lançamento: 26/04/2023
Opções de compra: Microsoft Store

* O jogo foi cedido gentilmente pela Raw Fury para a realização desta análise.

Compartilhar.

About Author

Desenvolvedor Web e Analista de TI, gamer assíduo desde a época do Atari, fã de Metal Gear(menos o Phantom Pain) e Gears of War. Ter a oportunidade de trabalhar um pouco com games é um sonho realizado. Falta só ir para E3!!!

Powered by keepvid themefull earn money