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Série Fallout ganha primeiras impressões da Vanity Fair

A série Fallout ganhou primeiras impressões da revista Vanity Fair, trazemos aqui as descobertas e percepções.

Fallout muitas vezes parece o passado distante, mas é realmente o futuro distante – e, na verdade, é o fim da vida como a conhecemos.

Na nova série, que estreia no Prime Video da Amazon em 12 de abril, uma guerra nuclear irrompe em toda a Terra no ano de 2077 – que é (ou foi) uma era de robôs, carros pairados e uma nostalgia profunda e duradoura da América dos anos 1940. Tudo, desde as roupas, ao entretenimento, aos veículos, imita o visual daquela época passada, ainda que com um toque sci-fi. Essa estética retrô-futurista foi um dos encantos da série de videogames que inspirou a série.

A extinção em massa é apenas o ponto de partida para Fallout, que foi desenvolvido para a TV pelos criadores de Westworld (marido e mulher) Jonathan Nolan e Lisa Joy. Depois das nuvens incendiárias de cogumelos, a história avança 219 anos. Como a humanidade se justou ao longo desses dois séculos devastados? Lucy, uma das personagens principais (interpretada pela estrela de Yellowjackets, Ella Purnell), não faz ideia. Ela viveu toda a sua vida dentro de um cofre subterrâneo, onde todas as necessidades e desejos foram satisfeitos, enquanto gerações e gerações aguardam o dia em que é seguro vir à tona.


Ella Purnell como Lucy e Kyle MacLachlan como seu pai, o supervisor do Vault Hank seguramente escondido abaixo do solo.

Quando uma crise força Lucy a se aventurar em uma missão de resgate, ela descobre que o planeta acima continua sendo uma paisagem infernal rastejando com insetos gigantes, vorazes “abominações” de animais mutantes e uma população humana de meliantes ensolarados que fazem as maneiras, a moral e a higiene do Velho Oeste se parecerem com Downton Abbey. “Os jogos são sobre a cultura da divisão e os haves e have-nots que, infelizmente, só ficaram cada vez mais agudos neste país e em todo o mundo nas últimas décadas”, diz Nolan à Vanity Fair para este primeiro olhar exclusivo.

Lucy é simpática, mas Lucy é ingênua. No universo de Fallout, os seres humanos afortunados o suficiente para enfrentar o apocalipse em comunidades subterrâneas só tinham essa opção disponível porque tinham dinheiro. Forçar Lucy a sair para esse resquício sádico e darwiniano da civilização abre as portas para Fallout se envolver em alguma sátira social, bem como ação e aventura.

“Conseguimos falar sobre isso de uma maneira maravilhosa, de ficção especulativa”, diz Nolan, que dirigiu os três primeiros episódios. “Acho que estamos todos olhando para o mundo e pensando: ‘Deus, as coisas parecem estar indo em uma direção muito, muito assustadora’.”

Como Westworld demonstrou, Nolan tem um fascínio pela mistura de mitologia e psicologia que compõem a natureza humana. Seus personagens normalmente acreditam em uma coisa sobre si mesmos enquanto se comportam de uma maneira radicalmente diferente sob pressão. Ele já criou a série Person of Interest, sobre um mundo em que crimes e terrorismo podem ser previstos com antecedência, e coescreveu filmes como The Dark Knight e Interstellar com seu irmão cineasta, Christopher Nolan. Jonathan, que atende por Jonas, gosta de mergulhar suas cobaias fictícios em situações que perturbam suas crenças profundamente arraigadas.

“Muitos de nós temos ideias tão ingênuas, mesmo agora, sobre as experiências de todos os outros, e é uma das coisas que eu amo na América. É essa coleção gigante, maníaca, de experiências diferentes, pontos de vista diferentes”, diz Nolan. O desespero só agrava essas fissuras em Fallout, como logo descobre o faz-tudo de Purnell. “Lucy é charmosa, sortuda e forte… E então você vê que ela é confrontada com a realidade de, ei, talvez as coisas supostamente virtuosas com as quais você cresceu não sejam necessariamente tão virtuosas. Se são virtuosos, estão envoltos numa virtuosidade circunstancial. É uma virtude de luxo. Você tem o seu ponto de vista porque nunca ficou sem comida, certo? Vocês puderam compartilhar tudo, porque tinham o suficiente para compartilhar.”

A série Fallout acompanha “sua colisão com a dura realidade das experiências de outras pessoas e o que aconteceu com as pessoas que, francamente, foram deixadas para trás, deixadas para morrer”, diz Nolan.


Um esquadrão de soldados da Irmandade de Aço em seus trajes de armadura de poder na nova série Fallout.

Fallout é fermentado pelo mesmo senso de humor distorcido que tornou os videogames tão atraentes. O logotipo onipresente do povo de Lucy, os Vault Dwellers, é um desenho animado piscante que perpetuamente pisca um sorriso gigante e o sinal de polegar para cima. Esta iconografia de “Vault Boy” originou-se nos jogos e foi concebida como um contraste irônico e surdo com a existência difícil daqueles que resistem na superfície. A determinação de Nolan e Joy em manter essa comédia mordaz foi a chave para fazer o mundo funcionar como uma série, diz o criador de jogos Todd Howard, diretor de Fallout 3 de 2008 e Fallout 4 de 2015 e produtor executivo da Bethesda Game Studios, que desenvolveu a franquia.

“Tivemos muitas conversas sobre o estilo de humor, o nível de violência, o estilo de violência”, diz Howard, que também é produtor executivo da série. “Olha, Fallout pode ser muito dramático, sombrio e pós-apocalíptico, mas você precisa tecer um pouco de piscadela… Acho que eles enfiaram essa agulha muito bem no programa de TV.”

Vault Boy não só aparece na série, como as imagens até ganham uma história de origem (que não vamos estragar aqui). “Isso foi algo que eles inventaram que é muito inteligente”, diz Howard.

Os fãs dos jogos devem saber que tudo na série é oficialmente parte do folclore de Fallout, e a Bethesda teve o cuidado de garantir que os roteiros pudessem coexistir com histórias anteriores dos títulos de jogos. “Vemos o que está acontecendo na série como cânone”, diz Howard. “Isso é o que é ótimo, quando alguém olha para o seu trabalho e depois o traduz de alguma forma.” Ele admite ter inveja de algumas interpretações e adições do programa de TV: “Eu meio que olhei para ele como, ‘Ah, por que não fizemos isso?'”


Os recrutas da Irmandade de Aço olham para os Vertibirds pairando em torno de um dirigível chamado Caswennan.

A perspectiva de um filme ou série de TV de Fallout está no éter há anos, mas Howard sempre foi resistente a isso. “Fiz inúmeras reuniões com produtores, ou ouvi pitches, e nada parecia o ajuste certo”, diz ele. “Ou talvez eu estivesse [me perguntando]um pouco, como isso afetará a franquia? Adotei uma abordagem muito cautelosa.”

Howard é um admirador de Interstellar, que ele cita como uma das inspirações para o mais recente jogo da Bethesda, Starfield, uma enorme história de mundo aberto que permite aos jogadores construir seus próprios personagens e naves estelares para explorar mais de mil planetas espalhados pela Via Láctea. “Os filmes em que ele trabalhou são alguns dos meus favoritos. E eu ouvi dizer que ele gostava de videogames e tinha um olho para essas coisas”, diz Howard. “Eu disse a alguém – e não vou dizer quem – mas estava tendo uma reunião com outro produtor e disse: ‘Antes de falar com outras pessoas, quero ouvir que Jonah Nolan diz que nunca fará isso’.”

Isso levou a uma conversa entre os dois – e Nolan realmente estava interessado. Ele e Joy adquiriram os direitos por meio de sua produtora Kilter Films, e então começaram a inventar novos personagens e provações e tribulações com os produtores executivos e roteiristas Geneva Robertson-Dworet (co-roteirista de Capitã Marvel de 2019) e Graham Wagner (um veterano de The Office, Portlandia e Vale do Silício), que atuam como showrunners de Fallout.

Howard diz que ele e a Bethesda foram vendidos quando Nolan e sua equipe propuseram construir uma história totalmente nova dentro do reino existente Fallout. “Eu não queria fazer uma interpretação de uma história existente que fizemos”, diz Howard. “Essa foi a outra coisa, muitos arremessos foram, você sabe, ‘Este é o filme de Fallout 3…’ Eu estava tipo, ‘sim, nós contamos essa história’. Não tenho muito interesse em vê-los traduzidos. Eu estava interessado em alguém contando uma história única de Fallout. Trate-o como um jogo. Isso dá aos criadores da série seu próprio playground para jogar.”

À medida que a série de Fallout progride, a jornada de Lucy se cruza com os outros dois personagens principais, que são novos no universo. Um deles é o aspirante a soldado Maximus (Aaron Moten, o trágico Petey de The Night Of), que cresceu acima do solo, mas, como Lucy, também foi criado em uma espécie de “família” de clausura – um coletivo brutal de guerreiros chamado Irmandade de Aço.

“É um pouco do Corpo de Fuzileiros Navais. É um pouco dos Cavaleiros Templários. É esse tipo de fusão estranha”, diz Nolan. “Na ausência de um governo federal, você só tinha todo esse equipamento militar por aí. Quem conseguiria e como manteria o controle sobre isso?” A resposta é a Irmandade, que Nolan descreve como sendo alimentada por “uma versão mutante de patriotismo, religião, lealdade e fraternidade”.

Seu controle vem dos batalhões de cavaleiros super-soldados em armaduras de poder brilhante, que perseguem a paisagem reforçando a noção de ordem da Irmandade. Máximo cumpre um papel que é diretamente dos tempos medievais. “Ele é um escudeiro”, diz Nolan. “Este é um desenho das lendas clássicas do Cavaleiro Arturiano, onde a vida era barata e você tinha um escudeiro, desde que fossem úteis. Eles tinham que provar seu valor, tinham que provar seu valor e sua força e, se não o fizessem, eram meio que deixados de lado.”


Lucy, de Ella Purnell, entra em “Philly”, um aparente ferro-velho que é, na verdade, uma cidade de sobreviventes nos resquícios da grande Los Angeles

Max serve a figura gigante e aparentemente robótica de seu mestre com a mesma fé ingênua que Lucy tem em seus Vault Dwellers. Mas, ao contrário dela, ele tem um senso cínico de autopreservação que o leva a nem sempre se comportar de forma honrada ou heroína. “Uma das coisas que estamos tentando evitar gentilmente aqui é esse tipo de pensamento binário, como: ‘Eles são os mocinhos, ou os bandidos'”, diz Nolan. “Quem quer que fossem os mocinhos e os bandidos, eles destruíram o mundo inteiro. Então, agora estamos em uma área muito mais cinzenta.”

O mundo de Fallout é preenchido por um vasto conjunto, incluindo Kyle MacLachlan como o pai de Lucy, o “supervisor” de Vault 33, o que essencialmente o torna o prefeito de sua cidade natal, enquanto Sarita Choudhury, de Homeland, é um tipo diferente de líder neste mundo, disposto a sacrificar qualquer coisa por seu grupo de pessoas. Moisés Arias (que quando criança interpretou Rico em Hannah Montana) coestrela como o irmão curioso de Lucy. Michael Emerson, que estrelou Person of Interest de Nolan e é mais conhecido como Benjamin Linus em Lost, permanece acima do solo desta vez, interpretando um pesquisador enigmático chamado Wilzig. A maioria dos partidos díspares está “perseguindo um artefato que tem o potencial de mudar radicalmente a dinâmica de poder neste mundo”, como diz Nolan.


Walton Goggins em um momento de repouso como The Ghoul na série Fallout.

Depois, há o wild card de Fallout, sua terceira figura principal – o sinistro caçador de recompensas conhecido como The Ghoul (interpretado por Walton Goggins, conhecido por Django Unchained e The Hateful Eight). O Ghoul é um roughrider terrivelmente marcado que tem um código de honra, mas também uma veia implacável. Ele é o Bom, o Mau e o Feio todos enrolados em um só. Ele também é um grande sobrevivente, tendo existido por centenas de anos. A série ocasionalmente relembra o ser humano que ele já foi, um pai e marido chamado Cooper Howard, antes que o holocausto nuclear transformasse o mundo em uma cinza e o transformasse em um morto-vivo, sem nariz.

Nos jogos Fallout, os Ghouls são tipicamente bucha de canhão, zumbis irracionais cujos corpos foram mutados pela radiação. O Ghoul é uma lenda, distinta entre sua espécie por sua esperteza e astúcia. Ainda há algo de Cooper Howard, a pessoa que ele costumava ser dentro dessa forma ressecada. “Walton é igualmente adepto do drama e da comédia, o que é tão difícil”, diz Nolan. “Há um abismo no tempo e na distância entre quem esse cara era e quem ele se tornou, o que para mim cria uma enorme questão dramática: o que aconteceu com esse cara? Então, vamos andar para trás nisso.”

Ele compara O Ghoul ao poeta Virgílio no Inferno de Dante, alguém nessa paisagem infernal que conhece todo o seu alcance, origem e segredos. “Ele se torna nosso guia e nosso protagonista nesse mundo [mais antigo], mesmo quando o entendemos como o antagonista no fim do mundo”, diz Nolan.

Os jogos já criaram um modelo de como criaturas como ele se parecem, mas isso foi discado de volta para o personagem de Goggins. Por um lado, ele é mais inteligente do que o Ghoul médio. Ele naturalmente teria um físico e um rosto diferentes. Mas também há uma razão prática para torná-lo menos Ghoul-ish. “Você tem que ter muito cuidado com isso quando está colocando um aparelho cheio no rosto de alguém, porque você contratou esse ator por um motivo”, diz Nolan. “O rosto deles é o instrumento deles. [Você quer] as pequenas expressões e mudanças que eles fazem.”

O nariz perdido dá ao Ghoul uma aparência de cadáver. Na verdade, ele sobreviveu por muitos séculos.

O designer de próteses Vincent Van Dyke (que trabalhou no personagem de Leonardo DiCaprio em Killers of the Flower Moon) criou o visual do Ghoul. “Eu preciso ser capaz de ver Walton e seu desempenho, ele precisa parecer um Ghoul do jogo, e ele precisa ser meio quente”, diz Nolan.

Essa última parte acabou sendo literalmente verdadeira. “No primeiro dia em que estávamos filmando com Walton maquiado, ele vem para o set e eu estou olhando para ele, tipo, ‘Walton… você está chorando?’ Ele só tinha suor vazando das próteses sob os olhos porque estava muito quente.”

Se Lucy é a inocente da série, então o Ghoul é seu oposto polar – danificado e endurecido por seus séculos de vida interminável em um estado de quase morte. “Ele tem muita quilometragem, mas ainda tem um charme para ele”, diz Nolan.

Como seus anti-heróis, o mundo de Fallout tem que manter um apelo apesar de seus aspectos sombrios. “É um mundo sombrio em muitos aspectos”, diz Nolan. “Mas os jogos eram divertidos de jogar, divertidos de explorar, e acho que isso foi um mandato para nós: garantir que fosse agradável passar tempo neste universo.”


Jonah Nolan posa com Ella Purnell nesta imagem dos bastidores da série Fallout.

Fonte: Vanity Fair

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