fbpx

Com a promessa de ser o jogo de moto mais acessível de todos até então, e três anos após seu último lançamento (RIDE 4) eis que RIDE 5 é apresentado. Os fãs da franquia já sabem o que esperar, porém a missão da Milestone (desenvolvedora da franquia RIDE e MotoGP) agora é popularizar seu game, deixando-o cada vez mais acessível, sem deixar de fora sua base estabelecida, Será que conseguiram? Confira a seguir.

Fãs e entusiastas das duas rodas atualmente contam com poucas opções de jogos onde o foco é o motociclismo, ou motovelocidade se desejar, deixando o caminho livre para a Milestone ser a dominante desse setor extremamente nichado. Acredito que a concorrência pode fazer as coisas evoluírem de uma forma mais rápida, forçando que os desenvolvedores a explorem novas possibilidades, criem novas mecânicas, enfim pensem fora da caixa, para nos proporcionar uma experiencia digna de um novo titulo. Essa introdução toda pode soar em um tom de que o novo jogo seguiu sua receita e não a devida evolução que justificasse uma continuação, bem ele seguiu sua receita… mas tivemos sim melhorias em todos os sentidos, desde sua física até opções que vão deixá-lo mais amigável.

Bora correr!

Logo de inicio somos inseridos em uma corrida para testar as nossas habilidades, aqui alguns pontos devem ser citados. A introdução é dublada pelo nosso querido Guilherme Briggs (dublador de inúmeros personagem da cultura pop, dentre eles Buzz Lightyear de Toy Story). O sentimento é de que o jogo vai começar um tutorial digno para novos jogadores, mas não…

As quedas serão inevitáveis nesse momento e seu melhor amigo será o Rewind (retroceder) acessado pelo botão RB, tal função vai facilitar muito a conclusão das corridas. Aqui já vai uma dica, assim que iniciar sua gameplay entre nas configurações e ajuste as opções de auxilio. Dentre todas as disponíveis, acredito que a opção de Freio Conjunto é a determinante para novos jogadores da franquia, que por Inteligência Artificial o jogo vai dosar o acionamento dos freios.

Seguindo com algumas dicas antes de iniciarmos a jornada de fato, desative os auxílios de aceleração e de freio automático… jogando com elas ativadas toda a sensação de controle é perdida e a sua evolução será prejudicada. Se for familiarizado(a) com troca de marchas, aconselho definir como manual para um controle melhor em redução e também retomadas.

Construa a sua trajetória como Piloto

Subir em um ranking de excelentes pilotos é o nosso objetivo, e para isso teremos mais de 200 eventos divididos em 4 atos no chamado Tour. Dentro de cada ato no Tour teremos subgrupos onde encontraremos diferentes tipos de eventos, dentre eles:

  • Corrida Comum – Provas com cerca de três voltas, alguns são em formato de campeonato e a classificação rende pontos
  • Time Attack – Provas onde é necessário bater o tempo limite estabelecido
  • Um contra Um – Como o nome sugere, são corridas contra apenas um oponente
  • Resistência – Provas com cerca de 20 minutos de duração, onde é preciso criar uma estratégia para reabastecer e trocar seus pneus pelo menos uma vez

Muitos dos eventos tem por definição o tipo de moto e a sua faixa de cilindrada para equilibrar a disputa.

Dê personalidade ao seu piloto

Apesar de poucas opções disponíveis, podemos personalizar o nosso personagem… temos duas opções de corpo (feminino e masculino) e 10 variações de rosto. A qualidade dos modelos deixa muito a desejar, embora não seja o foco do jogo, a personalização poderia ter recebido um cuidado maior para acompanhar as melhorias que tivemos no modo carreira.

Um recurso legal de personalização é o de criar perfis e deixar salvo para alternar rapidamente, temos 4 espaços disponíveis para isso. Dois para utilizarmos no modo corrida, equipamento para todos os tipos de pistas e outros dois espaços para o modo rua/estrada, que é composto por equipamentos para corridas de rua ou de uso diário.

A lista de equipamentos é vasta, temos as principais marcas de capacetes e vestuário. Tudo pode ser adquirido por créditos do jogo, que são obtidos durantes as corridas e campeonatos.

Além disso, ainda podemos definir o nosso estilo de pilotagem optando por uma tocada mais balanceada, mais clássica ou agressiva.

A disputa de sofá está de volta!

Cada vez menos presente nos jogos, a tela dividida voltou a aparecer em RIDE. Este que estava fora desde o RIDE 2, foi muito requisitado pela própria comunidade nos canais oficiais do jogo.

Aqui você pode desafiar os seus amigos selecionando qualquer pista/traçado, selecionar o clima, as opções de corrida e ajudas de pilotagem. Vale citar que o modo de clima dinâmico não está disponível nesse modo até o momento da criação desta análise.

Customize e desenvolva sua motoca

Assim como temos a customização do piloto, os ajustes das motos não poderiam ficar de fora. Aqui é aquela área do jogo em que você vai investir horas e horas no ajuste fino da magrela.

Temos muitas opções disponíveis, quem curte o mundo das duas rodas vai ficar maravilhado em reconhecer as principais marcas do setor. Assim que puder, coloque um escapamento da Akrapovíc ou até mesmo um Arrow e dê um voltinha para sentir a diferença no ronco.

Poderíamos ter as opções nacionais, Jeskap e Carbox… né Milestone? Fica a dica =)

Ao inserir peças, confira a classificação de desempenho da moto no espaço a direita. Ele indicará em que categorias ela poderá participar, se fizer upgrades demais talvez terá que alugar uma moto adequada para um determinado evento ou trocar/retirar para validar.

Multiplayer… evoluindo no caos

Se no modo carreira ou livre já precisamos exercitar a nossa paciência para que o aprendizado aconteça, no multiplayer não seria diferente. Aqui não temos (até o momento desta análise) uma divisão por nível de pilotagem, o que pode não agradar a muitos, pois pode tornar a experiencia bem frustrante com trolls forçando situações desnecessárias durante a corrida.

Acredito que um sistema de ranqueamento deve ser implementado para que a saúde do modo não seja afetada.

Nos primeiros dias do jogo consegui encontrar partidas facilmente e até aplicar filtros para entrar em eventos do meu gosto. Hoje já existe dificuldade, mesmo com o cross plataforma ativado… muito se deve ao custo elevado do jogo.

Apesar dos pontos citados, a conexão é estável e permite boas disputas com até 20 jogadores.

Clima dinâmico

Encontrado em outros jogos, principalmente de corrida com carros, agora temos o clima totalmente dinâmico. Ou seja, você pode iniciar uma corrida com pista seca e em determinado momento o tempo fechar e vir aquele toró, forçando uma pilotagem mais segura e uma troca de estratégia. Vale citar que isso pode ocorrer em pontos diferentes da pista.

Além do exemplo de chuva, RIDE 5 agora calcula em tempo real a temperatura da pista, assim como seu emborrachamento para criar uma corrida cada vez mais próxima do real, no qual cada volta pode ser diferente da outra, sendo necessário atenção aos detalhes para se sair bem e melhorar seu tempo.

Modo foto aprimorado

RIDE 5 apresenta um novo Modo Foto no jogo. Os jogadores podem pausar o jogo e mover o câmera para captar seus melhores momentos com dezenas opções de filtros, ajustes finos e etc.

Caso não queira gastar muito tempo tirando suas próprias fotos, RIDE 5 fará registros automáticos. Ao final de cada evento, uma série de fotos com os principais momentos é apresentada para você escolher qual quer printar.

Gráficos, som e imersão…

O jogo teve uma melhora gráfica, tanto nos modelos das motos quanto nas pistas. Não é algo absurdo, mas ainda tenho a sensação de que poderia ser melhor. Os personagens são reaproveitados em todas as cutscenes com um aspecto muito antigo, demonstrando falta de capricho.

Isso não afeta em nada na jogabilidade, mas o contraste com a modelagem das pistas e motos fica muito nítido.

Os efeitos sonoros por sua vez foram melhorados, é perceptível a alteração no ruido quando há troca de peças e claro, de um escapamento para outro, reduções e cortes de giro aparecem com mais qualidade…

Para quem joga com headset/fone a localização dos adversários fica mais acentuada, auxiliando em uma troca de traçado sem acidentes.

Tivemos também, a inclusão do Sky System. Que consiste em uma tecnologia de processamento de imagens reais para criar um céu mais dinâmico e com melhor resultado visual. Em seus antecessores era utilizado um modelo 2D trazendo um efeito sandbox ou que aparenta estarmos em uma caixa.

Opinião

Existe uma evolução perceptível, se comparado aos seus antecessores. Um ponto muito positivo para RIDE 5 foi no seu modo carreira, visando que o jogador aproveite mais o jogo… teste todos os tipo de motos e encare desafios que vão de fato nos desafiar. A palavra para RIDE 5 é paciência, assim como na vida real, as motos não são tão permissivas com erros. Logo se você respeitar os limites de cada moto, entender os limites dos pneus, das pistas e seguir os traçados a experiencia vai se tornando prazerosa a ponto de começar a buscar um tempo melhor.

O jogo foi lançado somente para os consoles da atual geração, o que divide opiniões. Acredito que é o momento para que os lançamentos cheguem somente para eles é derradeiro. Se analisarmos as novidades e todas as melhorias, principalmente físicas, os consoles da geração anterior teriam um pouco de trabalho. Rodariam o jogo? Acredito que sim, porém não em seu melhor desempenho.

Outro ponto a ser citado, o valor. Em seu lançamento a edição padrão chegou por R$ 299, para um jogo de nicho, em minha visão é um valor altíssimo. Chegando aos R$ 449 em sua edição especial que inclui o Season Pass.

Dito tudo isso, RIDE 5 é um jogo nichado que quer ser agradável para todos os jogadores e ao mesmo tempo manter a sua grande base instalada satisfeita. Tirando novamente o ponto do preço cobrado, pensei até em dar um selo de “Compre em Promoção” mas voltei atrás e agora temos um Quase Power. Por que acima de tudo RIDE 5 diverte, mesmo passando algumas raivas, a sensação de evolução na gameplay é nítida quando você acerta uma curva… uma troca de marcha no tempo certo.

Se curte a temática das duas rodas, teste o jogo!

Comprar RIDE 5 na Microsoft Store
Plataformas: Xbox Series X|S
Publicado por: headset
Desenvolvido por: headset
Data de lançamento: RIDE 5
Opções de compra: Microsoft Store – Xbox Series X|S

*O jogo foi cedido gentilmente pela Plaion para a realização desta análise.

Compartilhar.

About Author

O importante é o que importa.

Powered by keepvid themefull earn money