fbpx

Em 2023 não tivemos tantos indies de destaque como no ano de 2022, mas mesmo assim, em meio a tantos lançamentos AAA, alguns jogos de menor orçamento podem, e devem, ganhar a sua atenção.Tive o imenso prazer de analisar Achilles: Legends Untold durante o mês de outubro, que é um RPG de ação isométrico, que conta a história de uma das grandes lendas da Grécia.

Será que Aquilles tem o que é necessário para conquistar sua atenção? Descubra em nossa análise a seguir.

Uma das maiores lendas do mundo

Quem nunca ouviu falar da lenda de Aquilles? Mesmo você não sendo um profundo conhecedor da mitologia grega, já tivemos inúmeras retratações desse personagem tão heroico. A grande diferença para muitas dessas histórias, é o final do personagem, que possui um desfecho trágico.

Em Achilles: Legends Untold vivemos o clímax da história de Aquilles, na qual o guerreiro é morto em combate, mas tendo um desfecho um tanto peculiar. Depois desse momento, acordamos tempos depois da guerra de Tróia, com um mundo diferente. Cabe a Aquilles destruir quem está acabando com o mundo Grego.

Essa mudança na história é interessante, visto que Aquilles é um dos heróis mais importantes da Grécia, mas que foi pouco aproveitado, ganhando essa nova chance.

A história é surpreendente, pois a medida que avançamos em busca da vingança, mais camadas são descobertas, mostrando que nada é tão simples para um mundo cheio de deuses. Até os momentos finais, não temos a noção do quanto o perigo real se escalona, inclusive com um desfecho para um futuro DLC ou um novo jogo.

Além dos diálogos bem escritos, temos algumas animações que dão mais dinâmicas para a história, mesmo boa parte da história sendo contada através dos diálogos das missões.

O que seria de um herói sem seus inimigos? O jogo possui vilões e personagens secundários que ajudam na construção de toda a história. Nesse mundo de heróis e deuses, não devemos confiar em ninguém, então avance com cautela.

O mundo é bem povoado, tendo vilas, cidades e florestas sempre com um NPC para te ajudar, ou tentar te matar. Então por mais que os mapas sejam grandes, eles não são vazios.

Caso o jogador queira continuar sua saga, é possível através do modo NewGame+, algo que pode trazer mais desafio, visto que o jogo, mesmo em dificuldades medianas, é bem fácil. O chefe final então, é uma decepção, principalmente por toda sua construção.

Diablo-Like

Uma das grandes inspirações para Achilles: Legends Untold é a franquia Diablo, algo perceptível logo nos primeiros minutos de jogatina. Começando pela câmera isométrica e pelo avanço dos mapas, que vão se abrindo a medida que o jogador vai explorando. Existem checkpoints que servem para salvar o seu progresso e também para distribuir seus pontos de habilidade, algo que vou explorar mais a frente.

Os mapas tendem a ser abertos desde o começo, pois em determinados momentos necessitamos de uma certa habilidade para ultrapassar uma adversidade.

Além dessas semelhanças,  temos influencias dos Assassin’s Creeds mais modernos no combate, tendo golpes fracos e fortes, além da defesa e contra ataque. Esses tipos de golpes podem parecer simples e posteriormente cansativos, mas não são, pois são complementados pelas habilidades do protagonista. Aquilles também pode usar poções e outros itens como bombas, armadilhas e até mesmo encantamentos de armas, algo que pode ajudar no combate. Esses itens podem ser encontrados ou criados com matéria prima.

Como todo bom RPG, existem missões primárias e secundárias, essas últimas possuem arcos próprios, trazendo mais da lore para a história do personagem e ainda itens únicos. Além dessas missões, temos algumas dungeons que parecem aquelas cavernas dos primeiros Diablos servindo como uma exploração mais profunda de alguns cenários.

Outra atividade secundária interessante são os portais, que levam o jogador para um mundo que está entre o dos vivos e dos mortos, nesse local enfrentamos guerreiros mais fortes do que os que encontramos pelo mundo, então caso queira algo mais desafiador, só partir para esse tipo de entretenimento.

O jogo possui loot, mas nada muito enjoativo, trazendo itens menos numerosos, dando atenção para baús conquistados com pequenos puzzles, exploração profunda de cenários ou mesmo completando as missões secundárias, ou seja, os itens possuem mais qualidade ao invés de quantidade.

Aquilles pode equipar diversos tipos de armas, como espadas simples, duplas, lanças, machados e para se defender, escudos. Todos esses itens podem ser melhorados em algum ferreiro, algo que vai depender de dinheiro do jogo e matéria prima encontrada em nossas aventuras. A armadura do personagem também pode ser trocada, mas fica presa ao avanço da história, após concluir determinada missão sua armadura é trocada. Mas em contrapartida, ela pode ser melhorada em um ferreiro.

Um RPG completo

Lembra que falei das habilidades de Achilles: Legends Untold? O mapa de habilidades e atributos é representado por constelações, algo bem interessante e dinâmico. Algumas habilidades são desbloqueadas conforme distribuímos uma certa quantidade de pontos em uma constelação. Existem também algumas habilidades que são conquistadas ao derrotar certos chefes.

Essas habilidades mudam nossa forma de jogar, principalmente em áreas que a dificuldade aumenta um pouquinho. Temos o chute espartano, um lançar de escudos que serve para resolver puzzles e até mesmo uma luz curativa.

Os inimigos são bem variados, algo que nem sempre se vê em jogos de maior orçamento. Em diversos momentos, somos surpreendidos por variações e ainda por inimigos inéditos.

Durante as batalhas contra os chefes, assim que derrotado, existe a opção de poupar ou matar o chefe, que muda mais a questão de conquista, do que algo na história. Pensei até mesmo que influenciaria em uma mudança de narrativa, mas não percebi alguma diferença significativa.

Som e gráficos

A parte técnica de Achilles: Legends Untold navega entre o simples e o épico, apresentando gráficos simples, mas que estão no contexto de um indie, e o som, que consegue nos passar a sensação de estar dentro de uma história. É maravilhoso você lutar contra um minotauro ao som de uma ópera, passando aquela sensação de perigo.

Surpreendentemente, o jogo possui legendas em Português do Brasil, algo que ajuda no entendimento da história.

Quase não vi bugs ou travamentos, mesmo jogando com muita antecedência. Então o acesso antecipado, que ocorreu no PC, serviu para aparar essas arestas antes do lançamento.

Opinião

Achilles: Legends Untold é uma pérola em um mar cheio de jogos, trazendo uma história única, que expande a história do grande herói Aquilles. Foi incrível saber mais desse herói, além é claro, de ver novos elementos sendo inseridos nesse conto.

O jogo possui uma jogabilidade bem simplória, com movimentos que entram em repetição, mas devido a riqueza de inimigos e por toda lore, instiga o jogador a saber como essa história vai terminar. Os mapas são gostosos de explorar, principalmente por ter elementos em cada cantinho, inclusive com missões secundárias espalhadas.

A parte técnica não deixa a desejar em nenhum momento, com gráficos simples e uma trilha sonora épica. Não tive problemas durante minha jogatina, então ter um acesso antecipado no PC deixou o lançamento nos consoles mais certinho.

Achilles: Legends Untold é uma ótima opção para quem curte mitologia grega e deseja jogar algo em um estilo diferente.

Comprar Achilles: Legends Untold na Microsoft Store

Plataformas: Xbox Series X|S
Publicado por: Dark Point Games
Desenvolvido por: Dark Point Games
Data de lançamento: 02/11/2023
Opções de compra: Microsoft Store

*O jogo foi cedido gentilmente pela Dark Point Games para a realização desta análise.

Compartilhar.

About Author

Desenvolvedor Web e Analista de TI, gamer assíduo desde a época do Atari, fã de Metal Gear(menos o Phantom Pain) e Gears of War. Ter a oportunidade de trabalhar um pouco com games é um sonho realizado. Falta só ir para E3!!!

Powered by keepvid themefull earn money