fbpx

Chegou aquele momento do ano quando a equipe do Xbox Power se reúne para fazer sua seleção dos jogos que mais se destacaram no ano. E é claro que nossos queridos leitores também se juntaram para apontar suas escolhas no Xbox Power Awards 2023.

Antes de colocar nossas escolhas, queremos deixar claro que a ideia do Xbox Power Awards surgiu um ano depois da criação do site, como uma ideia de um artigo onde a equipe do site fizesse uma retrospectiva dos seus jogos favoritos do ano, e então brincamos com a ideia do “Awards” junto com Comunidade Xbox, abrindo uma votação com a nossa história gamer no ano. Essa sempre foi a ideia do artigo, reviver nossa experiência no ano e interagir com vocês sobre essas escolhas, seja concordando ou discordando conosco.

Fiquem ligados que o PowerCast sobre o Xbox Power Awards será lançado em breve.

Acompanhem nossas escolhas para os melhores do ano em 2023 e, também o resultado da escolha popular.

Jogo do ano

Xbox Power Awards 2023

Escolha do Público – Starfield

Guidoncio – Escolha difícil, pois não cheguei a jogar todos os indicados, curti a surpresa do Hi-Fi Rush, mas o conjunto da obra entregue e não a expectativa de muitos, fico com Starfield.

Marcelo – Starfield, pois na soma de vários fatores, a supremacia Bethesda em ter entregue um jogo tão grande falou mais alto.

Michael Melo – O ano de 2023 tiveram ótimas surpresas, como Hi-Fi RUSHmas contra a grandiosidade de Starfield não tem como lutar, o jogo é um literalmente um evento cósmico.

Nivea Miranda – Apesar de ter sido um ano no qual não joguei muito, por conta da chegada da minha filha, acho muito difícil que algum jogo tenha tirado o título de melhor do ano de Hi-Fi RUSH. Ele chega cheio de personalidade, trazendo um sopro de ar fresco, com uma obra impecável do início ao fim. O jogo mostra para a indústria que vale a pena sair da zona de conforto e acreditar em projetos criativos e que saem da mesmice de sempre.


Desenvolvedora/Publicadora do ano

Xbox Power Awards 2023

Escolha do Público – Bethesda

Guidoncio – Essa é fácil, além de Starfield, tem o grupo Zenimax por trás, logo Bethesda.

Marcelo – Bethesda, por conta de Starfield, simples.

Michael Melo – A Tango Gameworksconseguiu nos entregar uma nova IP totalmente diferente dos seus trabalhos mais recentes, trazendo um clássico instantâneo que mostra todo o potencial do estúdio.

Nivea Miranda – Com Hi-Fi RUSH, a Tango Gameworks acertou em cheio no coração dos jogadores que clamavam por jogos mais criativos, cujos projetos saíssem da zona de conforto do que é considerado um formato que se vende fácil, como jogos realistas e cinematográficos ou franquias que não se renovam. O estúdio saiu de sua propria zona de conforto, mostrando muita criatividade e versatilidade.


Melhor jogo independente

Xbox Power Awards 2023

Escolha do Público – Sea of Stars

Guidoncio – Assim como os indicados na categoria Jogo do Ano, não consegui jogar todos. Mas o que joguei de Planet of Lana me conquistou, me lembrou bastante os clássicos Flashback e Another World.

Marcelo – Eu escolho Cocoom, já que é difícil entregar um jogo de puzzle para as massas, e esse conseguiu.

Michael Melo – O meu indie do ano é o metroidvania The Last Faith, que conseguiu entregar uma experiência viciante, mesmo que para um gênero tão batido em jogos indies.

Nivea MirandaPlanet of Lana é uma agradável e bela experiência. Jogabilidade relaxante, história intrigante, belos cenários e uma trilha sonora emocionante. Quem ainda não jogou dê uma chance, pois é uma das joias do catálogo do Xbox Game Pass.

Melhor narrativa

Xbox Power Awards 2023

Escolha do Público – Alan Wake 2

Guidoncio – Como fã de Star Wars, Jedi Survivor é obrigatório. Novos personagens, re-visitações a planetas significativos.

Marcelo – Hogwarts Legacy fez bem o seu trabalho de entregar uma trama envolvente, pois após o jogo, eu quis ver todos os filmes.

Michael Melo – Eu não tenho como opinar em Alan Wake 2, mas posso afirmar que Phantom Liberty conseguiu entregar uma história de espionagem perfeita, com várias referências a cultura pop e momentos de explodir a cabeça.

Nivea MirandaStar Wars Jedi: Survivor encanta com um belo universo que traz toda a essência de estar inserido na mística de Star Wars, mas cresce trazendo sua própria personalidade e personagens carismáticos. A narrativa amadureceu bastante e se mantêm interessante até os seus momentos finais, já nos deixando ansiosos por uma continuação.

Melhor performance

Xbox Power Awards 2023

Escolha do Público – Melanie Liburd em Alan Wake 2

Guidoncio – Embora seja um excelente ator, Idris Elba fica para trás na entrega de Cameron Monaghan. O excelente trabalho feito no jogo anterior, ele conseguiu ainda melhorar e superar em Star Wars Jedi: Survivor.

Marcelo – Idris Elba. O cara é muito bom.

Michael MeloIdris Elba rouba a cena em Phantom Liberty, trazendo vários sentimentos para um personagem brucutu, mas que sofre quando é preciso.

Nivea MirandaCameron Monaghan, entregou mais uma bela atuação para Cal Kestis em Star Wars Jedi: Survivor. Ele consegue trazer veracidade para um protagonista mais maduro, que assumiu o manto de um poderoso Jedi. Cal cresce cada vez mais como um precioso personagem e tem tudo para conquistar um espaço ainda maior na saga como um todo, e a atuação de Monaghan também tem peso nisso.


Melhor trilha sonora / Som

Xbox Power Awards 2023

Escolha do Público – Hi-Fi Rush

Guidoncio – Bela disputa, mas pela imersão e ambientação do vácuo e infinidade, Starfield. Mas o jogo rítmico de Hi-Fi Rush tem que ser mencionado.

Marcelo – Starfield consegue entregar a sensação de vazio e imensidão do universo, que combina muito bem com a obra de Inon Zur.

Michael MeloHi-Fi RUSH uniu música a sua jogabilidade, logo não tem como não ser esse o escolhido. Já esotu cantando aqui CHAI, CHAI!!!

Nivea MirandaHi-Fi RUSH entrega um trabalho sonoro impecável, tanto com a batida viciante de sua bela trilha sonora, quanto com os efeitos sonoros que embalam cada passo de nossa jornada, com a entrega de um gameplay ritmico que nos deixa vidrados na tela e em cada batida desse universo que se conecta de forma magistral.


Melhor direção de arte

Xbox Power Awards 2023

Escolha do Público – Hi-Fi Rush

Guidoncio – Mais uma disputa acirrada, o lindo visual de cores, contrastes de Pandora são cativantes, mas a sincronia em Hi-Fi Rush de cartoons com ritmos/batidas é magistral.

Marcelo – Hi-Fi RUSH, pois ver o jogo todo cartoonizado, balançando ao som de sua batida, é amor a primeira vista.

Michael MeloHi-Fi RUSH possui um belo trabalho de level design, trazendo versatilidade de tonalidades e um traço único.

Nivea Miranda – Com Diablo IV a Blizzard cumpriu a promessa de retornar a franquia para suas raízes mais sombrias e fez isso entregando um universo que carrega com maestria toda a atmosfera macabra e grotesca que sua história nos passa, nos deixando sempre imersos em tudo o que movimenta aquele mundo opressor.


Melhor jogo shooter

Escolha do Público – Call of Duty: Modern Warfare III

Guidoncio – Ano fraco para novidades, tanto que temos 2 remasters e um cíclico entre os indicados. Dead Space recebeu a devida homenagem.

Marcelo – Eu vou de Call of Duty: Modern Warfare 3, pois apesar da campanha ter seus tropeços, o modo Zombies é viciante demais.

Michael Melo – O ótimo trabalho em Quake II Remaster será recompensado com meu voto.

Nivea Miranda – Esse ano eu praticamente não joguei nenhum shooter, mas vou dar meu voto para Quake II Remaster na esperança não só de ver um possível retorno do lendário Quake III Arena, como também, quem sabe, uma entrada inédita na série,


Melhor jogo de ação/aventura

Escolha do Público – Hi-Fi Rush

GuidoncioStar Wars Jedi: Survivor se destaca pelo conjunto da obra.

Marcelo – Hogwarts Legacy entrega muito, mesmo que você não conheça nada de Harry Potter.

Michael Melo –  Armored Core VI: Fires of Rubicon é simplesmente o melhor jogo de ação do ano, pois consegue entregar a melhor experiência da vida em jogos de robôs.

Nivea Miranda – Mais uma vez eu escolho Hi-Fi RUSH. Ele possui um design de fases criativo, inimigos variados, história divertida, arte incrível, gameplay viciante e trilha sonora que gruda na mente. Um jogo vibrante que nos faz jogar com um sorriso no rosto do início ao fim, do tipo que é fácil de recomendar para todo o tipo de público.


Melhor jogo de RPG

Escolha do Público – Starfield

Guidoncio – Várias nuances, narrativas e cenários. Quase tudo presente em um grande jogo de RPG: Starfield.

Marcelo – Starfield com tantas camadas, tantas conclusões, tantos NPCs.

Michael MeloStarfield é um true RPG, trazendo todos os elementos necessários para que o jogador viva a sua própria experiência.

Nivea MirandaLike a Dragon: Ishin! entrega um pacote incrível com tudo que marca a saga Yakuza, oferecendo uma trama intensa, um combate divertido e recheado de ação e um universo cheio de atividades para te engajar em sua proposta por horas e horas.


Melhor jogo de esportes / corrida / luta

Escolha do Público – Forza Motorsport

Guidoncio – Fica fácil pois não curto os jogos de luta, e os jogos anuais não trouxeram nada de novidade. Ficou então para Forza Motorsport.

Marcelo – Forza Motorsport. Apesar de alguns problemas de lançamento, a plataforma criada está competente para receber conteúdo pra mais de uma década.

Michael Melo – Apesar dos problemas, Forza Motorsport é um trabalho consolidado e que consegue nos entregar mais uma boa experiência em simuladores de corrida.

Nivea Miranda – Eu raramente jogo algo dessa categoria, mas vou dar meu voto para Forza Motorsport, que apesar de ainda estar se ajustando, possui potencial para evoluir com muito conteúdo por um longo prazo.


Melhor jogo para família

Escolha do Público – Party Animals

Guidoncio – Sensacional a jogabilidade e proporcionando muitas risadas e porque não brigas: Party Animals.

Marcelo – Party Animals, pois a briga é certa, mas a risada também.

Michael Melo –  Party Animals, mas pela proposta de diversão.

Nivea Miranda – A proposta de Party Animals é perfeita para a jogatina com a família, oferecendo muita diversão descompromissada e engraçada.


Melhor multiplayer

Escolha do Público – Call of Duty: Modern Warfare III

Guidoncio – Este ano joguei muito pouco multiplayer por causa dos horários alternativos. Mas o que pude gostei de Party Animals.

Marcelo – Call of Duty: Modern Warfare 3, já que uma vez que entrar no Zombies, adeus vida social.

Michael MeloCall of Duty: Modern Warfare 3 tem uma proposta consolidada de multijogador, então é o meu voto.

Nivea MirandaDiablo IV entrega um universo sempre vivo, pois ao adicionar mecânicas leves de MMO, encontramos outros jogadores em suas próprias aventuras pelo Santuário, seja explorando o mapa fazendo missões ou até mesmo juntando forças para completar atividades ou enfrentar um boss mundial. Mesmo que você possa explorar tudo como um lobo solitário, essa opção de encontrar outros jogadores pelos mapas abertos deixa o jogo bem mais dinâmico.


Melhor adição do Xbox Game Pass

Escolha do Público – Starfield

Guidoncio – Ótimas adições no ano, mas o conjunto da obra é Starfield.

Marcelo – Com certeza Starfield, sem sombra de dúvidas.

Michael MeloHi-Fi RUSH é simplesmente uma das melhores inclusões do serviço. Que venham mais Shadow Drops.

Nivea Miranda – O lançamento surpresa de Hi-Fi RUSH foi um dos grandes momentos dos games em 2023. Mesmo abdicando de uma campanha de marketing ostensiva, o jogo da Tango Gameworks se tornou um sucesso instantâneo, tanto em vendas quanto nas boas avaliações do público. Uma bela adição para o serviço.


Melhor jogo do Games With Gold

Escolha do Público – Darkwood

Guidoncio – Este último ano de Games with Gold entregou pouca coisa de qualidade. Mas pela iniciativa e inclusão, escolho The Vale: Shadow of the Crown.

Marcelo – Out of Space. O nome é bonito.

Michael MeloThe Vale: Shadow of the Crown pela proposta diferente de inclusão.

Nivea Miranda – 2023 marcou o fim melancólico do Games With Gold, com títulos de qualidade bem duvidosa sendo oferecidos. Iris Fall pelo menos parece entregar uma proposta interessante.


Prêmio Game Over do ano (Pior jogo/situação)

Escolha do Público – The Lord of the Rings: Gollum

Guidoncio – Ah, com certeza o precioso que perdeu o anel. The Lord of The Rings: Gollum.

Marcelo – The Lord of the Rings: Gollum, pois para onde você olhar, você irá encontrar um defeito.

Michael MeloThe Lord of the Rings: Gollum foi um dos piores jogos que joguei na vida, sendo uma tortura ter que joga-lo. Quando você acha que está ruim, ele fica ainda pior.

Nivea MirandaOverwatch 2 chegou com a proposta de trazer mudanças para o multiplayer e entregar a tão aguardada experiência da Campanha. No final das contas, as mudanças do multiplayer não foram tão grandes assim e a Campanha ficou só no papel mesmo, sendo entregue apenas missões simples. e pagas, dentro de um Passe de Batalha. Dentre tantos acertos esse ano, a Blizzard errou feio com os fãs de Overwatch.


Jogo mais aguardado de 2024

Escolha do Público – Senua’s Saga: Hellblade II

Guidoncio – Algumas ótimas promessas e espero que elas atendam à expectativa. Star Wars: Outlaw me chama a atenção.

Marcelo – STALKER 2. Eu pude jogar uma prévia e posso dizer que vem coisa boa por ai.

Michael MeloHellblade 2 será novamente um marco, pois como é uma experiência diferente e agora no mainstream, fico  curioso o que o estúdio fará com mais investimento.

Nivea Miranda – Como grande fã do primeiro jogo e também da mitologia nórdica, eu estou muito ansiosa para Hellblade 2. A jornada de Senua parece ainda mais sombria e eu mal posso esperar para mergulhar nela.


Confira também nossa aba de análises.

Agradecemos a todos os que votaram no nosso Xbox Power Awards, e que 2024 seja um ano de muita jogatina e Conquistas… Nos vemos na Live!

Compartilhar.

About Author

Apaixonados pelo Xbox e conectados 24 horas com o lado verde da força!

Powered by keepvid themefull earn money