fbpx

Warlander é um jogo multijogador online gratuito em terceira pessoa ambientado em um mundo de fantasia medieval. Nele, até 100 jogadores poderão se juntar em partidas 5v5 ou 2v2, em cercos contra castelo, com o objetivo de invadir a fortaleza do oponente e destruir seu núcleo. Ou seja, é uma festa do pijama com espadas, magia e robôs!

O jogo havia sido lançado para PC no início deste ano e ganhou versão para consoles. Desenvolvido pela Toylogic, também reponsável por Happy Wars e sendo publicado pela Plaion.

JOGABILIDADE FRENÉTICA E RODÍZIO DE PERSONAGENS

A jogabilidade de Warlander é baseada em três classes: Guerreiro, Clérigo e Mago. Cada uma delas tem suas próprias armas, armaduras, habilidades e papéis no campo de batalha. E também seus próprios clichês e estereótipos.

Os Guerreiros são os brutamontes que só sabem bater e gritar. Eles usam espadas, machados e martelos para cortar os inimigos como se fossem carne de churrasco. Eles também podem pilotar robôs gigantes chamados Golems, que são basicamente tanques de guerra com pernas. Os Clérigos são os bonzinhos que só querem ajudar e curar. Eles usam cajados, lanças e escudos para se defenderem e ajudarem os aliados. Eles também podem invocar anjos e demônios para lutarem ao seu lado, mas eles não têm muito controle sobre eles. Às vezes eles invocam um anjo que acaba matando um aliado por engano, ou um demônio que acaba fugindo com o baú de tesouro. Os Magos são as pessoas que só querem estudar e lançar feitiços. Eles usam varinhas, adagas e livros para lançarem feitiços de fogo, gelo e trovão.

Warlander - Cerco

A jogabilidade de Warlander é intensa e divertida, misturando elementos de hack ‘n’ slash com estratégia e cooperação. Lembra muito o jogo anterior da desenvolvedora, o Happy Wars. O combate é fluido e dinâmico, permitindo que os jogadores usem ataques corpo a corpo, armas de fogo, magias e até mesmo robôs gigantes para derrotar os inimigos.

O jogo oferece atualmente 2 modos partida, batalhas 2v2 e 5v5, nos quais times se dividem para se enfrentarem em diversos mapas. Para ganhar uma partida é necessário destruir o núcleo da fortaleza adversária, ou no final dos 15 minutos de cada partida, ter conquistado mais torres.

Warlander - Votação

Cada time é separado em grupo de 5 jogadores, que ao iniciar a partida, em votação aberta pelos integrantes de cada grupo, é definida a função. Tem o grupo que irá defender a fortaleza, o grupo de operações especiais que tem como função conquistar as 7 torres espalhadas pelo mapa. Estas torres é onde os jogadores retornam ao jogo quando morrem, e o grupo de ataque, que irá liderar a ofensiva para destruir o núcleo do time adversário. Quanto mais objetivos realizados de seu grupo, mais XP, chamado de pontos de valor, você ganha. Os pontos de valor são dados ao ressuscitar aliados, matar ou dar assistência, destruir portões, canhões e até mesmo disparar catapultas.

Você monta um deck de 5 personagens, e vai jogando com ao longo da partida, alternando entre os personagens conforme necessário. Quanto maior o nível do personagem, maior é o cooldown para reutilizá-lo. O que acaba forçando você a equilibrar bem seu deck e personagens, alterando as classes e poderes de cada um, de acordo com a necessidade daquele momento.

Cada personagem possui 2 loadouts, que podem ser alterados durante o jogo. Guerreiros e clérigos alternam entre combate próximo ou a distância, enquanto os magos, alternam o set de magia e poderes. Com os pontos de valor, você faz a build de seu personagem, cada item, seja parte da armadura, arma, magia entram na conta de pontos de valor.

Warlander - Valor Points

Ao final de cada partida, você recebe os pontos de valor e itens para seus personagens. Há a possibilidade de utilizar estímulos para otimizar e maximizar os ganhos. Obviamente, são vendidos pacotes de estímulos na loja do jogo, assim como a comercialização também de passe de temporada, no qual você recebe pacotes de itens, estímulos. Trata-se de um sistema de progressão que incentiva os jogadores a continuarem jogando e melhorando suas habilidades e equipamentos.

Os gráficos de Warlander são bons, mas não impressionam. O jogo usa uma paleta de cores escura e sombria, que combina com o clima medieval do jogo, mas que também torna os cenários um pouco monótonos e repetitivos. A vantagem é que há diversos mapas diferentes que ficam rotacionando ao longo do tempo. Os modelos dos personagens são bem detalhados e variados, mas as animações são um pouco desajeitadas e lentas. O destaque fica por conta do sistema de desmembramento dos inimigos, que permite cortar braços, pernas e cabeças com golpes precisos. É uma verdadeira carnificina!

Encontrei alguns bugs e glitches que atrapalham a experiência. Como por exemplo, quando um personagem fica preso em uma parede, ou não consegue a posição correta para construir canhões, balistas etc. Como dizem, é raro, mas acontece muito.

Warlander - Vitória

O matchmaking é bom já que há uma gama grande de jogadores e ainda o suporte a crossplay. Há sempre jogadores e o tempo de espera no lobby não é longo.

O jogo possui localização, ou seja, os menus podem ser configurados para português, desde que o idioma do sistema/console esteja em português.

OPINIÃO

A diversão de Warlander depende muito do seu gosto pessoal e do seu nível de tolerância aos problemas do jogo, felizmente não são tantos. Se você gosta de jogos de ação cooperativa e competitiva em grande escala, com muita violência e fantasia, certamente você vai se divertir, ainda mais com amigos. Mas se você procura um jogo mais polido, equilibrado e original, você pode se decepcionar um pouco com Warlander. O jogo tem potencial para ser melhorado com atualizações futuras, e claro, adição de novos conteúdos e serviços.

Comprar Warlander na Microsoft Store
Plataformas: Xbox Series X|S
Publicado por: PLAION
Desenvolvido por: Toylogic
Data de lançamento: 16/05/2023
Opções de compra: Microsoft Store

* O jogo foi cedido gentilmente pela Plaion para a realização desta análise.

Compartilhar.

About Author

Aficionado por games, comecei cedo: Intellivision -> MSX -> PC -> Xbox 360 / PS3 / PSP -> Xbox One. Fã de Fallout, Bioshock, Assassin's Creed, Mass Effect, Borderlands, Skyrim, Just Cause, Dead Island, Gears of War, Far Cry, Halo, GTA entre outros. Também aficionado por séries de TV, NFL (GO GIANTS!), NBA (Go Lakers), Futebol (Fluminense).

Powered by keepvid themefull earn money