fbpx

Após muito tempo presa a um estúdio de médio orçamento, a franquia WRC retorna as mãos da Codemasters. Agora a “Codie” está muito bem amparada, sob o status financeiro da gigante EA, uma vez que o estúdio faz parte dela.

Com isso em mente, há de se esperar que a franquia WRC possa alçar voos muito maiores, ainda mais se olharmos para a qualidade entregue em Dirt Rally 2.0, o jogo de corridas da categoria rally anterior da Codemasters. Esperando por algo que fosse pelo menos mediano, eu me decepcionei. Venha comigo nessa leitura e tente não se entristecer com o produto entregue.

O trailer acima é mentiroso. O circuito de rally WRC real é sim absurdamente bom e entrega emoção em todas as provas. O rally é uma categoria de corridas que leva tanto piloto quanto os carros ao seu extremo desempenho. É uma categoria de altíssimo nível porém no nosso país ela é pouco difundida. Tudo bem se você não conhece as equipes, as máquinas mais vitoriosas ou o nome dos pilotos de cabeça, isso é coisa de maluco.

Você muito provavelmente já deve ter visto algum vídeo espetacular de rally, algo muito absurdo beirando a insanidade com quase nenhum espaço pra erro e muita mas muita ousadia. O jogo não entrega nada disso. Perceba que, criticar esse jogo me dói, porque eu sou fã de rally. Gosto, assisto quando posso e conheço algumas equipes vitoriosas. EA Sports WRC não entrega ousadia, não entrega estilo, não entrega diversão, não entrega nada que se espera de um bom jogo de corridas.

Graficamente abaixo do esperado

Os gráficos do jogo impressionam em um primeiro momento. As partículas de poeira, a terra nas laterais dos carros, a grama crescendo para dentro da pista, as árvores fechando seu ponto de visão na curva, mas tudo isso não é novidade. Jogos como Dirt Rally 2.0 já faziam isso, e faziam muito bem, só pra citar um jogo do próprio estúdio. Porém, o jogo apresenta muitos erros de texturas, há uma variação muito grande entre estágios sendo que um é muito bonito, com uma draw distance perfeita e já outro você não consegue enxergar muito longe e a imagem fica flickando o tempo todo.

O pouco que se elogie esse jogo, você encontrará por si só um ponto de discórdia logo mais a frente. É inacreditável como o jogo oscila demais entre ser muito bonito e muito feio, na mesma pista. Os menus são muito simples e incrivelmente confusos, principalmente no modo Carreira. Os fiscais de pista parecem bonecos de cera feitos para um jogo pouco caprichado da geração passada. A alternância de cores parece até bonita em uma primeira vista mas após algum tempo você percebe que são apenas efeitos mesmo, para parecer que fizeram algo, mas não fizeram.

Não cheguei nem na metade do texto e já citei duas vezes o Dirt Rally 2.0. Eu sinceramente não sei como o estúdio que saiu de um jogo tão bem feito (mesmo que lançado com problemas) para este em que nada (ou muito pouco) se salva. E não é apenas um problema de lançamento.

O som das máquinas

Sim, aqui há um ponto que eu posso elogiar. Alguns carros são belíssimas máquinas sonoras, com inúmeros sons se aglomerando no cockpit. Não são todos os carros, mas ainda assim foi feito um bom trabalho com respeito a isso. Porém, o jogo não está no nosso idioma. Enquanto outros jogos da franquia são totalmente dublados, este sequer possui legendas em PT-BR. As músicas de EA Sports WRC até me causaram um problema pois, mesmo tendo escolhido o modo “stream” (que deixa o jogo inteiramente com música não-licenciadas) o vídeo pro meu canal foi desmonetizado por conta de direitos autorais. Quem explica?

A simplicidade do menu deixa o ambiente mais tranquilo, principalmente por conta das músicas. Aqui eu posso dizer que teve um jeito mais “EA” de ser. As músicas que tocam nos menus lembram muito as bandas alternativas presentes em jogos da antiga franquia FIFA, por exemplo.

Modo Carreira

Decidi abrir um tópico para falar só sobre o modo Carreira, pois ele me deixou muito chateado. O jogo é muito simples que parece até mesmo ser o primeiro jogo da Codemasters. Aquelas interações com entrevistas e câmera? Esqueça. Gerenciamento de equipes, com direito a meteorologista, psicólogo e fisioterapeutas? Esqueça. Esqueça até mesmo o gerenciamento do carro, pois mesmo nos estágios não é possível usar pneu misto ou mudar durante os eventos.

A área da oficina durante eventos, uma área muito conhecida da categoria rally, foi reduzida a um amontoado de menus, caixas e “clique pra ver a mágica” que o jogador não tem controle algum. Ridículo pensar que enquanto a franquia WRC estava com um estúdio menor, tudo oque citei aqui anteriormente existia dentro do jogo. Onde está o dinheiro da EA?

Você pode contratar um segundo piloto, você pode montar seu próprio carro, você pode controlar as habilidades do seu engenheiro chefe, porém tudo isso fica muito vazio quando seu controle sobre os desafios de um rally verdadeiro são irrisórios. Imagine que o modo Carreira de EA Sports WRC é apenas um ‘clicar‘, ‘escolher carro‘, ‘correr‘ e ‘vencer‘. É isso, repetidamente por inúmeras vezes. Nem mesmo um jogo de celular tem um avanço tão simples quanto este. Nem mesmo upgrades no carro você faz!

Os outros modos de jogo

Eu queria ter feito algo mais rebuscado, separado certinho por cada modo de jogo mas não há necessidade de separar tópicos para falar de outros modos, pois o jogo é mesmo muito simples. Em todos os modos você encontrará problemas de desempenho das mais variadas origens. Até mesmo o modo Momentos, que seria um modo pra satisfazer o fã mais fervoroso da franquia, foi porcamente executado. Eventos que a ideia era simular os problemas enfrentados pelos pilotos perderam completamente sua razão de existir uma vez que esse evento não traz dificuldade alguma.

Em 1992, Colin McRae capotou seu Subaru Legacy RS enquanto estava em terceiro colocado no geral. Após o incidente, caiu para décimo segundo. Mesmo com o carro todo destruído, pisou fundo e fechou em oitavo no geral, Um ícone da persistência e perseverança. Em EA Sports WRC nós temos que completar o evento com um carro destruído? Ah… não. O carro está sim destruído visualmente, mas mecanicamente ele está zero km. Ah, tenha dó! Qual a dificuldade nisso?

“Mas Brambz, o jogo então é só defeitos?”

Não, o jogo tem sim alguns pontos interessantes a serem elogiados. Partículas, quantidade de carros, carros desconhecidos da categoria, os gráficos em algumas pistas, algumas músicas, conquistas fáceis e principalmente a jogabilidade. Mas é isso, amigos. Todo o resto é só discórdia, desapego, preguiça, relaxo e muita, mas muita vergonha desse título, principalmente se você jogou qualquer outro jogo de corridas da Codemaster. Qualquer outro jogo do estúdio é melhor que este.

Parece que houve um retrocesso no geral, porque nem mesmo os poucos pontos positivos sustentam todos os outros negativos. Veja bem como seu dinheiro não é respeitado: o jogo lançou antecipado para quem fez a pré compra no dia 01 de Novembro. O jogo lançou oficialmente no dia 03 de novembro. Somente no dia 08 de novembro eles soltaram um patch de correção. Quer a melhor notícia? O patch não eliminou 100% dos erros. Ainda existem muitas pistas com screen tearing, caindo os quadros por segundo, outros tantos bugs que eu sinceramente até cansei de falar deles aqui.

EA Sports WRC é um completo retrocesso a tudo que a Codemasters criou até hoje. Esse jogo ficou abaixo até mesmo dos jogos do estúdio anterior, um estúdio muito menor que a Codemasters e ainda menor que a EA. Me dá entender que a EA ignorou esse título completamente, pois não há esmero em parte alguma. Tudo que eu gostei do jogo, tudo que me fez suspirar nele, foi apenas e exclusivamente porque sou fã da categoria rally… mas mesmo assim, eu não consigo indicar esse jogo a ninguém. Há jogos muito melhores dessa categoria (inclusive do mesmo estúdio) para serem apreciados de verdade.

Comprar EA Sports WRC na Microsoft Store

Plataformas: Xbox Series X|S
Publicado por: Electronic Arts
Desenvolvido por: Codemasters
Data de lançamento: 03/11/2023
Opções de compra: Microsoft Store

*O jogo foi cedido gentilmente pela Electronic Arts para a realização desta análise.

Compartilhar.

About Author

Xbox Ambassador. 13 anos de Xbox Live. Gamertag: Vingador Brambz

Powered by keepvid themefull earn money