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Como noticiado durante a semana, STALKER 2 está disponível para jogar no evento Brasil Game Show deste ano e eu tive a oportunidade de jogá-lo. Foram 50 minutos intensos, onde consegui ir e volta no mapa, reiniciar novamente, testar 03 armas diferentes e explorar bem a região disponível.

Antes de tudo preciso dizer o quão escondido este jogo está no evento. Não há nenhum banner indicando sua posição, não há indicações no mapa do evento e nem mesmo a equipe da Brasil Game Show soube nos informar onde o jogo estava. Com muito custo, após 03 horas procurando, achamos.

Haviam 03 desenvolvedores da GSC Game World disponíveis para explicar um pouco o jogo e também responder algumas perguntas (logo mais discorro sobre as perguntas que fiz). Não era possível tirar fotos do local, das telas, nem mesmo gravar vídeos portanto a matéria será totalmente textual. A demo está inteiramente em inglês, mesmo as legendas. No entanto, houve uma preocupação do estúdio em trazer slides explicando os movimentos e comandos básicos do jogo, estes todos em PT-BR.

A demo começa com um ataque de um cão feroz, totalmente transformado por mutações. Estamos em uma valeta. Uma vez que o personagem consegue se levantar e o cão é abatido por uma anomalia, surge um personagem na ponta do barranco indicando alguns breves motivos de estarmos ali e onde encontraríamos respostas e é nesse momento que a demo então repassa os comandos ao jogador.

Como um bom explorador que sou, fui em direção contrária ao que a bussola do jogo indicava como missão. Uma bússola na horizontal, semelhante a de Skyrim. Mesmo o evento sendo um local com muito barulho, pude apreciar o som do ambiente de jogo e lógico, o contador Geiger que em algumas situações toca desesperadamente rápido. A imersão desse jogo é muito boa, tudo remete a algum tipo de colapso em nosso plano, uma vez que algumas anomalias se apresentam no decorrer do mapa.

O senso de exploração é muito bom, a liberdade que essa demo apresenta é de fato encorajadora, mesmo com o pânico causado pelo contador Geiger. Conversando com o desenvolvedor da GSC Game World, comentei sobre essa exploração e que gostava de jogos como Far Cry 5 e Starfield justamente pela exploração e imersão que eles apresentam. O desenvolvedor riu e disse que trabalhou na franquia Far Cry, ficando lisonjeado com a comparação.

No entanto, ele apontou algumas diferenças como por exemplo os outposts, que em Far Cry são característicos. Em STALKER 2 não será necessário ‘abrir o mapa’ dessa forma. Você pode simplesmente explorar a seu bel prazer ou acompanhar a missão. Apontou também que, diferente da franquia Far Cry, o jogo ali irá apresentar uma história bem mais densa com uma leve pegada de horror.

E falando em horror, perguntei se a infelicidade da guerra na Ucrânia impactou de alguma forma o escopo do jogo. Sabemos que alguns funcionários perderam suas vidas na guerra (os adiamentos aconteceram) e se de alguma forma algum conteúdo foi cortado ou o jogo foi impactado por mudanças por conta desses acontecimentos. Segundo o desenvolvedor, não. O jogo é o mesmo desde a prancheta, quando ainda era apenas uma ideia e assim seguiu-se. Os adiamentos foram por conta disso sim mas nenhum conteúdo foi retirado do jogo ou mesmo a história, enredo ou narrativa mudou por conta da guerra.

Lógico que pedi desculpas por ter tocado nesse assunto mas ele se mostrou bem solícito quanto a responder essa, fiquei com certo receio de ofendê-lo mas não, ele garantiu que o jogo segue a ideia dos demais e estão focados em entregar uma experiência de “jogo de tiro em primeira pessoa pós guerra com situações anômalas no mapa

Agora vem a parte crítica, quando eu perguntei qual build estávamos jogando. Ele titubeou em responder então formulei melhor a minha pergunta: “essa build é da Gamescom?” Ele respondeu que não, já era uma mais aprimorada com o feedback lá apresentado. Por último eu perguntei se oque jogamos já era uma build que representava o jogo final, os desenvolvedores se olharam e ele então respondeu que não. Ele deu a entender que a build que estamos jogando já é algo ultrapassado com relação ao jogo final.

Lembrando que, segundo seu último adiamento STALKER 2 tem como janela o primeiro trimestre de 2024 para lançamento. Haviam muitos problemas de renderização e textura mal facetadas no jogo. Muitos travamentos curtos e a retícula da pistola estava mau posicionada. Eu não acho sinceramente que, após a build que jogamos, apenas 05 meses sejam suficientes para o lançamento minimamente okay do jogo. Se adiarem, eu não ficaria surpreso. E muito menos aborrecido, haja vista todos os problema que eles estão vivenciando fora do estúdio.

Eu gostei da demo apresentada. Mesmo os erros técnicos que mencionei não apagam a atmosfera ímpar que o jogo traz e que se bem executado tecnicamente, tem tudo pra ser mais um hit do catálogo Xbox Game Pass.

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About Author

Xbox Ambassador. 13 anos de Xbox Live. Gamertag: Vingador Brambz

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